Com o avanço da tecnologia e a revolução da internet, cada vez mais conteúdos são produzidos na internet e uma prática que tem crescido bastante são os conteúdos personalizados.
Embora no começo do século a internet fosse apenas uma ideia, muitos já conseguiam ver o imenso potencial que essa nova ferramenta podia proporcionar para as pessoas e empresas, mas poucos imaginavam o quanto iria crescer e se tornar relevante atualmente.
É difícil de imaginar como seria a vida nos dias de hoje sem a internet, tanto no âmbito empresarial quanto no de arte, cultura e entretenimento.
Afinal, ela consegue influenciar praticamente tudo que é criado, seja um computador completo ou um celular.
E não apenas isso, tudo que é criado tem como objetivo conectar as pessoas umas às outras, pois esse é o futuro, e sem internet, nenhum comércio que visa crescimento a curto, médio ou longo prazo, irá se estabelecer e fortalecer a sua marca.
Com isso, todas as empresas competem pelo seu espaço em um mercado cada vez mais ativo e competitivo, que utilizam diversas estratégias e práticas de mercado e novas são descobertas todos os dias. Em poucas palavras, é um mercado difícil.
Porém, independentemente se o seu negócio é focado em vender camisa com logo bordado ou produtos cosméticos, investir em produtos personalizados para um público em específico pode ser uma ótima alternativa para quem quer crescer e se destacar.
Portanto, vamos primeiro entender primeiro o que é marketing personalizado e como ele pode impactar o seu dia a dia.
O que é o marketing personalizado?
Primeiramente, é importante entender o que é o conteúdo personalizado e como você pode utilizá-lo no cotidiano de sua empresa.
Um conteúdo personalizado é aquele que se adapta ao perfil do usuário e oferece a melhor experiência dentro de um certo nicho.
Em poucas palavras, é uma estratégia de negócios que busca um pouco mais de individualidade no quesito de perfis, pois, ao se concentrar em um pequeno grupo de pessoas ou em um assunto específico, fica mais fácil se tornar relevante.
Até mesmo porque, as estratégias de entrega de documentos de motoboy para empresas são totalmente diferentes das entregas B2C para consumidores exclusivos, por exemplo. Portanto, essa ideia de marketing para nichos é muito bem-vinda.
Quando pensamos em criar um conteúdo personalizado, o primeiro grande ponto é entender quem é o seu público e como reconhecê-lo.
Portanto, reflita sobre os seguintes questionamentos:
- Qual é o seu público alvo?
- Onde eles estão reunidos?
- Quando eles irão comprar algo?
- Porque eles gostam do seu produto?
- Como eles acessam o seu conteúdo?
Logicamente que essas reflexões podem também se encaixar caso o seu objetivo seja apenas atingir um grande público, porém, é muito mais simples entender as vontades e desejos de um grupo menor, te ajudando a ser mais assertivo com suas respostas.
Afinal, até mesmo um despachante CNH cassada visa em algum aspecto dentro do negócio lucrar. E sem lucro não é possível continuar seguindo com a empresa, afinal, ela não se sustentaria.
Pensando nesse tipo de situação, separamos algumas formas de como utilizar e criar seu próprio conteúdo personalizado, aplicando as suas ideias criativas no ramo de trabalho onde você, sua empresa ou organização atuam.
Como criar um bom conteúdo personalizado?
De nada adianta decidir seguir o conceito de marketing de conteúdo personalizado se você ou seu negócio não souberem aplicar tal prática ou pior ainda, não saberem o que é necessário para montar tal estratégia.
Confira agora alguns passos que são importantes para que você compreenda melhor todo o processo de criação do conteúdo personalizado, desde a parte de divulgação quanto a de prospectar novos leads qualificados.
Comece aos poucos, mas seja constante
Independente se suas campanhas e foco de negócio estão voltadas para uma construção comercial ou para jogos de tabuleiro, por exemplo, comece criando pouco e entendendo mais sobre o produto ou serviço que você deseja prestar.
Um erro comum que muitas empresas cometem é criar muito de algo sem ao menos saber se o público realmente consumirá o produto de uma só vez, criando muitos estoques e não vendendo o esperado.
Portanto, lembre-se que o conteúdo personalizado atende um grupo, um nicho.
Isso sem mencionar que produzir em larga escala irá necessitar muitos recursos, e pode acontecer de sua empresa ou organização não conseguir administrar bem gastos com lucro e outras infinitas variáveis, criando uma situação bastante complicada.
