Veja como a tecnologia está ajudando a inovar as campanhas de marketing

Veja como a tecnologia está ajudando a inovar as campanhas de marketing

A tecnologia se tornou parte importante das campanhas de marketing porque a transformação digital já é uma realidade em todos os segmentos de mercado e na própria sociedade.

Por meio de recursos tecnológicos inovadores, dentro de um universo cada vez mais conectado, as atividades também são mais virtuais. Uma prova disso é o quanto a tecnologia é essencial para o marketing digital.

Inclusive, o conceito de marketing passou por muitas mudanças nos últimos anos e hoje em dia é praticamente impossível trabalhar com boas estratégias sem usar tecnologia para gerar leads qualificados e aumentar as vendas.

Mas mesmo diante de uma necessidade cada vez mais frequente, ainda não são todos os empreendedores que compreendem a profundidade e o impacto das inovações.

Só que é fundamental estar por dentro de tudo isso se a companhia realmente quiser extrair todo o potencial de seu planejamento de marketing, escolher bons resultados e alcançar seus objetivos.

É necessário conhecer os benefícios da tecnologia nas campanhas, conhecer os tipos de campanhas que podem ser trabalhados, além de compreender a importância da tecnologia no marketing, e são estes pontos que o artigo vai explorar.

Pontos positivos dessa junção

O uso de tecnologia no marketing traz diversos benefícios para as empresas, e entre os principais estão:

  • Automação de processos;
  • Abordagem personalizada;
  • Melhora da persona;
  • Mais flexibilidade;
  • Redução de custos;
  • Gestão mais eficiente;
  • Integração com as vendas.

A tecnologia fez com que o marketing tradicional começasse a trabalhar além do mercado local, e com a ajuda das redes sociais e o posicionamento nos mecanismos de busca, foi possível conquistar novos clientes.

Uma empresa de rastreador carros via satélite pode fazer isso de maneira automática, reduzindo a carga de trabalho repetitivo no planejamento de marketing.

Com isso, os profissionais podem manter o foco em tarefas essenciais e estratégicas, enquanto a tecnologia se encarrega de processos mais genéricos.

Um exemplo disso é a abordagem de leads com e-mails automáticos, mensagens nas redes sociais e uso de chatbots.

Além de disparar as mensagens, esses recursos possibilitam personalizar os conteúdos, de acordo com o perfil do lead para estabelecer comunicação específica.

Essas tecnologias trabalham o funil de vendas para identificar em qual etapa o potencial cliente se encontra, e a partir disso criar conteúdos que estejam de acordo com suas necessidades.

A organização pode investir em tecnologia para compreender melhor sua persona, algo fundamental para melhorar ainda mais os resultados de marketing.

Tanto as estratégias orgânicas quanto as estratégias pagas podem ser melhoradas e o negócio pode ter mais de uma persona para melhorar ainda mais a segmentação.

Um chaveiro para chave codificada deve investir em tecnologia para impulsionar a transformação digital, ampliando sua capacidade de identificar as demandas dos potenciais clientes, com isso, vai conquistar mais espaço no mercado.

Os recursos tecnológicos são muito importantes para eliminar retrabalho, otimizar as vendas e automatizar processos, e essas facilidades reduzem custos em vários sentidos.

Um deles é o custo de aquisição de clientes que pode ser muito menor, tendo em vista que a organização vai investir menos para vender mais.

Seus leads serão qualificados, então fica muito mais fácil fechar negócio e até mesmo o processo de fidelização de clientes é muito mais tranquilo.

Empresas com gestão eficiente conseguem alcançar todos os objetivos previstos em seu planejamento, e a tecnologia oferece todas as ferramentas necessárias para melhorar os processos de marketing.

Os profissionais conseguem saber como está o desempenho de uma ação, podem calcular o custo de aquisição de clientes e analisar outras métricas e indicadores automaticamente.

Por fim, são recursos muito importantes para unir as equipes de marketing e vendas, visto que são departamentos complementares e que precisam buscar os mesmos objetivos.

Tipos de campanhas

Um fabricante de kit de temperos para presente pode usar a tecnologia para desenvolver diferentes tipos de campanhas de marketing, tais como:

Marketing de produto

Esse tipo de campanha é usada para introduzir um produto no mercado. É conhecida por sua importância e complexidade dentro do ciclo de vendas, tendo em vista que algo recém-lançado precisa de uma boa comunicação para vender.

