Gestão de Vendas

Gestão de Vendas: o que é e quais são os benefícios?

Ter uma boa gestão de vendas é fundamental para auxiliar na unificação, organização e otimização de todos os diferentes processos que constituem a equipe de vendas de uma empresa.

Utilizar desse recurso é imprescindível para a formulação de estratégias e melhorias que possibilitem o crescimento das vendas, o aumento das margens de lucro e o estabelecimento de uma boa imagem frente aos consumidores e ao mercado.

O que é a gestão de vendas?

Muitas vezes o que atrapalha o crescimento de um negócio é a quantidade de informações desencontradas e a falta de comunicação entre os setores de venda, como a equipe de desenvolvimento de produto, marketing, distribuição, publicidade, entre outros.

Assim, a gestão de vendas visa controlar e unificar todas as informações produzidas por esses setores a fim de melhorar os serviços prestados, formular estratégias e metas mais efetivas, além de:

  • Ajudar no controle de estoque;
  • Melhorar as análises de resultados;
  • Possibilitar previsões mais precisas;
  • Aumentar a produtividade de todas as equipes;
  • Facilitar o registro e o acesso das informações;
  • Tornar os processos mais transparentes

Benefícios da sua introdução nos processos da empresa

A forma mais comum e mais fácil de realizar essa organização é por meio do Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, também conhecido como CRM.

Estes softwares permitem acompanhar cada uma das atividades realizadas nos setores de vendas e atendimento, identificar entraves e as questões que devem ser melhoradas nos processos e áreas.

Além disso, as informações são guardadas na nuvem, o que permite o acesso em tempo real, por meio de qualquer dispositivo eletrônico, e esse sistema ainda garante a segurança dos dados obtidos.

Existem softwares de CRM para pequenas empresas ou para grandes corporações, que proporcionam vantagens importantes e que se adequam às necessidades específicas de cada ambiente.

A seguir, confira os principais benefícios de contar com essa ferramenta:

1. Redução de custos

A utilização desses sistemas operacionais confere uma economia considerável em procedimentos, materiais, aluguel e maquinário.

Ao transferir documentos que antes eram arquivados em papel, por exemplo, ocorre uma economia na compra do papel ou em estoque.

Além disso, quando todas as informações dos setores de vendas passam a ficar acessíveis no dispositivo, a realização dos processos é facilitada e o tempo gasto no desenvolvimento das tarefas diminui. Isso gera uma economia de tempo e dinheiro para toda a empresa.

2. Produtividade das equipes

Além da economia dos gastos, a centralização de dados ainda melhora a confiabilidade das informações, diminui os erros individuais, aprimora os planejamentos e facilita a identificação de áreas que precisam de atenção ou funcionários que devem ser mais bem treinados, visto que a própria plataforma pode colher diferentes dados.

A redução dos problemas nos processos internos melhora a produtividade e o rendimento de todas as equipes, de diversos setores da venda. 

Mais ainda, o sistema ajuda na identificação do problema exato que o cliente está tendo, podendo melhorá-lo com mais eficiência, recuperando a venda.

3. Planejamento financeiro

Os sistemas de gerenciamento também oferecem a opção de controle de estoque e planejamento financeiro. O que permite saber quais produtos e serviços mais tem agradado o cliente e quais são os profissionais que têm tido um melhor ou pior desempenho.

Também é possível controlar o fluxo de caixa, fazer transferências financeiras, pagar e gerar boletos e notas fiscais digitais, entre várias outras opções que podem ser necessárias para organizar o setor financeiro do seu negócio.

Todas essas disponibilidades são separadas por categorias, que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades correspondentes com o tamanho da sua empresa.  

4. Aumento efetivo dos resultados

A união dos setores do processo de vendas proporciona o melhor monitoramento da jornada no consumidor, a assistência mais eficiente e mais rápida das necessidades dos prospects e a melhoria na taxa de conversão de leads.

Isso facilita os processos de fidelização dos novos clientes e o estabelecimento do relacionamento pós-venda.

Consequentemente, ocorre um aumento no ticket médio – valor gasto em cada uma das compras realizadas pelos clientes. Afinal, esse dado está geralmente relacionado ao nível de satisfação com o serviço.

5. Cadastros automatizados

Ter as informações dos seus clientes – como a faixa etária, objetivos, preocupações, comportamentos durante o processo de compra –, é fundamental para a formulação das personas da sua empresa.

Mais adiante, essas características são necessárias para a efetividade das estratégias de marketing, para o direcionamento das ações publicitárias para o público mais propício a ser convertido e para compreender melhor as necessidades da sua audiência.

Deste modo, é possível perceber que a gestão de vendas é essencial para a organização de uma empresa e para possibilitar um trabalho mais efetivo e próspero, com as expansões e os planejamentos mais assertivos.  

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.