Comece de forma inteligente, entendendo o seu público, o apelo dele pelo conteúdo e fazendo estimativas de quanto que irá vender, nada que seja muito gigantesco. Mesmo que seja um banner impressao, nada melhor do que saber onde está pisando.
Conheça muito bem o seu público
O ponto-chave para que qualquer conteúdo personalizado e ou marketing para um público de nicho é saber segmentar as informações que você obtém e criar algo interessante e agradável para o seu público.
Quando pensamos nesse estilo de negócio, é importante ter uma grande compreensão e entendimento do seu público para que a grande maioria dos produtos e serviços criados e oferecidos despertem o interesse deles, pois sem isso, a organização pode ter prejuízo.
Por ser um grupo seleto de pessoas que irão comprar aquele produto em específico, é necessário que tanto você quanto a empresa e toda a equipe de marketing se atentem às reflexões que foram citadas em alguns tópicos anteriores.
Em outras palavras, se o seu negócio trabalha com produtos para cabelos cacheados ou banner academico, por exemplo, deve entender, respeitar e trabalhar por este público ou não conseguirá se manter neste ramo, muito menos lucrar de fato.
Criatividade é a chave do negócio
Quando pensamos no marketing de conteúdo personalizado, é importante utilizar de formas criativas para atrair o seu público-alvo.
Não apenas isso, mas para também atrair um público que ainda não conhecia o produto ou tema que está sendo abordado.
Embora os esforços e estratégias devem sim ser voltados para agradar e conquistar ainda mais o seu público em específico, não tem mal algum em tentar atrair novas pessoas.
Afinal, assim terá um novo grupo interessado na mesma coisa, expandindo o tema e consequentemente aumentando a margem de lucro.
As redes sociais podem ser grandes aliadas nesse quesito, portanto, boas estratégias de inbound marketing podem ser ideais para atingir o seu objetivo, seja em serviços de automacao eletrica industrial ou venda de canecas personalizadas.
Vantagens do investimento em conteúdo personalizado
Assim como qualquer estratégia e prática empresarial, alguns benefícios podem ser adquiridos ao se aplicar os conceitos que foram desenvolvidos nos tópicos anteriores e é sobre eles que falaremos agora.
01 - Maior engajamento do público
Acredite, não são todas as empresas que decidem investir em marketing personalizado para um grupo ou público de nicho.
Sendo assim, as poucas que se disponibilizam e encaram este desafio possuem uma maior valorização do público.
Não apenas isso, mas se tornará mais comum que as pessoas comecem a enxergar você como uma das empresas que são voltadas para este conteúdo em específico, aumentando a busca, número de possíveis parcerias e autoridade no mercado atuante.
02 - Maior relevância no mercado
Como citado de forma breve no tópico anterior, uma empresa ou marca que se dispõe a criar conteúdo personalizado normalmente fideliza mais o cliente e se torna referência no assunto, aumentando o alcance de sua marca e sua relevância no mercado.
Quando a sua empresa ganha mais autoridade em algum segmento, é normal que outras empresas busquem parcerias, aumente a quantidade de possíveis patrocinadores e que mais pessoas a conhecem, fazendo com que seus produtos sejam mais valiosos.
Também é importante mencionar que com o crescimento e expansão da empresa, é possível que ela possa investir também em outros segmentos de mercado, fazendo com que lance produtos para mais de um tipo de público.
Considerações finais
Hoje, entendemos melhor o que é conteúdo personalizado e como aplicá-lo no cotidiano de sua empresa, marca ou organização de forma a continuar relevante ou criar relevância no mercado em que atua, além de algumas dicas e vantagens sobre o tema.
Mesmo com toda essa orientação, no final, ninguém conhece melhor o próprio negócio do que você, cabendo aos donos tomarem uma decisão e fazer o que for melhor para a estratégia de negócio, sempre buscando a melhor forma possível de atingir o objetivo.
Absorva o que mais fizer sentido com o estilo e práticas de negócio e adapte a realidade de sua empresa, sabendo o momento de investir, o de planejar e o de criar, usando sua criatividade de forma que beneficie tanto a sua empresa quanto os seus clientes.
Pensando em tudo que até agora foi descrito, pense no que os possíveis leads se interessaram no momento, fique por dentro do que está em alta e invista em um marketing de conteúdo personalizado desde já.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.