Marketing de conteúdo e mídia alternativa

Marketing de conteúdo e mídia alternativa: qual é melhor?

A mídia alternativa e o marketing de conteúdo são contextos de trabalho de conexão entre empresa e público que seguem tanto criações quanto formas de trabalho diferentes, ainda que tenham objetivos similares e resultados que podem fazer qualquer companhia crescer.

Ainda assim, é importante conhecer cada uma das ações que podem ser afirmadas dentro de cada tipo de estratégia, visto que podem ser analisadas como as melhores para a sua marca.

Por exemplo, dentro do marketing de conteúdo, que é altamente atrelado às formas de venda e conquista de clientes pelo meio online, existe um pensamento focado em trabalhar diferentes frentes de comunicação dentro de espaços mais populares, como redes sociais.

Já em um contexto de mídia alternativa, ainda que haja a criação de comunicações para públicos, que neste caso são mais específicos, os canais de comunicação são menos usuais.

Em meio às preferências e ao entendimento do público de uma empresa de aluguel impressora, é possível trabalhar com uma ou outra. Entender qual a melhor forma de produção para ela vai ser direcionada a partir do entendimento de seus benefícios.

A seguir, vamos entender um pouco mais sobre essas duas frentes, entregando suas particularidades, formas de execução e, por fim, os benefícios que cada uma agrega. Acompanhe!

Entendendo o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo pode ser compreendido como uma estratégia onde o cliente chega até uma loja de medicamento manipulado para emagrecer a partir de conteúdos criados para evocar essas e outras ações, sendo então construídas aos poucos.

De um modo geral, podemos dizer que a empresa não costuma ir ao cliente de maneira direta, mas sim, criar indiretamente formas do consumidor desejar a marca.

Isso acontece de forma bem estruturada e altamente interligada às formas de venda que dispõe a jornada do cliente em meio a uma compra de produto ou serviço, sempre de modo a prevalecer a qualificação em primeiro lugar.

Podemos começar a entender melhor essa prática exemplificando-a dentro de um serviço de loja de roupas. 

A partir de um entendimento maior sobre dados do público-alvo, da concorrência e dos propósitos da empresa, é possível criar conteúdos baseados em um funil de vendas.

Inicia-se com aqueles usuários, geralmente de sites e redes sociais, que ainda não conhecem a empresa ou que já sabem informações mas ainda não se aprofundaram.

Para eles, o ideal é que uma marca de luminária led grande faça produções baseadas em uma informação muito mais ampla e também concreta sobre o que oferecem de fato, expondo as principais informações que venham a atrair o cliente para a companhia.

A partir daí, podemos entender que chega-se a um outro nível, sempre que ocorre algum tipo de conversão, que pode aparecer em um:

  • Preenchimento de formulário;
  • Cadastro de newsletter;
  • Desejo de compra não concretizado;
  • Compartilhamento ou interesse por uma página.

Em meio a essa situação, a empresa passa a trabalhar informações cada vez mais específicas, que vêm a fazer com que aquele cliente se interesse ainda mais por uma compra, mas sobretudo pelo que a empresa se propõe a resolver ou entregar.

Por fim, temos a parte final de um processo de funil de vendas, que segue acompanhando a jornada do consumidor, sendo então a fase onde ele se interessa de fato pela organização.

Ainda assim, é necessário ter uma forma de ajuda da própria marca de sensor indutivo 2 fios para incentivá-lo a uma ação de compra ou qualquer que seja a sua prioridade no momento.

Para tal, a produção de conteúdos se torna muito mais específica, dentro de comunicações quase que personalizadas, tentando ao máximo uma aproximação que favoreça uma conclusão de uma posição diante dos produtos e serviços de um negócio.

O marketing de conteúdo, então, é uma das principais maneiras de concretizar a presença de uma marca, trabalhando a qualificação de consumidores, que no final do processo vão entender muito mais sobre a empresa, mas também uma forma de fidelização enraizada.

Afinal, o que são as mídias alternativas?

Como vimos acima, o marketing de conteúdo é uma técnica voltada à integração de um cliente ao que a empresa oferece, tendo como prioridade a produção de comunicações cada vez mais próximas daquele consumidor, sendo bem segmentadas.

As mídias alternativas, ainda que sejam uma outra estratégia, podem seguir um caminho similar. É por meio delas que públicos específicos têm contato com marcas que desejam.

