links patrocinados

Por que trabalhar com links patrocinados?

Quem trabalha com internet e esfera digital como um todo já não pode ignorar a importância que os grandes motores de busca alcançaram hoje em dia, surgindo assim as estratégias como as dos links patrocinados.

De fato, plataformas como o Google, o Bing, o Yahoo e o Ask Brasil, que atualmente são as mais utilizadas em nosso país, já fazem parte do nosso dia a dia, seja pessoalmente ou profissionalmente. 

Alguns simplesmente não conseguem se imaginar sem elas. Nem é para menos, já que as facilidades que elas trazem são crescentes. 

Se você pesquisar agora por algo como plano de manutenção preventiva ar condicionado, encontrará centenas ou mesmo milhares de resultados em poucos segundos.

Além disso, os algoritmos e a Inteligência Artificial estão personalizando cada vez mais a experiência. 

De tal modo que quando buscamos algo que evidentemente é um produto ou serviço, ela já identifica nossa intenção e apresenta as soluções mais próximas.

Se a pessoa utiliza o buscador logada, informando seu endereço e outros dados, a experiência é ainda mais customizada. 

Ademais, com o advento dos dispositivos mobile e os recursos do smartphone, nossa relação com os buscadores aumentou mais ainda.

Deste modo, hoje é possível puxar o celular do bolso e apenas com comando de voz, sem precisar digitar nada, encontrar algo sobre martelinho de ouro pequenos amassados

Na sequência o próprio aplicativo de mapa nos leva ou orienta até o local.

Também é por esse tipo de facilidade que os links patrocinados começaram a fazer cada vez mais sucesso, como solução de tipo Ads (Advertising, que é Propaganda). 

Sendo assim, algo que conecta os usuários às empresas mais próximas e mais pertinentes.

Por isso decidimos aprofundar neste tema, escrevendo este artigo como modo de explicar por que motivo trabalhar com links patrocinados é algo vantajoso. Além de explicar os conceitos, também damos dicas práticas sobre como implementar a estratégia.

Lembrando que é preciso detalhar a importância de tais recursos, bem como listar suas vantagens e seus benefícios. 

Até como modo de estimular quem ainda não começou, para que a pessoa consiga aplicar no caso a caso, sem generalizações.

O mais bacana é que hoje os buscadores evoluíram tanto que já é possível tirar proveito deles com qualquer marca ou tipo de negócio, seja na área de serviços como retoque de pintura automotiva, ou de vendas de produtos no varejo.

Deste modo, se você quer entender de uma vez por todas como trabalhar os links patrocinados é algo que pode mudar a história da sua marca, fortalecendo seu negócio e ampliando seus resultados mais práticos, é só ficar por aqui até o fim.

O que são motores de busca?

Antes de tudo é preciso entender melhor do que se tratam essas plataformas que ficaram conhecidas como motores de busca ou buscadores.

Basicamente, elas surgiram logo no início do surgimento da internet, ainda na década de 1990. 

Contudo, eram consideravelmente diferentes, uma vez que a indexação de sites nelas era feita como em livros, por capítulos e divisões temáticas.

A grande revolução veio quando o Google aprofundou seus parâmetros, unindo o sistema de busca com uma Inteligência Artificial altamente tecnológica. 

É isso que aumenta a assertividade das buscas e promove a experiência customizada de que falamos.

De lá para cá a mudança que isso causou na sociedade foi tão grande, que atualmente o Google realiza nada menos que 3,5 bilhões de buscas por dia. Os dados são da Internet Live Stats, conceituada empresa da área.

Com isso podemos dizer que hoje o Google é uma das maiores vitrines do mundo. 

Portanto, imagine se uma autoescola de bairro que emite habilitação carro e moto aparecer ali com destaque, como é a proposta dos links patrocinados.

Nisso consiste o principal motivo pelo qual é vantajoso fazer isso. Até porque, as empresas que aparecem com destaque nas primeiras páginas, são as que obtêm os resultados comerciais de maior destaque, sem dúvida.

