Como utilizar o merchandising para promover um produto?

Merchandising é um conjunto de estratégias colocadas em prática dentro do ponto de vendas, tendo como objetivo colocar o produto certo, na quantidade exata, com preço adequado, no melhor momento e garantindo uma apresentação visual perfeita.

Tudo isso é feito dentro de uma exposição, concentrando todos os esforços na valorização do produto perante os olhos do consumidor.

A maneira como os produtos são dispostos nas prateleiras do supermercado não é por acaso. 

Na verdade, tudo é pensado para atrair as pessoas até determinado ponto. Se não houvesse essa estratégia, talvez nem notaríamos tanto as diferenças entre as marcas.

Aliás, se as estratégias de merchandising não fossem capazes de promover um produto, não existiriam tantas empresas investindo nessa estratégia.

Se você for a um supermercado grande, vai perceber a infinidade de ações de merchan que existem nesses estabelecimentos, indo desde um pequeno display de produtos até uma grande campanha de degustação.

Tanto marcas novas quanto as mais antigas investem nessa prática e neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre ela.

Você vai entender o conceito de merchandising, por que colocá-lo em prática e aprender algumas técnicas infalíveis.

Qual o conceito de merchandising?

Merchandising é um termo originado da palavra francesa “merchand”, que significa mercadoria, ao passo que “merchandiser” é um termo em inglês que significa negociante.

Merchandising, por sua vez, pode ser traduzida como negociação, sendo uma derivação da palavra merchandiser, por essa razão, podemos compreender como “operação com mercadorias”.

Hoje em dia, uma empresa de homeopatia para dormir coloca as estratégias de merchandising em prática por meio de materiais promocionais implementados no ponto de venda (PDV).

O objetivo deles é levar informação e garantir maior visibilidade para os produtos em suas marcas. 

Dessa forma, também acaba por motivar os consumidores e influenciar em suas decisões de compra.

Essa estratégia se intensificou na década de 1930, nos Estados Unidos, devido ao surgimento do autosserviço. As antigas lojas com balcão notavam o sucesso das prateleiras, e as mercadorias expostas vendiam muito mais.

Isso fez com que surgissem pesquisas na área e muitos anos depois, os supermercados começaram a utilizar essa estratégia.

Depois disso, o merchandising passou a ser utilizado para destacar as mercadorias, por meio da disposição e da promoção dos produtos.

Trata-se do planejamento e da prática de atividades dentro dos estabelecimentos comerciais, principalmente em lojas de varejo, tendo como objetivo apresentar as soluções de maneira adequada.

Portanto, fica mais fácil estimular a necessidade de compra nos consumidores, fazendo com que as estratégias de marketing se tornem mais rentáveis.

Para criar uma boa estratégia de merchandising, uma empresa de manutenção de poço precisa compreender de que maneira o consumidor enxerga sua solução.

As marcas precisam se basear nessa informação para saber quais são os esforços necessários que valorizam ainda mais seus produtos nos pontos de venda.

Tudo isso requer planejamento, o que permite que as atividades sejam praticadas de maneira mais assertiva e apresentem bem as mercadorias.

Por que investir em merchandising?

Investir em um merchandising é importante para mostrar o conceito da empresa, tendo em vista que os produtos e serviços podem ser expostos em vários locais no PDV, tais como:

  • Ponta de gôndola;
  • Ilhas;
  • Balcões de demonstração;
  • Vitrines.

Todo o ponto de venda pode ser pensado para colaborar com a identidade visual da marca, garantindo uma disposição harmoniosa das soluções. Consequentemente, o cliente vai se sentir mais confortável e atraído pela marca.

Por meio do merchandising, as estratégias para atrair o consumidor são mais assertivas, visto que ele utiliza elementos que criam uma identificação imediata com o público-alvo, agregando valor ao produto ou serviço.

Essa estratégia faz toda a diferença em relação aos lucros, pois é capaz de estimular o senso de urgência das pessoas.

Usar estratégias inteligentes, como um balcão com gravação em madeira para expor determinada mercadoria, ajuda a aumentar o engajamento do cliente.

O consumidor moderno tem o hábito de pesquisar sobre a reputação da empresa na internet, assim sendo, é fundamental se preocupar com esse assunto para não perder oportunidades de vendas.

A grande diferença entre vender pela internet e vender em um espaço físico é que o ponto de venda estimula mais as compras por impulso,

Quando a pessoa está dentro da loja ela não tem tempo de pesquisar, ao contrário do que acontece na internet. 

