Como trabalhar o smarketing?

Como trabalhar o smarketing?

O smarketing representa uma junção de setores responsáveis pela vinda de clientes a uma empresa, utilizando funções concretizadas por linhas e formas de trabalho diferentes, mas que juntas conseguem chegar em resultados incríveis, quase sempre acima do esperado.

A unificação de Sales (venda) e Marketing nada mais é do que a determinação de uma resolução de problemas, antes mesmo que algum possa vir a ocorrer dentro da empresa.

É o caso de uma estratégia de vendas, que pode surgir dentro de um setor específico, mas ser potencializada por meio da equipe de marketing, sem que haja uma desconexão que acabe prejudicando a empresa, ou até mesmo confundindo o cliente.

Para isso, é preciso organizar bem esses dois setores, quase sempre ocupados por muitos profissionais, e começar a trabalhar a cultura do marketing dentre todos os presentes.

A seguir vamos entender um pouco mais sobre o que é o marketing, destacando algumas de suas muitas vantagens e de que maneira é possível elaborar essa prática dentro de uma empresa de uniformes profissionais femininos.

O que é o smarketing?

O Smarketing engloba dois setores: vendas e marketing. Estes são os times quase sempre utilizados dentro de corporações para trazer mais consumidores para dentro da empresa, e por tantas similaridades em seu trabalho podem trabalhar juntos.

Para entendermos melhor o porquê dessa unificação, é importante pontuar que o marketing quase sempre coloca em prática ações voltadas à ajuda nas vendas e no relacionamento.

Por exemplo, uma empresa de jardinagem possui uma página online voltada para vendas, que é potencializada a partir de anúncios em buscadores que direcionam para uma landing page com informações importantes, trabalhando o convencimento do usuário.

Ainda que o setor de marketing saiba realizar ações voltadas à comunicação, como:

  • Criação de textos;
  • Comunicação visual;
  • Viabilização de anúncios;
  • Alcance comunicacional.

Portanto, é importante que as informações e até mesmo os mecanismos de contato aconteçam pelas vendas.

Para isso, se torna inviável que haja um trabalho separado dentre os setores cabíveis, o que viria a tornar a conquista por bons resultados praticamente mais lenta.

Afinal, a equipe de vendas é responsável por convencer e possibilitar uma boa relação, que influencie em uma decisão de compra. 

Já o marketing, consegue fazer com que o usuário se torne um potencial consumidor, entregando essa oportunidade aos atendentes.

O smarketing surge com o sentido de juntar esses dois setores, tornando as trocas de ideias e conversas sobre ações de comunicação e vendas cada vez mais fluidas, evitando qualquer tipo de desorganização ou focos diferenciados em uma loja de tinta para sala.

Além disso, essa é uma maneira de trabalho baseada na compreensão sobre o que cada cargo agrega para o processo de conquista de um cliente e fechamento de um negócio.

Isso porque tanto as vendas quanto o marketing são áreas que possuem especificações e mecanismos de trabalho que nem sempre são compreendidos por quem é de fora.

Neste sentido, além de unir forças, essa também se torna uma possibilidade de crescimento entre áreas, sobretudo um aperfeiçoamento profissional de alta qualidade.

Quais as suas vantagens?

Integrar equipes de setores diferentes só tem a agregar benefícios dentro de uma empresa terceirizada de motoboy e em qualquer outro ramo de trabalho.

A seguir vamos mostrar algumas das qualidades, que moldam a escolha de tantas corporações em trabalhar com essa modalidade, trazendo conquistas que antes poderiam ser cada vez mais difíceis de ocorrer.

Proveito de oportunidades

Imagine que a partir da comunicação feita por meio de anúncios em buscadores, potenciais clientes entram em contato com a empresa e precisam de um pronto atendimento por parte de vendedores, algo que geralmente é visto primeiro por setores de marketing.

A partir da integração desses setores, geralmente viabilizado por meio de sistemas como o CRM, fica cada vez mais fácil e rápido aproveitar oportunidades assim que elas surgem.

Além disso, quanto maior for a união desses profissionais, maiores são as chances de fechar negócios com esses leads assim que eles chegam.

Tendo em vista que também existe a troca de informações importantes relacionadas ao atendimento de clientes. 

