Monitor de Tráfego Urchin

Entenda o que é UTM e como ele pode impactar em uma estratégia

Os parâmetros UTM do Google ajudam a fazer uma análise para rastrear o tráfego e conferir de onde é proveniente, por meio de diferentes fontes no dashboard do Google Analytics.

É uma maneira de conferir o tráfego que veio de uma publicação no Facebook, de um e-mail enviado, de uma imagem no Instagram ou até de um tweet do Twitter.

Quando a empresa faz esse monitoramento, tem mais facilidade em realizar testes A/B, que tornam as decisões mais assertivas dentro das estratégias de marketing digital.

Embora a ferramenta seja muito útil, não é usada por muitos profissionais de marketing, e isso acontece por conta das dificuldades. No entanto, esses parâmetros não devem ser ignorados pelos empreendedores.

Eles são úteis para as campanhas de marketing de diversas formas, mas antes de analisá-los, é necessário compreender seu conceito. Assim sendo, se você tiver alguma dúvida, não deixe de conferir este artigo.

Vamos explicar o que é UTM, como implementar esse recurso na URL e quais são as vantagens de adotar esse recurso.

O que é UTM?

UTM (Urchin Traffic Monitor, ou Monitor de Tráfego Urchin) é uma corda de texto que pode ser adicionada à URL para facilitar o rastreamento, toda vez que alguém clicar nela.

Esses parâmetros ajudam o Google Analytics a mostrar resultados específicos no que diz respeito à origem do tráfego em relação à URL. Assim, ele facilita a análise do tráfego, considerando de onde ele veio e como chegou até o endereço.

Essa informação é muito importante porque ajuda a entender o comportamento do público dentro de diferentes canais, relacionado a uma pesquisa específica.

Afinal, um fabricante de câmera de segurança residencial externa precisa conhecer o caminho que o público percorre para chegar até ele, pois somente dessa forma será capaz de criar campanhas que vão impactar essas pessoas.

As campanhas de marketing digital apresentam resultados muito melhores quando são mensuradas e compreendidas. Se a organização não puder entender que tipo de anúncio ou link gera mais clique no site, não saberá no que deve investir.

Se a marca cria três anúncios diferentes e todos estão gerando cliques no site, isto é uma excelente notícia, entretanto, não significa que o trabalho está encerrado. Ainda é necessário saber qual deles está trazendo mais cliques e conversões.

Por meio do parâmetro UTM, é possível identificar qual deles apresenta uma performance superior. Assim sendo, ao invés de investir em três anúncios, a marca pode direcionar seus esforços para aquele que traz os melhores resultados.

Em outras palavras, você vai pagar por aquilo que ajuda o negócio a alcançar o que deseja, ao invés de perder tempo e dinheiro com outras opções que não são tão efetivas.

Analisar os parâmetros Urchin Traffic Monitor permite entender o que realmente vale a pena em uma campanha, e assim alocar os investimentos.

Como implementar UTM na URL da página?

Para criar uma URL personalizada utilizando os parâmetros UTM, uma loja de cortina blackout para quarto deve acessar o construtor de URLs do Google.

Feito isso, basta apenas preencher o formulário do Google Analytics, utilizando cada um dos campos do parâmetro UTM.

Também é possível fazer na origem da campanha, uma plataforma por onde o tráfego é originado e que aponta o nome dos canais que o buscador recomenda. A identificação é feita por meio de um trecho da URL que indica o canal.

Por exemplo, se for o Facebook, o trecho seria: “utm_source=facebook”. Existe a origem ou mídia da campanha, que permite identificar como o tráfego chega até o site, por meio de vários caminhos, como:

  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • Link de afiliado;
  • Campanhas CPC.

Do mesmo modo, há a possibilidade de que ele seja proveniente da rede de display, envio de ebooks e até por meio de QR Code. Para quem está fazendo testes A/B, é possível usar essa métrica para obter mais detalhes de cada opção.

Assim, uma empresa de higienização de poltronas pode usá-la para distinguir os links que levam os usuários para a mesma URL, e dentro dela é identificado como direct-ongoing.

Ademais, “utm­_content” mostra o anúncio ou link que gerou o tráfego, podendo testar diferentes versões para o mesmo anúncio e descobrir qual deles apresenta a melhor performance.

Dentro da URL também é possível identificar o nome da campanha, ou seja, uma ação que trouxe o usuário para o site.