Ao visualizar um anúncio nas redes sociais que desperte seu interesse, provavelmente o consumidor vai fazer algumas pesquisas antes de comprar.

Mesmo com a possibilidade de comprar tudo o que precisa pela internet, o consumidor ainda prefere uma experiência presencial. 

Por exemplo, no ponto de venda, ele pode testar uma pasta catálogo personalizada, mas na internet isso não é possível.

Juntamente com um acompanhamento rigoroso do marketing, as estratégias de merchandising ajudam a mensurar o retorno das ações e elaborar processos integrados de longo prazo.

Outro fator que mostra a importância dessa prática é o fato de que ela aumenta o contato com o público. A organização tem a oportunidade de mostrar algo que só ela é capaz de fazer.

Isso se dá ao direcionar toda a proposta a um valor agregado, mostrando para os clientes o quanto é importante que eles se sintam satisfeitos.

Oferecer um tratamento adequado e um produto eficiente faz com que o preço da solução se mostre como um investimento em algo que traz valor.

Mas, para ter acesso a tudo isso, é muito importante que a marca saiba trabalhar as estratégias de merchandising.

Técnicas de merchandising para o seu negócio

Dentro de uma loja, tudo é pensado para atrair a atenção do consumidor, desde o tipo de suporte para extintor de incêndio até a mobília utilizada. 

Portanto, para valorizar o visual do PDV, algumas técnicas importantes de merchandising são:

Usar a tecnologia

A tecnologia também evoluiu para o bem do merchandising, e por meio dela, a empresa proporciona interatividade e melhora a comunicação com o cliente. 

Ademais, existem ferramentas que influenciam na decisão de compra das pessoas.

O consumidor moderno gosta de saber um pouco mais sobre o funcionamento de determinado produto ou serviço antes de comprar.

Para facilitar nesse sentido, a empresa pode oferecer protótipos, amostras, degustações e demonstrações para que o público entenda mais sobre a solução oferecida.

Trabalhar as datas comemorativas

Um veterinário especialista em felinos pode trabalhar as datas comemorativas de maneira inteligente e chamar a atenção das pessoas.

Da mesma forma, em um supermercado, as estratégias de merchandising para algumas épocas despertam a curiosidade dos consumidores.

Por exemplo, durante a Páscoa, um fabricante de chocolates pode organizar uma sessão exclusiva para seus ovos, barras de chocolate e caixas de bombom.

Essa mesma empresa também pode usar o Dia dos Namorados para sugerir seus produtos de maneira romântica ao expor as mercadorias.

Investir em marketing sensorial

A organização e a aparência do ponto de venda são muito importantes, mas as organizações podem explorar outras ações para impulsionar as vendas.

Por exemplo, ao fazer uma demonstração acerca do funcionamento de uma máquina de ultrassom veterinário portátil, o fabricante mostra na prática como o seu produto funciona.

Tais ações são cruciais porque criam estímulos instantâneos que vão muito além do que as propagandas convencionais são capazes de fazer.

O consumidor se conecta com as interações imediatas e elas estabelecem um relacionamento imediato. 

As pessoas também valorizam mais os pequenos momentos e o marketing sensorial atua muito bem nesse sentido.

Ele consiste no estímulo dos 5 sentidos, por exemplo, na visão, a marca deve escolher cores compatíveis com seus objetivos e entender o que cada uma desperta. Enquanto o azul acalma o laranja traz sensação de aconchego.

Para trabalhar a audição, o som ambiente com uma playlist adequada ao perfil do público também estimula a necessidade de compra.

A indústria alimentícia, bem como restaurantes, pizzarias, bares e padarias podem trabalhar com o olfato, abrindo o apetite do cliente. E o olfato também pode ser trabalhado pelas marcas de perfumes, roupas, entre outras.

Um fabricante de eletrocalhas galvanizadas pode estimular o tato ao permitir que os clientes toquem os produtos antes de comprá-los. O toque é uma maneira de sentir a mercadoria e até mesmo se certificar de sua qualidade.

Por fim, o paladar pode ser trabalhado por qualquer estabelecimento, ao oferecer água, café, balas e outros aperitivos para os clientes.

Conclusão

Resumindo, o merchandising faz toda a diferença para as empresas e é um divisor de águas na decisão de compra do consumidor.

Por meio de suas estratégias, é possível destacar os produtos e serviços e despertar o interesse das pessoas para as mercadorias. 

Portanto, independentemente do segmento do negócio, todos podem trabalhar nessas ações e aumentar suas vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.