Cross Marketing

Cross Marketing: entenda o que significa e quais suas práticas

Uma maneira de aumentar a exposição da empresa, realizar boas vendas e ter um excelente faturamento é apostando no poder do cross marketing, estratégia que visa o aumento da publicidade e das vendas.

Contudo, antes de implementar este conceito de marketing, é muito importante entender o que é, como pode ajudar os negócios e os benefícios que agregam.

O que é cross marketing?

O cross marketing, em português promoção cruzada, consiste em colocar lado a lado dois produtos de diferentes categorias para aumentar e fortalecer as vendas, visto que podem complementar a experiência e garantir mais qualidade dos serviços.

Um ponto interessante desta estratégia é que pode ser utilizado por diversos negócios, desde microempresas até as de grande porte.

A rede varejista, por exemplo, utiliza esta estratégia em diversos momentos para evidenciar seus produtos. 

O processo de escolha das mercadorias que serão colocadas em conjunto não acontece de forma aleatória, ou seja, os profissionais realizam uma escolha minuciosa, visando sempre resultados positivos e após uma análise do comportamento/interesse dos consumidores.

A vantagem do cross marketing é que os empreendedores podem se beneficiar com a parceria de ofertas que complementam os produtos de maior interesse, por exemplo, pode ser uma ação de parceria. 

Em ambos os casos, a ação também tende a ser muito benéfica para os consumidores, visto que traz benefícios e facilidades de produtos/serviços.

Deste modo, a estratégia de marketing age, basicamente, para unir itens que, mesmo que não aparentem se relacionar diretamente, podem gerar resultados benéficos e que fazem sentido aos clientes.

Inclusive, cabe ressaltar que o cross não se trata de uma venda casada, visto que há a ciência do consumidor e a concordância em complementar os itens comprados, além de potenciais benefícios. 

Exemplo disso é quando um mercado oferece um desconto para os clientes que comprarem um alimento congelado específico e um refrigerante, especificando como uma oferta para o almoço.

Como o cross marketing pode ajudar nas vendas?

Um ponto importante para conseguir boas vendas é conhecer o perfil do público-alvo, pois quanto mais informações sobre os consumidores, maiores as chances de oferecer o que eles desejam e entender itens com mais potencial de conversão.

As empresas e marcas possuem profissionais especializados em estudar o comportamento do consumidor, algo que ajuda muito na questão da estratégia dar certo. 

Analisando as vontades do público-alvo, os especialistas em marketing conseguem unir dois produtos que se complementam e assim estimular as vontades de compra.

Basicamente, o cliente se convence de forma rápida a comprar mais do que havia planejado inicialmente, ou mesmo repete um hábito de consumo com facilidade devido a uma ação criada para aqueles produtos em específicos. 

Esta forma de pensar faz com que as pessoas enxerguem os benefícios entre os produtos e a consideração ocorra com mais rapidez e facilidade.

Um exemplo de cross marketing é a união de vários produtos para uma determinada finalidade.

Em supermercados, há uma seção específica para produtos fit, ou seja, em um único espaço os clientes podem encontrar diversos alimentos e produtos para uma alimentação saudável.

Para os consumidores, esta é apenas uma maneira de organizar as mercadorias, mas os profissionais colocam uma estratégia no cross marketing em prática para conseguir vender vários produtos, alguns que o cliente não pensou, mas no fim acaba comprando devido a similaridade e potencial de interesse.

Como implementar o cross marketing no seu negócio?

O cross marketing é uma estratégia muito versátil, ou seja, pode ser utilizada por empresas do segmento varejistas, e-commerces, bem como de diferentes portes.

Sendo assim, pesquisar informações e dicas a respeito deste assunto é o modo de conseguir aplicar este conceito na empresa.

1. Aprenda quais produtos podem se complementar

O ponto-chave do cross marketing é a combinação de produtos ou serviços. Isto posto, é muito importante entender o que se complementa.

Há várias técnicas usadas no universo dos negócios, como unir os produtos que têm uma mesma finalidade. 

Instituições de ensino profissionalizante podem oferecer um curso de photoshop em Belo Horizonte e unir este curso a outros que se complementam e ajudam na formação do profissional, garantindo uma atuação mais versátil e excelentes oportunidades de negócio.

Já lojas de aparelhos eletrônicos podem criar uma sessão com equipamentos para as pessoas que praticam esportes. No espaço é possível colocar aparelhos que ajudam na prática, como um relógio inteligente, câmeras, entre outros recursos.

Essa maneira de pensar na disposição dos produtos facilita a montagem das vitrines, tornando mais atrativas.

2. Elabore vitrines que atraiam

A vitrine precisa ir muito além de mostrar as mercadorias, considerando o fato de que as pessoas já possam conhecer o produto que a marca tem a oferecer e evoquem o sentimento esperado pelo público.

Um storytelling na vitrine, o famoso contar histórias, mas com um diferencial e por meio dos próprios produtos pode ser bastante benéfico.

Para isso, essas histórias precisam fazer o cliente se visualizar utilizando o produto que o seu negócio vende.

