google shopping

Google Shopping: tudo o que você precisa saber para rankear na plataforma

Com muitas pessoas realizando as suas compras pela internet, as plataformas viram a necessidade de se adequarem e oferecerem opções que garantam mais conforto e praticidade para os internautas, foi assim que surgiu o Google Shopping

Com a ideia de exibir as mercadorias na própria página principal, o recurso facilita a vida do usuário de forma que não é mais preciso navegar por diversos sites. Com uma simples busca com uma palavra-chave, o usuário consegue ver os produtos oferecidos pelas lojas. 

Como o próprio nome diz, é praticamente um shopping online, sendo um bom recurso para os varejistas que desejam que a loja tenha mais visibilidade e alcance. 

Sendo assim, existem boas técnicas que podem ser empregadas para que a loja tenha um bom rankeamento e atinja os seus objetivos.

Entenda como o Google Shopping funciona

Esse recurso foi criado em 2011, sua finalidade é mostrar as mercadorias com todas as informações básicas: nome, preço e avaliação. Assim, o usuário consegue visualizar o mesmo produto em diferentes lojas. 

Tudo começa pela busca do internauta, ou seja, os produtos aparecem de acordo com o que é buscado no mecanismo de pesquisa. Exemplo, o usuário digita airbag frontal, logo abaixo aparece no formato de carrossel vários comércios que vendem esse item. 

Assim, o visitante visualiza os valores, fotos e em quais lojas o produto está disponível, desse modo, é possível fazer comparações e facilitar o momento da decisão final. 

Além disso, o design do recurso é intuitivo e atrativo, na pesquisa os produtos aparecem antes de qualquer informação, até mesmo de propagandas pagas, e não importa por qual meio é feita a busca, tanto o celular quanto o computador seguem esse modelo. 

Por fim, ao clicar na mercadoria, o internauta é direcionado automaticamente para a página do anunciante, para que finalize a sua aquisição. É assim que o Google Shopping funciona. 

Google Shopping: conheça os diversos benefícios

Já vimos que o recurso é intuitivo e atrativo, aparecendo em primeiro para os usuários e permitindo que eles façam uma pesquisa ampla para descobrir onde tem a mercadoria disponível e os melhores valores.

Porém, para os comerciantes existem algumas vantagens ao inserirem a sua loja neste recurso, sendo as principais:

  • Consumidores interessados;
  • Análise de desempenho;
  • Aumento da presença em sites de buscas;
  • Aumento de visitas para a loja.

Para o comerciante que inclui a loja nesse recurso, o primeiro benefício que pode ser observado são os consumidores interessados nas mercadorias. Diferentemente de várias estratégias que buscam divulgar e atrair o visitante, com essa isso não é preciso. 

Logo, o varejista se poupa do trabalho de atrair esse usuário, sendo assim, o visitante chega por conta própria e já está propenso a realizar a comprar, aqui a etapa de convencimento é pulada. 

Desse modo, isso é bom para o comerciante que não precisa de tanto esforço para convencer o visitante a finalizar a compra. Por isso, uma loja de auto peças universal, por exemplo, consegue atrair mais consumidores interessados ao usar o recurso. 

Dessa forma, algo que é muito relevante para os comércios pode ser verificado por meio da ferramenta, isso porque com o recurso é possível observar o desempenho dos anúncios e os detalhes, assim é possível aperfeiçoá-los.

Sendo assim, os anúncios podem ser desenvolvidos de forma que atraiam ainda mais os consumidores. Ademais, com a análise de desempenho é possível verificar os erros e corrigi-los, aumentando a concorrência entre as lojas.

Por isso, o varejista precisa se atentar aos seus adversários e sempre se aperfeiçoar para se destacar deles. É nisso que uma loja de sala comercial compartilhada deve prestar atenção, afinal, qualquer empresa quer se manter como líder dentro do mercado. 

Além disso, a ferramenta melhora a visibilidade do comércio, isso porque, em qualquer busca, o estabelecimento aparece, sendo assim, mais pessoas conhecem as mercadorias oferecidas e a loja. 

Portanto, lojas que desejam se tornar referência no ramo de atuação podem investir no recurso com a finalidade de se tornarem conhecidas e aumentarem o alcance. 

Por fim, o recurso possibilita que o número de visitantes na página da loja aumente, é isso que um comércio de chaveiro residencial, por exemplo, vai perceber depois que usar o recurso. 

