whatsapp para empresas

Como o WhatsApp pode ser o forte aliado de uma empresa?


O WhatsApp é muito usado ao redor do globo, ele surgiu com o intuito de agilizar e promover a comunicação entre seus usuários.

Independentemente da distância ou localização, bastando apenas uma conexão com a internet.

Hoje em dia, ele ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ao redor do planeta e, só no Brasil, 120 milhões de pessoas usam o aplicativo todos os dias.

Em 2014, o WhatsApp foi comprado pelo Facebook, e desde então tem passado por várias transformações e melhorias. 

Exatamente por isso, ele chamou a atenção das empresas, principalmente, após o lançamento da versão Business.

Com ela, as organizações têm acesso a uma infinidade de possibilidades, o que melhora e aprimora o atendimento ao cliente.

Os próprios consumidores, em vista das facilidades trazidas por esse tipo de comunicação, preferem usá-la em seu dia a dia para se comunicar com as empresas.

Podemos tirar dúvidas, fazer pedidos, comprar, e agora, com o WhatsApp Pay, transferir dinheiro.

Por conta disso, neste artigo, vamos explicar como o WhatsApp pode ajudar uma empresa, por que adotar essa ferramenta e as vantagens que ela traz.

Como o App de conversa pode auxiliar os negócios?

As organizações podem usar o aplicativo de diversas maneiras em seu dia a dia, e dentre as aplicações mais comuns, temos:

Disseminação de promoções e novidades

O WhatsApp permite que os usuários criem grupos, portanto, as empresas podem avisar vários clientes ao mesmo tempo sobre:

  • Produtos disponíveis;
  • Últimos lançamentos;
  • Concursos;
  • Promoções;
  • Ações de e-commerce.

Assim, um restaurante de alimentacao coletiva empresas pode disparar as mensagens, de acordo com o interesse do público. Portanto, forme os grupos, com base nessa divisão de interesses.

Atendimento personalizado ao cliente

As empresas podem oferecer aos clientes a possibilidade de acompanhar a entrega de seus pedidos pelo WhatsApp.

Além disso, também é possível pedir para que o cliente forneça um feedback sobre sua experiência com a marca, após receber o produto ou para avaliar o atendimento prestado.

Canal de relacionamento

A companhia pode usar um número exclusivo para responder dúvidas e receber as reclamações e sugestões de seus clientes.

As mensagens instantâneas facilitam a resolução de problemas, e ainda promovem a empresa como uma organização que se preocupa com a qualidade e a eficiência.

Estabelecer uma comunicação com os colaboradores

O aplicativo também é um facilitador da comunicação entre os membros da sua equipe. Contudo, é necessário ter discernimento para saber o momento de enviar as mensagens.

O ideal é que essa comunicação aconteça apenas no horário de trabalho, para não invadir a privacidade dos seus funcionários. 

Envie mensagens fora do horário comercial apenas em situações de extrema urgência.

Agora que você já sabe de que forma o WhatsApp pode ajudar os negócios, como uma empresa de conserto de ferro a vapor industrial, no próximo tópico, vamos mostrar algumas razões para adotar o aplicativo. Continue a leitura.

Motivos para adoção dessa ferramenta

Existem muitas razões plausíveis para você adotar o WhatsApp como ferramenta de trabalho para o seu negócio. 

O aplicativo facilita, e muito, a comunicação tanto com clientes quanto com consumidores, em geral.

A troca de mensagens é mais dinâmica, portanto, ele pode ser usado em várias etapas do relacionamento com o cliente.

Seu negócio pode usar o WhatsApp para vendas, pós-venda, suporte técnico, dentre outras possibilidades com foco no relacionamento com os consumidores.

Uma das opções mais usadas pelas empresas são as trilhas automáticas de mensagens. 

Um exemplo é quando o cliente recebe uma mensagem no aplicativo, imediatamente após realizar uma compra.

Logo após essa mensagem, ele recebe uma notificação de pagamento, e tudo isso é feito de maneira automática e integrado ao checkout de sua compra.

Por meio das mensagens automáticas, uma assistencia tecnica de informatica computador consegue realizar esse trabalho. 

Automaticamente, seria impossível, a não ser que houvesse uma equipe inteira dedicada a isso. Mesmo assim, não seria tão eficiente.

Outra razão para investir no WhatsApp para o seu negócio é a possibilidade para bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias de enviarem os cardápios automaticamente, em horários mais movimentados.

Além da possibilidade de trabalhar com as mensagens automáticas, as organizações também podem empregar o uso de chatbots.