Neste processo, utilizar elementos que estimulam a criatividade é algo que pode ajudar muito na elaboração de vitrines atrativas que convidem o consumidor a conhecer mais sobre o trabalho da empresa.

3. Desenvolva estações temáticas

A elaboração de uma infraestrutura que reúne todos os produtos com uma temática específica é algo relevante, pois tem a mesma dinâmica das vitrines criativas, mas dentro da loja.

Esta ideia é uma maneira de fixar a imagem da sua marca no imaginário dos consumidores e deixá-los mais próximos da efetivação da compra.

4. Tenha os dados como seu grande aliado

Dedicar tempo para analisar alguns dados é um passo importante para montar as combinações de produtos ou serviços. Alguns dos dados que podem ajudar nesta tarefa são:

  • Produtos mais vendidos;
  • Quais itens são os mais comprados e o porquê;
  • Produtos secundários que podem complementar o principal;
  • Combinações de itens que podem aumentar as vendas.

Estes são só alguns dos vários fatores que podem ser analisados para que os profissionais possam aplicar o cross marketing na venda de serviços de emagrecimento com ozonio.

5. Vendas incrementais

Criar a combinação de um produto que o público procura muito e um por mera conveniência é uma estratégia muito comum do cross marketing. 

O principal, geralmente tem o custo mais elevado e o secundário é para tornar o produto ainda mais atrativo, trazendo a sensação de brinde e/ou benefícios como desconto, visto o valor reduzido do segundo produto

Essa ideia ajuda muito no aumento das vendas e popularidade da empresa ou marca.

6. Crie uma experiência na mente dos clientes

Mostrar os benefícios que o seu negócio oferece é muito mais eficiente do que só falar. Melhor do que cartazes com descontos, é criar a experiência para o cliente e levá-lo para uma jornada de compra, ou seja, é fazê-lo imaginar como seria ter os produtos.

Esta é a parte emocional da compra e que pode ser decisiva para as marcas. 

Um detalhe que pode surgir é os consumidores questionarem o preço, mas com uma boa combinação de produtos e apresentando o valor de adquirir os itens, essa questão é facilmente controlada. Afinal, ao olharem os itens terão vontade de ter as mercadorias, sem que o empreendedor e seus funcionários digam algo para convencê-lo.

Distribuir brindes após as compras dos clientes é uma excelente estratégia para chamar a atenção. Sendo assim, ter fornecedores de brindes corporativos experientes é uma maneira de potencializar o marketing do negócio.

7. Defina objetivos

É muito importante estabelecer o objetivo principal da ação para identificar quais ações de marketing são efetivas ou quais produtos trabalhar no cross. Pense, no que a marca precisa:

  • Vender mais? 
  • Fidelizar clientes?
  • Tornar a empresa a marca mais popular?

Planejar é essencial para que o cross marketing seja eficiente. 

Independentemente da área, a organização é a chave do sucesso, pois com estratégias bem pensadas, os profissionais podem acompanhar o que dá certo ou não, alterar o planejamento, otimizar os resultados, entre outros ganhos.

Maneiras de colocar em prática o cross marketing

Existem muitas formas de colocar em ação o cross marketing. Conhecer cada opção é importante para definir o que será melhor para divulgar o custo de construção civil por metro quadrado:

1. Promoções compartilhadas

Aumentar as vendas através das promoções proporciona excelente segmentação dos clientes. 

Deste modo, investir na elaboração de materiais que ajudam na divulgação é uma maneira de garantir que o público-alvo esteja ciente das ofertas.

2. Live marketing

O Live marketing é popularmente conhecido como uma degustação. 

As empresas e marcas de alimentos costumam utilizar esta tática para mostrar aos clientes os seus produtos. Esta estratégia tem baixo custo de execução no ponto de venda, além de gerar ótimos resultados.

Contudo, o live marketing se redefiniu com o advento da internet, e mesmo por meio de vídeos e interações online já é possível realizar demonstrações e cativar o público.

3. Personalizar experiências conforme o perfil do cliente

Algumas combinações de produtos podem não fazer sentido. Sendo assim, os profissionais de marketing precisam pensar o que é melhor para os clientes.

É muito comum sair para as compras e voltar com algo a mais que não estava planejado. 

Descobrir o que seria este mais é o modo das empresas realizarem um excelente cross marketing, criando combinações ousadas e personalizadas para agradar os clientes.

Vantagens do cross marketing

Os principais benefícios desta estratégia são:

  • Melhora a experiência do consumidor;
  • Aumenta as vendas;
  • Apresenta custo baixo;
  • traz união de marcas para credibilidade/atratividade dos produtos.

Com ganhos interessantes para os negócios, dedicar tempo e capital para o cross marketing é algo que pode melhorar o desempenho das empresas e marcas, aumentando o sucesso.

Deste modo, apostar no cross marketing para fortalecer a imagem do negócio, seja em lojas físicas ou e-commerce é o modo de ter um excelente faturamento, sucesso e oportunidades de parcerias com diversas empresas, gerando benefícios para todos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.