Potencialização de resultados

Como dito acima, quanto maior for a união de times de vendas e marketing, melhores serão os resultados, começando pelo fato de que a análise e a contínua melhoria de maneiras de captar consumidores passa a ser uma prioridade para todos, algo que nem sempre ocorre.

Isso porque a troca de informações e as consultas constantes com colegas dentro de uma empresa de sistema de monitoramento residencial se tornam cada vez mais constantes.

Portanto, um erro de informação dentro de um conteúdo que está em um blog, por exemplo, pode ser rapidamente modificado, e até mesmo reconstruído a partir da ajuda de vendedores, que reconhecem com maior profundidade as qualidades de um produto.

Informações mais corretas

Ainda que as equipes de marketing sejam experientes nas formas de conexão com o público, em muitas situações existe uma dificuldade em transmitir dados e questões importantes sobre um produto ou serviço para espaços de comunicação.

Por exemplo, muitas vezes a otimização dentro de frases e títulos em buscadores acabam não trazendo a realidade do que é oferecido, aumentando as métricas que pontuam as desistências na página, ou seja, os números que mostram insatisfações.

A partir de um relacionamento próximo com pessoas que estão ligadas à venda, e que geralmente conhecem melhor o produto, fica fácil entregar a informação de qualidade.

Maior produtividade

As prioridades dos setores de venda e marketing muitas vezes se unificam dentro de uma modalidade de trabalho integrado, algo que torna o resultado e o próprio trabalho feito dentro da empresa de venda de touca cirúrgica feminina mais produtiva.

Assim, as metas de cada um dos times conseguem se transformar em apenas uma, fazendo com que todos se ajudem para conseguir concretizá-las.

Se essa junção também ocorre por meio de sistemas próprios para isso, viabilizando uma melhor análise de informações, fica ainda mais fácil de entender e possibilitar os caminhos de trabalho dentro de um setor, chegando no cliente de aluguel de retroescavadeira.

Como começar a elaborar essa prática?

A seguir vamos trazer algumas dicas que podem ser essenciais para a prática do smarketing dentro da sua empresa, facilitando a incorporação dessa forma de trabalho.

1. Mesmo espaço físico

Em meio a uma nova forma de trabalhar, principalmente, na unificação de equipes, o ideal é fazer com que todos trabalhem juntos, dentro de um mesmo ambiente.

Estar em contato direto com cada um dos profissionais que integram as diferentes partes de um trabalho, dentro de pontos de importância distintos, pode potencializar a troca de ideias, principalmente a partir de uma convivência profissional.

Por isso, se é uma ideia da sua empresa começar a trabalhar o setor de smarketing, o ideal é garantir um espaço conjunto, onde certamente o relacionamento vai fluir.

2. Alinhamento de cultura

A cultura de união de setores de venda e marketing dentro dos times mas sobretudo na própria empresa deve ser trabalhada para garantir uma facilidade de trabalho.

Isso porque pode não ser tão fácil para os profissionais trabalharem em união, entendendo alguns procedimentos de marketing que podem não ser alinhados às suas formas convencionais de trabalho. Para isso, é necessária uma transição.

Uma boa dica é começar oferecendo treinamentos em conjunto, e colocando ações que possam potencializar a compreensão de que o smarketing deve funcionar.

3. Elaboração de projetos

O ideal para testar a funcionalidade de times de venda e marketing reunidos é por meio de um projeto, como uma campanha promocional de fim de ano feita por uma empresa de usinagem de MDF.

É geralmente na prática que a compreensão do trabalho e a frequência em relação ao serviço unificado consegue ser melhor projetada, gerando seus primeiros frutos.

Para facilitar, é importante que haja uma liderança, comandando os primeiros trabalhos e auxiliando em eventuais dúvidas.

4. Ferramentas de apoio

Nada é melhor dentro do início do marketing em uma empresa do que ferramentas tecnológicas de apoio, como sistemas que unifiquem dados dos dois times.

Isso pode facilitar tanto o incentivo para entender o novo trabalho feito quanto para começar a incorporar à rotina de vendedores e comunicadores a relação nova de trabalho.

Considerações finais 

Portanto, o smarketing surgiu como uma verdadeira solução dentro de empresas, unificando setores de vendas e marketing, responsáveis em providenciar o interesse de clientes em serviços e produtos, utilizando suas diferentes ferramentas.

A partir dos benefícios que essa modalidade entrega, o ideal é apostar na união saudável dos times, por meio da implementação de projetos na cultura empresarial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.