Transmídia x crossmedia: o que são e suas diferenças

Transmídia x crossmedia é um assunto que costuma deixar muitas dúvidas entre gestores e empreendedores que querem investir nessa prática. Também existem aqueles que não estão familiarizados com esses termos.

Mesmo assim, são ações muito comuns e que fazem parte do planejamento de muitas organizações, dos mais variados portes e setores. Mesmo parecendo relativamente semelhantes, são métodos que apresentam conceitos consideravelmente diferentes.

Mas mesmo que os termos pareçam muito complicados a princípio, ao passo que o indivíduo começa a compreendê-lo, percebe que na verdade são estratégias muito simples e fáceis de serem aplicadas.

É muito comum até mesmo que os negócios façam uso dessas estratégias e nem mesmo saibam disso, visto que são muito comuns, principalmente em plataformas como as redes sociais.

Mas conhecê-las e diferenciá-las é muito importante para potencializar o sucesso das campanhas, alcançar os resultados esperados e usufruir dos benefícios que a transmídia e a crossmedia podem trazer para a organização.

Pensando nisso, este artigo vai mostrar a importância da transmídia e crossmídia para as empresas, de que maneira elas podem trabalhar juntas e quais são os benefícios que trazem para as empresas.

Importância da transmídia e crossmedia

Antes de entender a importância dessas práticas, primeiro é necessário saber que crossmedia é um procedimento de compartilhar o mesmo conteúdo, usando para isso ferramentas diferentes.

Dentro do marketing digital, essa ação considera as particularidades dos diferentes formatos presentes na web. Por outro lado, transmídia aproveita as particularidades de cada ambiente para apresentar frentes distintas de um mesmo conceito.

Em outras palavras, uma clínica de psicologia e terapia infantil online aborda a mesma temática, mas de maneiras distintas para atingir públicos amplos. Elas são importantes por diversas razões e uma delas é o fato de potencializar o alcance da marca.

A empresa precisa saber onde a maior parte de seu público se encontra, mas esse conceito pode se limitar à abrangência das campanhas. Isso faz com que essas práticas sejam uma ótima solução para aumentar o alcance do negócio.

No entanto, é necessário analisar as características de cada canal, reproduzir conteúdos levando em conta as particularidades e transmitir ideias para muitos usuários presentes em diferentes mídias.

Também é necessário sair de uma linguagem engessada para encontrar um formato dinâmico que melhora a imagem da empresa. Mas é comum ver negócios receosos na hora de fazer essas mudanças por considerarem o investimento muito alto.

Também existem aqueles que não fazem isso porque não sabem se vão se acostumar com as atualizações. O fato é que é possível usar a estratégia sem precisar gastar muito, afinal, a criatividade é crucial no processo.

A empresa também pode contar com a ajuda de profissionais especialistas que vão utilizar as campanhas e ao mesmo tempo implementar uma comunicação moderna.

Por fim, uma empresa de recarga extintor automotivo pode concluir uma campanha para coletar dados relacionados a vários fatores, como:

  • Engajamento;
  • Interações;
  • Visualizações;
  • Conversões.

Com isso, a corporação terá informações relevantes que ajudam a criar campanhas focadas em mídias que trouxeram excelentes retornos.

Como podem trabalhar juntas?

Para entender como trabalhar essas duas modalidades juntas, é necessário analisar um exemplo. No caso da crossmedia, a empresa pode transmitir o mesmo conteúdo, como dicas de alimentação de diferentes formas.

Essas mesmas dicas podem ser publicações nas redes sociais, vídeo no YouTube, publicação no blog e envio de newsletter para os clientes.

Ao fazer esse planejamento, o usuário estará dentro de um leque de possibilidades para consumir os materiais da melhor forma para ele. Cada um vai usar uma linguagem específica para comunicar e fortalecer a mensagem ou intenção.

Agora, também pode trabalhar o transmídia, por meio de uma estrutura otimizada. Por exemplo, uma publicação nas redes sociais que teve bom engajamento faz com que as pessoas percebam a importância de uma dieta no verão.

Elas entendem que precisam consumir alimentos mais leves e beber mais líquido. A mesma situação se aplica a uma empresa de decoração que vai falar sobre a importância de impermeabilização de sofá.

Ela pode criar uma chamada para o próximo capítulo desse conteúdo publicado nas redes sociais que será lido no blog. Então ela cria uma publicação para seu blog, aproveitando a repercussão de uma postagem para dar outras dicas.