Por exemplo, se o cliente ideal de uma marca de conjunto de semijoias são mulheres com idade entre 30 e 50 anos, que geralmente trabalham fora e pegam transportes públicos, a estratégia que utiliza as mídias alternativas vai conseguir escolher o melhor canal.

O canal, que neste caso é alternativo, ou seja, incomum ou nem tão popular como internet, redes sociais e até mesmo mídias de comunicação antigas, como emissoras, rádios e jornais, será então muito menos usual de ser encontrado em espaços públicos.

É o caso de um banner em uma parada de ônibus, em meio a uma escada rolante, dentro da estação de metrô, um cartaz de mídia eletrônica, por meio de uma placa dentro de um transporte público como trem, dentre outras formas comuns, porém, menos óbvias.

Mas, por que as empresas preferem esses pontos de mídias alternativas? A principal escolha é feita a partir da segmentação do público das empresas, que consegue ser bem alcançada.

Por exemplo, uma marca de mochilas para universitários poderá  escolher um banner acadêmico para divulgar seu produto, e certamente terá muito mais acesso aos clientes ideias da empresa, em comparação com outra forma de produção de conteúdo.

É bem comum que dentro do contexto das mídias alternativas exista muito mais espaço para experiências, ainda que nem tanto para conteúdos e informações.

Afinal, a possibilidade de estar presente no mesmo espaço que um possível consumidor da marca pode trazer vantagens interessantes para negócios de Manutenção de bomba hidráulica, até mesmo podendo potencializar seus resultados, em comparação com outras estratégias.

Por isso, é bem possível que você reconheça as mídias alternativas a partir de alguma comunicação impactante que ela ofereceu, trazendo uma possibilidade ainda maior para que o cliente conheça, reconheça suas necessidades e escolha fazer uma compra.

Quais os principais benefícios de cada modalidade?

Agora que você entendeu os pontos de interesse do marketing de conteúdo e sobre as mídias alternativas, chegou o momento de sabermos desenhar qual a melhor opção para cada tipo de empresa, segmento e, principalmente, objetivo.

Começando pelo marketing de conteúdo, podemos ver que a partir dessa estratégia, as marcas conseguem construir um caminhar do cliente para com uma empresa específica.

Ou seja, é uma viabilização não apenas do reconhecimento de uma marca, mas o levante de suas ações, de suas soluções e de sua importância, baseando-se em conteúdos ricos e altamente voltados a um público-alvo específico, mostrando suas características.

Sua acessibilidade e investimento podem ser interessantes para as organizações, que devem focar especialmente nas produções de conteúdos e em suas análises.

Já em um viés da mídia alternativa, podemos entender que suas estratégias são voltadas principalmente para o acolhimento de público, que a partir de experiências com as comunicações da marca, se tornam mais propensos a escolherem por ela.

Além disso, o segmento que engloba ações em mídias alternativas é bem específico, podendo fazer com que empresas conversem diretamente com quem importa, atingindo seus objetivos e gastando pouco com isso, visto que essas mídias são mais baratas.

Outro ponto de importância dentro da utilização da mídia alternativa é a forma como a marca, como uma de cenografia para eventos, passa a se tornar popular entre conversas e relacionamentos.

Um ponto que levanta essa possibilidade se dá a partir da veiculação em lugares públicos, geralmente propondo uma conexão e uma experiência que fica na memória e impacta aquele público segmentado, despertando ainda a curiosidade de outros, além da marca.

Dessa forma, cabe dizer que para cada empresa, objetivo e especificação de segmento, as duas estratégias podem ser utilizadas, seja separadamente ou até de forma unificada.

Ainda assim, é fundamental reconhecer tanto as informações sobre o público-alvo, quanto pontos que condizem com as principais formas de resultados que a empresa espera, sendo ele mais longo ou em tempo hábil.

Considerações finais

O uso de mídias alternativas pode ser considerado tão essencial quanto a produção de marketing de conteúdo. Tudo depende, de fato, do que a marca deseja para seu público, o quão segmentado ele é e de que forma e em quais mídias melhor a companhia se sai.

Dessa maneira, é possível escolher a melhor opção, mas também a estratégia que melhor poderá sobressair a importância de sua empresa ao público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.