Para trabalhar essa estratégia, é necessário que diferentes departamentos cooperem e com isso o usuário tenha uma boa experiência.

Campanha de consciência de marca

Esse tipo de campanha tem o objetivo de destacar a marca e o que ela representa, melhorando assim o reconhecimento por parte do público-alvo.

As campanhas de reconhecimento são sutis, indiretas e afetam as vendas, por isso, ao invés de simplesmente oferecer descontos, as ações precisam mostrar que a marca é amiga dos consumidores e feita para pessoas especiais.

E-mail marketing

As campanhas de e-mail nada mais são do que mensagens enviadas para os clientes por e-mail, e são excelentes para integrar e acolher um novo usuário, gerar tráfego, estimular leads e promover as vendas.

Um fabricante de placa de gesso fina também pode usar o e-mail marketing para fazer boletins informativos ou informar sobre abandono de carrinho.

A maior vantagem do e-mail marketing é que a organização utiliza um canal próprio para se comunicar com o público, de maneira mais próxima do que em outras plataformas.

Campanhas nas redes sociais

Assim como no caso do e-mail, as campanhas nas redes sociais são ótimas para se aproximar do público. A organização pode interagir diretamente com as pessoas e seus conteúdos se espalham rapidamente.

São ótimas plataformas para quem quer alcançar um público maior e de maneira orgânica. Mas também é possível usar a publicidade paga nesses canais, aproveitando o seu alto poder de segmentação.

Um fabricante de organizador de maquiagem de acrílico pode usar essas plataformas para gerar tráfego, construir e nutrir uma comunidade, criar consciência de marca, gerar lucros e incentivar criação de conteúdo pelos usuários.

Marketing 360

O marketing 360 é usado para promover um produto ou serviço, usando para isso uma mensagem exibida em diferentes canais.

Outros tipos de campanhas, como o marketing de produto, também podem fazer parte do marketing 360, desde que a organização utilize vários canais para transmitir mensagem unificada.

Quanto mais plataformas são usadas, mais pessoas são alcançadas durante a campanha, o que também traz mais comodidade para os potenciais clientes.

Além disso, por meio de uma mensagem coesa e repetida várias vezes, fica mais fácil compreender, gerar lembrança e incentivar as pessoas a agirem.

A marca consegue promover seu produto, reformular seu visual, introduzir uma nova solução no mercado ou maximizar o alcance e os impactos de suas estratégias.

Importância da tecnologia no marketing

A tecnologia é muito importante para o planejamento de marketing de um fabricante de colmeia para loja de roupas. Aliás, ela é essencial para qualquer negócio, principalmente para compreender e atender às necessidades do consumidor moderno.

Por meio desses recursos, os negócios também conseguem se reinventar e trazer soluções realmente compatíveis com os desejos de seus clientes.

Marketing e tecnologia são dois setores que se complementam facilmente e juntos podem traçar estratégias tecnológicas e dinâmicas.

A equipe de TI de uma companhia possui acesso a dados, ferramentas, aplicativos e outros recursos que fazem parte do digital e com os quais os profissionais de marketing já estão familiarizados.

Para uma marca de chave canivete i30, é uma forma de ter acesso a várias oportunidades que vão basear as estratégias nas informações integradas.

Como exemplos estão os softwares de gestão, ferramentas como o Google Analytics, profissionais de performance, análises de big data, entre outros.

Tendo em vista que as áreas de marketing e tecnologia estão alinhadas e se complementam, vários benefícios podem ser observados.

Por exemplo, é possível trabalhar com processos automatizados, por meio de uma gestão organizada e centralizada, monitorar as informações em tempo real, melhorar a experiência do cliente, além de aumentar a produtividade e o rendimento da equipe.

Uma autoescola especializada em carteira cnh pcd consegue identificar e eliminar qualquer problema ou gargalo em suas estratégias, além de otimizar o tempo e os recursos necessários em suas ações.

Mas toda essa aproximação precisa ser estruturada, tendo como base um planejamento que considere o desempenho de cada setor individualmente, para só então identificar as melhorias que devem ser feitas.

Considerações finais

As empresas precisam atualizar e modernizar seus setores, assim serão mais estratégicos e escaláveis, com resultados muito mais seguros e potentes.

O setor de marketing também precisa passar por essa modernização, pois só assim será possível garantir o sucesso nos negócios.

Contar com a tecnologia para fazer marketing é a melhor forma de transmitir a mensagem da empresa, estabelecer uma comunicação suficiente com o público, aumentar as vendas e melhorar os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.