marketing terceiro setor

Como trabalhar o marketing para o terceiro setor?

 

O terceiro setor está constantemente em pauta devido às organizações não governamentais, mais conhecidas como ONGs.

Entretanto, desempenham um papel muito importante na sociedade desde sua origem, entretanto, muitas pessoas não compreendem qual é o seu papel.

Existem empresas dentro do terceiro setor voltadas a diversas atividades e necessidades presentes na sociedade atual, como as causas animais, infantis, idosos, moradores de rua, dentre outras.

A atuação delas é muito importante no Brasil para resolver problemas sociais, que muitas vezes não são devidamente amparados pelo governo.

Mas, assim como as empresas privadas, elas também precisam divulgar o seu trabalho, para conseguir voluntários, e principalmente, doações.

A divulgação do trabalho dessas empresas também se dá por meio de estratégias de marketing, mas não é possível aplicar práticas comuns para as suas finalidades e objetivos.

Mesmo as ONG que produzem produtos e serviços para venda, como forma de arrecadar dinheiro para suas ações filantrópicas, precisam de práticas adequadas ao seu setor.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é o terceiro setor, como ele pode trabalhar as estratégias de marketing e quais são os cuidados necessários para as campanhas das ONG.

Entendendo o conceito de terceiro setor

O terceiro setor é uma divisão criada pelos Estados Unidos para qualificar as empresas, de acordo com sua atuação.

Esse mesmo modelo de divisão está presente no Brasil, e no primeiro setor encontramos as empresas públicas; no segundo setor estão as empresas privadas, com fins lucrativos; e no terceiro setor, as ONG.

As empresas também podem adotar uniforme feminino social, apesar de seus objetivos não terem fins lucrativos.

No Brasil, essa divisão pode transmitir uma ideia equivocada, dando a entender que ela se refere ao grau de importância de cada tipo de empresa.

No entanto, o terceiro setor é muito importante porque ele inclui as atividades voluntárias que favorecem a sociedade, por meio de organizações não governamentais e sem fins lucrativos.

Mesmo que elas recebam investimentos públicos e privados, elas continuam sendo categorizadas dessa forma.

Essas organizações tiveram muitas dificuldades quanto à sua regulamentação e nas relações com a administração pública. 

Isso acontecia porque não existiam normas legais que padronizassem sua parceria e se eu trabalho.

Em outras palavras, não existe uma lei voltada especialmente para esse tipo de empresa. 

Mesmo durante o crescimento desse tipo de organização e com a importância dos serviços prestados, as parcerias eram desiguais.

Essa ausência de leis comprometeu o trabalho realizado pelas ONG, pois seus serviços não podiam ser verificados de maneira transparente, principalmente, em relação às verbas arrecadadas.

Isso também comprometia a prestação de contas e colocava em dúvida a qualidade dos serviços. Em 01/08/2014 foi aprovada a lei 13.019/2014, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).

Essa lei regulamenta as parcerias realizadas entre as organizações do terceiro setor e a administração pública.

A partir disso, houve mais transparência quanto à prestação de contas das verbas arrecadadas, incluindo todos os gastos, como tinta para banheiro de instituições, compra de materiais, dentre outros.

Entretanto, devido à necessidade de arrecadação e de trabalhos voluntários, essas empresas precisam divulgar o seu nome, e para isso é necessário investir em estratégias de marketing adequadas para elas. 

Táticas de marketing para Organizações Não Governamentais

Assim como no caso das empresas privadas, as organizações do terceiro setor podem investir em boas estratégias de marketing, e dentre as mais promissoras estão:

Trabalhar com mídias digitais

As mídias digitais se tornaram aliadas de qualquer tipo de negócio, pois são capazes de engajar o público e gerar valor. 

Para as ONG, os principais canais digitais são:

  • Site;
  • Blog;
  • Redes Sociais;
  • E-mail marketing.

O site é um importante canal para falar um pouco mais sobre a organização e permitir que as pessoas conheçam seus projetos e serviços. É como se ele fosse o cartão de visita da ONG na web.

O blog, por sua vez, tem sido adotado por diferentes tipos de empresa, como aquelas especializadas em circuito de câmeras.

Para o terceiro setor ele é muito importante para a publicação de conteúdos ricos e relevantes relacionados ao trabalho dessas organizações, além disso, também pode ser usado para falar sobre os recursos levantados.

