comunicação empresarial

Ações para melhorar a comunicação da sua empresa

 

A comunicação na empresa é fundamental para que as atividades sejam concluídas com qualidade por todos os integrantes da equipe, a fim de entregar os melhores resultados e se destacar entre a concorrência.

Por isso, melhorar a comunicação interna é primordial, pois permite que colaboradores estejam alinhados com os mesmos objetivos e estratégias de um negócio. Isso inclui fábricas de argamassa baritada, fornecedores, comércios, entre diversos outros.

Afinal, é um fator determinante para alinhar os valores e objetivos da empresa, que influencia significamente no clima organizacional para motivar e engajar os funcionários. 

Mas, se você não sabe como melhorar a comunicação da sua empresa, continue a leitura. 

Pensando em te auxiliar, listamos quatro ações valiosas para melhorar a comunicação interna no seu negócio. Confira!


1. Incentive as interações sociais

A comunicação interna não se aplica somente aos gestores. Os funcionários também devem seguir boas práticas para melhorar a comunicação e interação no ambiente de trabalho.

Já parou para pensar como fabricar etiquetas personalizadas, que envolve muitos colaboradores, sem a comunicação?

Basicamente, seria quase impossível entregar o produto com qualidade. Por essa razão, incentive essa prática na companhia, para que os integrantes de uma equipe tenham interação com os outros e permitam um ambiente de trabalho agradável.


2. Elimine os ruídos da comunicação da sua empresa

O objetivo da comunicação nas organizações, sem dúvida, é garantir o aumento da produtividade, menos trabalho, melhora no clima organizacional, além de diminuir a rotatividade da equipe.

Portanto, é imprescindível eliminar os ruídos, que nada mais é do que as distrações que impactam diretamente nos resultados, como metas e objetivos. 

Nesse sentido, é importante fornecer informações corretas, desde as delegações de até a execução das atividades, além de outros processos que envolvem a organização como um todo, para que os colaboradores compreendam a mensagem e concluam o processo com sucesso, sem distrações ou especulações.

Sendo assim, de espaço para os funcionários sanar dúvidas e até mesmo realizar sugestões.


3. Administre os conflitos da empresa

Outra ação importante, é saber administrar os conflitos da organização. Afinal, isso pode acontecer em qualquer negócio, como nas indústrias de peças para ônibus, call center, entre diversos outros.

Quando a empresa possui funcionários com personalidades diferentes, pode haver conflitos. Mas, é de suma importância saber administrá-los e garantir que o ambiente seja saudável.

Para isso, além de evitar burocracias na troca de informações, a transparência deve prevalecer na empresa para que não haja diferença no tratamento dos membros da equipe, o que elimina ruídos .


4. Use a tecnologia

A tecnologia contribui em diferentes fatores em uma empresa, seja para otimizar processos e aumentar a produtividade, como para influenciar na comunicação interna.

Isso inclui o uso de canais internos de comunicação como:

  • Newsletter;
  • Disparos de email com novidades ou comunicados;
  • Chats;
  • Redes sociais;
  • Canais de feedback;
  • Entre outros.

Investir nos canais internos de comunicação é fundamental para melhorar a comunicação e interação da equipe. Logo, ao investir na tecnologia é possível centralizar as informações cotidianas, e os colaboradores trabalhando com alinhamento de informações, se mantêm motivados e engajados. 

Sendo assim, as organizações obtêm serviços executados com qualidade, diminuindo o turnover e influência na reputação da marca.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe o post nas suas redes sociais!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.