Ele vai interagir com o seu cliente, respondendo às mensagens dele, sem a necessidade de um atendente humano.

Apesar de não faltarem razões para usar o WhatsApp em sua empresa, é importante ressaltar que, dentro desse contexto, o seu uso se difere das práticas de uso pessoal. 

Sendo assim, dentro de uma organização, nós não usamos o WhatsApp de uma maneira comum.

Um dos motivos é que a demanda de uma corporação é muito maior, portanto, é necessário responder rapidamente, com cordialidade e educação.

É por essa razão que algumas plataformas de atendimento especializadas foram desenvolvidas. 

Seu intuito é otimizar o relacionamento entre um fabricante de camisa de empresa bordada e seus contatos.

Sua versão Business centraliza as mensagens recebidas e as organiza por status, algo que não vemos na versão convencional do aplicativo.

E as trilhas de mensagens que mencionamos anteriormente são um recurso que pode ajudar em muitas necessidades. 

Por exemplo, é possível até mesmo fazer um processo seletivo por meio delas. Muito mais econômico, certo?

Mais de uma pessoa pode ter acesso às mensagens recebidas pelo número corporativo. E isso possibilita que diversas pessoas gerenciem os contatos recebidos.

Isto posto, agora que já conhece razões de sobra para usar o WhatsApp em seu negócio, no próximo tópico, vamos mostrar as suas vantagens.

Vantagens de usar o WhatsApp nas empresas

O uso deste aplicativo pelas organizações, como uma empresa de aluguel de gerador 24 horas, traz muitas vantagens. Dentre as que mais se destacam, temos:

Ter um canal exclusivo para comunicação

Por meio do WhatsApp Business a comunicação entre sua empresa e os clientes fica totalmente centralizada.

Isso permite que o negócio atenda com exclusividade os seus clientes, com foco total nas necessidades dele e em um ambiente mais reservado.

Fácil exibição dos produtos

O aplicativo sempre pensou em meios de facilitar a comunicação e torná-la mais objetiva. 

Por isso, um fabricante de baia de atendimento 4 lugares conta com um espaço exclusivo para exibir os seus produtos.

Existe um catálogo dentro do aplicativo, onde a empresa pode inserir o nome, imagem, preço ou qualquer outra informação sobre a solução que está sendo vendida.

É como se fosse uma vitrine virtual, que permite ao público conhecer um pouco mais sobre a marca.

Etiquetas organizadoras

Outra possibilidade da versão para empresas desse aplicativo são as etiquetas que selecionam os contatos e os separa por categorias. É uma forma de facilitar a comunicação, já que o público estará segmentado.

Isso significa que, quando uma empresa de PCMSO completo entrar em contato com um de seus clientes, saberá o que precisa de dizer, como falar com ele, o tipo de conteúdo que ele prefere, dentre outros pormenores.

Ter um perfil comercial

O perfil comercial é diferente de um perfil comum, assim como podemos notar nas redes sociais. Do mesmo modo que não criou um perfil pessoal para o seu negócio no Facebook.

Ao usarem o WhatsApp Business, as empresas conseguem exibir algumas informações sobre si, como telefone, e-mail, endereço, localização e endereço do site institucional.

Isso facilita a vida do usuário que não vai precisar sair do aplicativo para acessar outro canal de comunicação, para ter acesso a informações básicas sobre a companhia.

Mensagens automáticas

Um fabricante de caderno de anotacoes personalizado pode criar algumas mensagens automáticas, como a mensagem de saudação, que é enviada assim que alguém entra em contato com a empresa pelo aplicativo.

Também há outro tipo de mensagem automática que pode ser programada, que é enviada quando o usuário entra em contato fora do horário de atendimento. 

É possível informar que a empresa não está disponível, mas que vai entrar em contato em breve.

Reunir informações precisas

O WhatsApp Business centraliza todas as informações importantes em um único aplicativo. O cliente que fala com uma empresa pelo WhatsApp não precisa se dirigir a outro canal.

Tudo o que ele e a organização precisam está à disposição, a qualquer momento e de qualquer lugar.

Conclusão

O WhatsApp se tornou parte das estratégias de comunicação de qualquer empresa, das menores às maiores. 

Usá-lo é uma forma de aprimorar o seu atendimento ao cliente e acompanhar as tendências do consumidor.

Portanto, neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre ele, como pode ser usado, por que deve ser usado e as vantagens que seu negócio terá, ao ter em mãos um aplicativo gratuito e muito eficiente para o dia a dia. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.