As redes sociais são importantes porque elas ajudam a alcançar novos voluntários, doadores e empresas interessadas em apoiar a causa.

Essas plataformas estimulam a interação e os conteúdos que você compartilha nelas ajudam a alcançar pessoas que valorizam e apoiam as suas causas.

Por fim, o e-mail marketing, também muito utilizado por empresas privadas, como um fabricante de produtos para cultivo indoor, é uma forma de levar conteúdo de valor para as pessoas.

É uma ferramenta de baixo custo e você ainda pode contar com ferramentas gratuitas que ajudam a automatizar essa estratégia.

Construir a identidade da organização

Mesmo em se tratando de uma empresa sem fins lucrativos, as pessoas só apoiam uma causa quando acreditam nela.

Nesse sentido, é fundamental criar uma marca para a ONG, que seja capaz de representá-la perante o público, contar a sua história e destacar seus valores e propósitos.

É necessário informar de que maneira os recursos são alocados, falar sobre sua estabilidade financeira e criar uma boa reputação. 

É dessa forma que voluntários e doadores vão se engajar com seu propósito e investir na sua causa.

Segmentar o público

É fundamental comunicar o funcionamento da organização, bem como a sua realidade, para que as pessoas queiram contribuir.

Uma empresa especializada em reforma de quarto segmenta seu público com o objetivo de investir em estratégias certeiras de marketing.

No caso das ONG, a segmentação te ajuda a identificar quem são as pessoas que podem se engajar com a sua causa, onde elas estão e de que forma é possível alcançá-las.

Também é por meio da segmentação que você cria a persona, que vai representar o perfil de doador e voluntário que se encaixa na organização. Ao conhecer bem o perfil deles, fica muito mais fácil atraí-los.

Entretanto, para trabalhar de maneira correta as estratégias de marketing, é fundamental que você se atente a alguns cuidados, e vamos mostrar alguns deles no próximo tópico.

Cuidados importantes nas campanhas do terceiro setor

Toda empresa, como um fabricante de divisória drywall, precisa se atentar a alguns fatores na hora de elaborar suas estratégias de marketing, e com as ONG a história não é diferente.

Em primeiro lugar, você não precisa recomeçar suas estratégias de marketing, tendo em vista que tanto as ações online quanto offline devem estar integradas, para que você realmente obtenha resultados.

Se você já investe em campanhas offline precisa adaptá-las para a web, mas nesse processo, é fundamental que a mensagem seja coerente e atenda aos seus propósitos.

Todas as companhias do segundo setor, como um escritório de arquitetura especializado em retrofit de fachada, analisam com calma os canais de mídia que vai utilizar.

Por exemplo, no caso das redes sociais, certifique-se das vantagens de estar presente em determinada plataforma, se ela vai realmente te ajudar a alcançar os objetivos da organização, e por que você vai escolher uma em detrimento de outra.

Nesse sentido, você não precisa sair criando perfis em todas as redes sociais que aparecem com a promessa de desbancar o Facebook.

Lembre-se de que toda vez que você criar um perfil, vai precisar gerar conteúdos adaptados para cada estilo de plataforma.

Os materiais que você cria para o Instagram são diferentes daqueles que você publica no Facebook e vice-versa. 

Tem em mente que muitas novas redes sociais vão surgir, mas nem sempre elas vão atender às suas necessidades.

Uma ONG de animais com hospital veterinário zona sul, por exemplo, também não pode deixar de investir em algumas práticas que já estão presentes na vida dessas organizações há muito tempo.

Um exemplo disso é a mala direta, uma estratégia muito importante para angariar fundos. Você também pode continuar trabalhando com o telemarketing, afinal, é importante encontrar um ponto de equilíbrio entre o online e o offline.

Por fim, não se esqueça de compreender quais são os desejos dos doadores e voluntários, pois é dessa forma que você saberá como captá-los e as estratégias de marketing que precisam investir.

Conclusão

As ONG são empresas muito importantes para dar acesso a serviços que muitas vezes não são supridos pelo próprio governo.

São elas que atendem as necessidades de quem mais precisa, por conta disso, é fundamental que divulguem o seu trabalho e conquistem apoiadores.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o terceiro setor e quais são as estratégias de marketing que ele pode adotar para obter bons resultados e se manter beneficiando parcelas carentes da sociedade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.