Para identificá-la, basta procurar por “utm_campaign”, pois ela ajuda a rastrear o tráfego e sua origem, que pode ser, por exemplo, de um blog.

Para visualizar a campanha no Google Analytics, basta ir em acquisition > campaign > all campaigns. Com isso, um fabricante de bateria 60 amperes em cidade monções pode identificar quais campanhas tiveram mais sucesso e devem ser repetidas.

O termo de campanha é um campo usado para rastrear as palavras-chave que foram usadas nas campanhas dentro do Google Ads. Dentro da URL, ela é identificada simplesmente como “word”.

Se a marca tiver campanhas pagas fora do Google, como no caso do Bing e do Yahoo, também é necessário o parâmetro UTM para fazer rastreamento nesses buscadores, caso contrário, o Google Analytics não saberá a diferença.

Também é possível inserir parâmetros nas redes sociais, como no caso das empresas que possuem um público mais concentrado nessa plataforma, e se boa parte do tráfego é proveniente dessa rede social, é necessário metrificar o tráfego por lá.

O UTM pode fazer isso, além de que cada link pode ser rastreado separadamente, e quando a organização começa a obter dados, o Google Analytics deve enviar relatórios, considerando cada uma das URLs.

Um fabricante de ar condicionado 30000 btus dutado pode inserir esses parâmetros nos e-mails, caso costume enviar muitas mensagens eletrônicas para a sua lista.

Deste modo, se a organização enviou uma mensagem para uma lista com três tipos de chamada para ação diferentes, cada link precisa estar ligado a diferentes parâmetros de UTM.

Por fim, o recurso também pode ser usado nas campanhas de mídia paga, e assim descobrir qual anúncio apresentou uma boa performance.

Supondo que a marca criou anúncios com 2 formatos de banner diferentes, ao inserir o parâmetro em ambos, saberá qual está trazendo os melhores resultados, e este receberá mais investimentos nas próximas campanhas.

Por quais motivos usar os parâmetros UTM?

Usar os parâmetros UTM do Google é necessário por várias razões. Uma delas porque, por meio deles, é possível obter dados específicos sobre o tráfego para determinada fonte ou canal.

O usuário descobre quantas pessoas chegaram ao site por meio de uma publicação nas redes sociais, e por meio de ferramentas específicas, um fabricante de carimbo automático personalizado consegue conhecer o canal ou mídia de origem dos leads.

Quando o negócio sabe qual é a mídia de origem, ou seja, a fonte que leva pessoas para o link ou que ajuda a converter nas landing pages, fica mais fácil elaborar estratégias diferenciadas e direcionadas corretamente.

Os parâmetros UTM ainda devem ser usados para desenvolver uma campanha e descobrir o quanto de tráfego e resultado ela é capaz de gerar.

Para isso, basta adicionar o nome da estratégia na UTM de todos os links envolvidos no processo. Outra razão para usar esse recurso é poder otimizar os anúncios, que acontece por meio dos testes A/B.

Nesse caso, em conteúdos distintos da mesma campanha, uma empresa de laudo de transferência pode usar dois tipos de imagens com um parâmetro diferente em cada uma delas, pois isso vai permitir descobrir qual é mais compatível com o público.

Quando a organização não utiliza URLs com UTM, tem mais dificuldade para gerenciar a origem do tráfego dentro de seu site, blog em outros canais, e sem a parametrização, todas as informações ficam agrupadas.

Consequentemente, fica mais difícil acompanhar a eficácia das campanhas e entender se o conteúdo está realmente funcionando com o público.

Por outro lado, ao usar os parâmetros UTM, identificar que um dos anúncios do carrossel do Facebook, por exemplo, está direcionando mais tráfego para o site do que os demais torna-se mais simples.

Assim, uma empresa especializada em demarcação de vagas de estacionamento deve conferir as URLs de todos os anúncios que cria para coletar informações sobre o modo como as pessoas interagem com seus anúncios e conteúdos.

Por meio deles, a marca encontra anúncios mais atraentes e pode usar as informações obtidas para potencializar suas estratégias futuras e gerar ainda mais tráfego.

Considerações finais

Aumentar o tráfego do site é o objetivo de qualquer negócio, afinal, quanto mais pessoas visitam a página oficial da empresa, mais chances esse empreendimento terá de fazer conversões.

Usar os parâmetros UTM é a melhor forma de fazer isso, e ele vai potencializar todas as decisões da marca em relação às estratégias de marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.