como encantar o público

6 dicas para encantar o seu público-alvo

Sugestão de imagem

6 Dicas para encantar o seu público-alvo

Atuar no planejamento comercial é desafiador para grande parte das equipes, porém, é somente com o devido desenvolvimento estratégico que o público-alvo consegue ser atingido com sucesso e se tornar um cliente de carteira.

Aliás, os termos comuns do mundo dos negócios podem acabar confundindo a população em geral, considerando principalmente que tais termos foram criados por especialistas na área, para garantir o melhor desenvolvimento de técnicas.

Logo, antes de detalhar as medidas a serem tomadas por um negócio para alavancar as vendas de capacho de porta personalizado ou quaisquer outros serviços ou produtos que atenda, é essencial ter em mente a diferença dos conceitos básicos.

Cliente e público-alvo: entenda quem são e como engajar

O público-alvo é o conceito que refere-se a um nicho de pessoas específicas com características em comum, como idade, profissão, classe social, região de moradia, sexo, interesses e quaisquer outras variáveis relevantes para a decisão de compra.

O cliente nada mais é do que o indivíduo encontrado no público-alvo, que demonstrou interesse e foi desenvolvido em conjunto com a equipe de vendas até concluir a jornada do consumidor, ao adquirir o serviço de conserto de pneu run flat ou produto oferecido.

Cliente e público-alvo são dois conceitos diferentes dentro do mesmo escopo, dado que ambos se referem a etapas diferentes da jornada do consumidor.

O público recebe as táticas de prospecção e marketing, sendo conduzido por vendedores e por fim definido como o cliente, caso conclua o processo de decisão de compra.

Cabe destacar que a comunicação com esses dois agentes é diferente, tendo em vista que para encantar clientes é preciso haver uma abordagem mais assertiva e personalizada, para fomentar o desejo de compra.

A comunicação com o cliente, por sua vez, demanda o estreitamento de laços, também sendo indispensável um repertório para a fidelização, ou seja, argumentos que despertem o fechamento de contrato de impermeabilização de fachada de prédio com recorrência.

Com a definição exposta acima, é válido dizer que há um caminho a ser percorrido pelo público-alvo para que uma empresa possa incrementar a carteira de clientes, sendo fundamental o papel das equipes comerciais para o processo de encantamento.

Indo ao encontro do discurso de especialistas em negócios, cabe destacar que não existem fórmulas mágicas que aumentam repentinamente as vendas, mas com boas práticas e constância os resultados começam a ser visíveis.

Para isso, o encantamento de clientes deve levar em consideração alguns pontos, os quais devem ser desenvolvidos constantemente, como:

  • Definição do cliente ideal;
  • Foco na jornada do cliente;
  • Disposição para ouvir;
  • Propor soluções inteligentes.

Tendo em mente os pontos citados, é possível iniciar o trabalho de encantamento de público-alvo, com a finalidade de converter pessoas à clientes.

1. Conheça o cliente ideal e seu comportamento

Quando é tratado o cliente ideal, é preciso considerar que este é um modelo sinalizado pela empresa para construção de casas em um trabalho conjunto com o time comercial para definir o perfil de consumidor que efetivamente mais dá certo.

Ao levantar as particularidades esperadas por esses clientes, a empresa define qual o nicho de público a receber as promoções e estratégias com o intuito de conversão em vendas. 

Assim, antes de iniciar a implementação de técnicas para engajar com o público, é indispensável compreender o perfil e comportamento do mesmo, viabilizando que as estratégias tomadas sejam atrativas.

Além disso, para ser assertivo nas prospecções e evitar que o trabalho da equipe seja feito em vão, esse levantamento confere informações estratégicas para identificação da alternância no dinamismo das relações de oferta e demanda.

Em outras palavras, compreender o perfil e comportamento do cliente ideal garante que a empresa analise a demanda indicada pelo público-alvo e direcione a abordagem corretamente para atendê-la. 

2. Jornada do cliente em foco

O customer experience, termo traduzido do inglês que refere-se à experiência do cliente, é o indicador que contempla a qualidade do atendimento ao consumidor, desde o primeiro contato com a empresa e se estende ao pós vendas.

Tendo em vista que o livre-comércio tem surtido efeitos na competitividade tal como no modelo de consumo dos indivíduos, é possível afirmar que o negócio de sucesso é aquele que ouve com atenção as dores do cliente e oferece soluções inteligentes.

Na teoria, esse processo pode ser entendido como algo simples, entretanto no dia a dia, por diversos fatores, inclusive com o volume de metas a serem batidas, manter a experiência do cliente um foco é uma tarefa complexa.