Se ela falou sobre impermeabilização de sofá, nesse próximo capítulo pode falar sobre a importância do espelho na decoração. Ao finalizar a postagem do blog, pode criar uma chamada para uma discussão que vai acontecer no podcast da marca.

Durante essa transmissão, profissionais da área podem conversar sobre assuntos que realizaram no trabalho, falar um pouco sobre tendências de decoração e responder comentários feitos nas publicações anteriores.

Para finalizar uma narrativa exibida em diferentes canais, uma clínica de audiologia exame pode fazer um vídeo cartelado para unir dicas mostradas em todos os outros canais e ainda fazer uma sugestão de leitura.

Analisando essa união pode parecer muita informação, mas são práticas antecipadas e as partes da campanha podem ser liberadas aos poucos, por exemplo, uma vez por semana.

Benefícios da transmídia e crossmedia

Tanto a transmídia quanto a crossmedia trazem muitas vantagens para as empresas, e dentre as que mais se destacam estão:

Expressa o posicionamento de mercado

Posicionamento de marca é algo que pode ser trabalhado por meio dessas ações, visto que elas expressam quais são os ideais e valores que a marca deseja transmitir para o consumidor.

É uma transmissão de ideias e valores que acontece por meio de narrativas com foco em captar a atenção do consumidor. Elas também podem ser usadas com outras ações, como branding, fundamental para reforçar os conceitos perante o público.

Melhora o relacionamento com o consumidor

Com essas ações, uma empresa de calibração equipamentos médicos pode criar estratégias diferentes que chamam a atenção do consumidor e ajudam a compreender um pouco mais sobre o público.

Uma organização que compreende sua audiência consegue fazer campanhas assertivas e entregar conteúdos de valor. Atender às necessidades do consumidor é imprescindível para que ele se aproxime da marca.

Como fazer transmídia

Para fazer transmídia, a empresa precisa investir em ações simples, por exemplo, construir uma presença estratégica em diferentes canais.

É necessário que a presença em mídias diferentes seja estratégica e compatível com as necessidades da persona da marca.

Também é muito importante definir objetivos e compreender a história que será contada e qual é seu intuito, como reforçar a imagem da marca, lançar um produto ou serviço ou até mesmo comunicar a inauguração de uma sede.

Para que sua estratégia transmídia seja bem-sucedida, uma empresa de terceirização de mão de obra construção civil deve investir em storytelling, visto que se trata de uma ação com narrativa cativante, capaz de dialogar com o público.

É necessário estar atento às questões de autenticidade e fidelidade para com a cultura organizacional. Por fim, a marca precisa decidir o papel de cada canal para que possam alcançar o mesmo objetivo e garantir a qualidade das ações.

Como fazer crossmedia

Agora, quando a empresa quer trabalhar com crossmedia, precisa se atentar a outros fatores importantes. Quando ela cria um conteúdo, ele pode ser divulgado em diferentes canais, como o blog institucional, canal no YouTube e redes sociais.

Mas para que a estratégia numa empresa de plano funerário com jazigo realmente funcione, não basta apenas falar sobre o mesmo assunto em canais diferentes. Na verdade, ela precisa estimular o público a consumir seus conteúdos.

Mais do que isso, as empresas precisam interagir com as narrativas em diferentes meios e de maneira complementar.

Dentro desse processo, o primeiro passo é definir um objetivo que será atingido com a estratégia, além disso, é fundamental planejar a maneira como ela será adotada e quais plataformas e mídias serão usadas.

Outro elemento muito importante é considerar o público e a persona para investir nos segmentos de mídia que realmente fazem sentido e que vão ajudar a iniciativa a alcançar o sucesso.

Por fim, um fabricante de portão social de alumínio branco deve garantir o engajamento do consumidor para que ele continue se relacionando com os conteúdos durante toda a campanha.

Considerações finais

Uma das coisas mais importantes para qualquer empresa hoje em dia é saber se comunicar e para isso a organização depende de um bom planejamento de comunicação, usando as melhores estratégias.

A internet traz uma grande variedade de canais e é solo fértil para implementar as ações de transmídia e crossmídia.

Essas práticas aumentam o alcance da marca, elevam o engajamento dos consumidores e ainda ajudam as empresas a conquistarem novos clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.