Com mais pessoas vendo os anúncios, consequentemente, mais pessoas serão direcionadas para a página. 

Logo, o site terá mais visitantes que podem realizar uma aquisição ou simplesmente conhecer a loja e os serviços oferecidos. De qualquer modo, o comerciante se beneficia ou com a compra ou com a visibilidade. 

Entenda como rankear na plataforma

Não basta fazer um anúncio na plataforma, é preciso também se destacar dos outros. Lembre-se, quando o usuário realiza uma pesquisa muitos resultados são obtidos, logo, todos os que estão ali são os seus concorrentes. 

Por isso, aparecer entre um dos primeiros resultados é vantajoso para o comércio, que garante que o visitante verá o seu anúncio, isso porque no meio de tantos resultados pode ser que o usuário se canse e só veja os primeiros. 

Sendo assim, existem algumas técnicas que os lojistas podem adotar para que as suas publicações tenham um melhor posicionamento. 

Coloque todas as informações

Você como comerciante precisa pensar que o consumidor vai chegar até você por esse anúncio na plataforma, por isso se as informações forem vagas e estiverem incompletas, a chance de ele clicar no seu anúncio diminui. 

Por isso, no caso de uma loja de alicate de dentista, por exemplo, ela deve inserir fotos do produto, valores e informações básicas como: cores, tamanho, título e descrição. Assim, o internauta consegue entender mais sobre o produto e analisar se é isso o que procura. 

Aposte no SEO

A técnica para melhorar o ranqueamento de pesquisas nos mecanismos de buscas também pode ser usada nessa plataforma. 

Ainda não se sabe os critérios que o algoritmo utiliza para o posicionamento, porém, acredita-se que sejam os mesmos na plataforma Google Shopping. 

Portanto, use palavras-chave na descrição das mercadorias, isso pode melhorar o posicionamento e a visibilidade da sua propaganda. Além disso, escreva descrições atraentes e que tragam as principais informações sobre as mercadorias. 

Esse pequeno texto que é escrito tem um importante papel no momento de decisão do consumidor de clicar ou não no link. Sendo assim, se bem escrito ele pode ser o responsável por atrair os visitantes. 

Além disso, tome cuidado também com a ortografia, para que o algoritmo não puna a sua publicação e piore o seu ranqueamento. Por isso, uma loja de bolo caseiro artesanal, por exemplo, deve sempre revisar o seu conteúdo antes de publicá-lo. 

Use preços competitivos

Em cada busca que é realizada pelo internauta são obtidos diversos resultados, logo, no caso dos comércios aparecem muitos anúncios da mesma mercadoria, nesse sentido o que diferencia um do outro são os preços. 

Por isso, se um comerciante deseja aumentar as suas vendas usando a plataforma, não adianta ele colocar um valor elevado nas suas mercadorias, isso porque o usuário vai encontrar outras lojas que vendem o mesmo item, com um valor mais em conta. 

Desse modo, isso não contribui para o aumento das vendas e prejudica o negócio, então, se você for realizar um anúncio de tornozeleira feminina ouro, procure pesquisar antes os valores que são oferecidos na plataforma para usar como base para o seu anúncio. 

Assim, você mantém a competitividade com os adversários e garante que o estabelecimento não perca vendas por conta dos valores, afinal de contas o consumidor está sempre em busca do melhor custo-benefício. 

Tenha um site responsivo

Sabe aquelas páginas que se adequam a qualquer aparelho? Pois é, ter uma página assim ajuda no posicionamento. Dentre as poucas informações que se sabe sobre os critérios de posicionamento, esse é um fator que ajuda. 

Mas além do posicionamento, isso também melhora a experiência do usuário, por isso ter um site responsivo ajuda o consumidor, principalmente, porque grande parte da população realiza as suas compras por celular. 

Logo, para uma loja notebook semi novo é bom ter um site desse modo para melhorar o seu ranqueamento, além de elevar as suas vendas. 

Inclusive, não ter um site assim também pode prejudicar esse setor, já que o internauta pode desistir de finalizar a aquisição. 

Conclusão

Sendo assim, o Google Shopping pode ser uma ferramenta importante para que comerciantes tenham um melhor desempenho nos sites de buscas. Além disso, com a plataforma, o número de pessoas que conhecem o comércio pode crescer.

Dessa forma, pode ser percebida também uma melhora nas vendas e na divulgação das mercadorias. Por isso, se usado de modo correto, a plataforma pode trazer inúmeros benefícios para o comerciante.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.