Sabendo da relevância que a jornada de cliente possui para o aumento das taxas de conversão, uma assistência técnica especializada no conserto Macbook pro optou por investir na criação de um planejamento segmentado para o público.

Planejamentos são essenciais para a delegação correta das diretrizes entre os envolvidos em um projeto ou processo, os departamentos comerciais podem contar com o planejamento para melhor organizar o processo de venda, garantindo mais visibilidade.

Por fim, segmentar a jornada do consumidor agrega positivamente para a experiência do cliente e consequentemente para o aumento das taxas de conversão. 

3. Ouça com atenção

Apesar de ser um ponto semelhante ao citado anteriormente, este tópico diz respeito ao posicionamento que as equipes comerciais e de atendimento devem ter perante ao cliente em potencial.

Partindo do pressuposto da competitividade atualmente, pode-se observar que pelo fato de ter mais opções de fornecedores, os clientes em potencial realizam um processo de qualificação mais minucioso.

Isto é, o produto ou serviço que não atender com exatidão às suas necessidades será rapidamente descartado da lista de possíveis fornecedores. Em suma, este é o processo que habitualmente acontece.

Todavia, para haver espaço de trabalho para os vendedores, uma serralheria focada na produção de portão automático pivotante ressalta a importância de ouvir com atenção aquilo que o cliente deseja antes de propor a venda de produtos ou serviços.

É fundamental que o cliente se sinta acolhido durante a abordagem, por isso, o posicionamento dos times comerciais deve ser voltado para o acolhimento e entendimento, e posteriormente para a chamada para ação.

Sendo assim, focar na fala do cliente, entendendo os pontos abordados permite que a equipe consiga aplicar as técnicas de venda, mas é indispensável que o consumidor primeiro se sinta acolhido, esse é o verdadeiro encantamento.

4. Proponha soluções inteligentes

Algo defendido e utilizado por uma empresa de controlador de acesso é a linha de pensamento que abarca que para que toda venda ocorra, é preciso que uma solução seja oferecida diante de algum problema.

Entretanto, cabe destacar que oferecer qualquer solução ao cliente em potencial não fará com que esse sinalize a intenção de compra. O cliente deve sentir sinergia entre o problema exposto e a solução proposta.

Para enriquecer tal etapa, investir em um estudo de mercado para observar como o mercado tem se comportado em situações semelhantes dará mais oportunidades para que a equipe comercial tenha repertório. 

Por fim, para propor soluções inteligentes, as demais etapas citadas anteriormente precisam ser seguidas porque somente assim a necessidade do cliente será trazida à tona e receberá o tratamento requerido.

5. Acrescente melhorias constantemente

Estar atento para as tendências de mercado entre as empresas concorrentes e líderes é essencial para que o negócio demonstre para o cliente a modernidade em seus processos internos e externos.

As oscilações nos últimos anos indicam que negócios dos mais variados segmentos e nichos, como aluguel máquina café expresso, precisam constantemente rever planejamentos e estratégias utilizadas.

Desenvolver melhorias com constância é a melhor ação tomada para encantar e engajar com o público-alvo porque sinaliza que de fato o cliente e suas dores são uma preocupação empresarial. 

Porquanto, ter em mente que as estratégias são mutáveis e oscilam temporariamente é primordial, garantindo que as equipes tenham um repertório cada vez mais enriquecido. 

6. Mídias digitais como recurso

As mídias digitais se tornaram ferramentas indispensáveis no plano estratégico de negócios de sucesso, tendo em vista o apelo das corporações de modo geral para o avanço tecnológico.

Redes sociais, blogs e sites são os mais importantes veículos de comunicação na era digital e permitem que a troca de informações seja desenvolvida rapidamente entre duas ou mais partes.

Esse fator é vantajoso para os negócios, pois além de ser um recurso teoricamente inovador e em pleno desenvolvimento para o contexto comercial, consegue contemplar boa parte do público-alvo, que também é usuário nas mídias.

Por isso, investir nas mídias digitais como recurso para encantar clientes deve entrar no planejamento estratégico, sejam as interações feitas pela publicação de conteúdos, vídeos, textos informativos e demais formatos relevantes.

Considerações finais

Portanto, saber as diferenças dos termos básicos e mais utilizados pelo mundo dos negócios é fundamental para as empresas previamente de determinar as estratégias a serem implementadas.

Contudo, as taxas de conversão precisam ser trabalhadas por intermédio do encantamento de clientes e público-alvo, com constância e boas práticas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.