Do mesmo modo, hoje dominar essas primeiras páginas chegou a se tornar um tipo de status, o que realmente pode fortalecer uma marca, para além dos efeitos mais práticos e comerciais que possam vir daí, como o crescimento das vendas e negociações.

Por dentro dos links patrocinados

Para dar um passo além e tomar a decisão mais importante, que é a de fazer os anúncios ou patrocínios nos motores de busca, é preciso entender seu segmento e as modalidades disponíveis e mais indicadas.

Sobre o segmento, tudo começa com o estudo da palavra-chave, pois ela é que vai posicionar seu negócio quando o cliente digitar algo como bateria de carro 60 AMP

Depois de escolher as melhores e mais assertivas do seu nicho, é preciso dar um passo a mais.

Para isso, você precisa escolher a modalidade de anúncio, o que já tem tudo a ver com orçamento e quantidade de dinheiro que será investido. 

Hoje as opções mais comuns são:

  • CPC (Custo por Clique);
  • CPM (Custo por Mil Impressões);
  • CPV (Custo por Visualização);
  • CPA (Custo por Ação).

Os nomes são bastante intuitivos, e além de já explicarem como funcionam, baseiam-se na antiga publicidade, que lidava com impressão de panfletos, flyers e afins.

Assim, no CPC a empresa que anuncia vai pagar para cada vez que alguém clicar no seu link patrocinado, sendo que o valor do clique pode variar incrivelmente de segmento para segmento, indo de centavos a dezenas de reais.

Já no CPM a empresa anunciante paga mediante mil visualizações, o que demora mais para chegar. 

Essa modalidade é parecida com a visualização (CPV), mas neste último caso o crédito ou orçamento é consumido de modo avulso.

Por fim, o CPA já é tipicamente digital, uma vez que inclui um botão e uma ação que o cliente em potencial realizar ali mesmo pela internet, seja uma compra, um download ou o preenchimento de um formulário, como para captação de leads.

O poder da customização

Dentre as várias vantagens que já sinalizamos até aqui, é preciso aprofundar em outro benefício enorme trazido pelos grandes motores de busca. 

Trata-se da customização operada não apenas na busca do usuário, mas também nas campanhas feitas.

Afinal, seu link patrocinado vai permitir que você personalize também a sua experiência com a plataforma, configurando uma campanha para que ele caia como uma luva.

Assim, uma autoescola que faz adição de categoria D vai poder escolher a dedo o orçamento que deseja investir, sendo que após atingir esse teto a campanha pausa sozinha.

Do mesmo modo, é possível segmentar o público que será impactado, de maneira que seus créditos não serão consumidos com cliques, visualizações e interações de pessoas que não têm seu perfil, mas apenas com os clientes em potencial.

Ademais, também é possível escolher elementos como data em que a campanha aparecerá, com os dias exatos da semana. 

A região para a qual você deseja aparecer, como os bairros ou municípios específicos da sua área de atuação.

Além disso, os horários, seja para focar o período da manhã, da tarde ou da noite. O que pode fazer toda diferença, dependendo do serviço ou produto com o qual sua empresa lida.

É mais rápido que o SEO

Hoje em dia não é possível falar sobre motores de busca sem mencionar o famoso SEO (Search Engine Optimization), que faz a Otimização de Páginas para Motores de Busca.

Certamente, a otimização tem um papel importante no crescimento de qualquer empresa. Contudo, ela é conhecida por proporcionar um crescimento orgânico, que acontece bem aos poucos e pode demorar vários meses até trazer resultados comerciais.

Já com o link patrocinado, uma empresa que faz reparo de diferencial caminhão (uma peça que atua nos eixos do veículo) ganha o topo das páginas de busca no mesmo dia, podendo começar a receber e-mails e ligações dentro de poucas horas.

O diferencial dos relatórios

Por fim, uma vantagem assombrosa dos links patrocinados é que a plataforma permite emitir relatórios e fazer métricas com uma precisão que antes da internet seria impensável.

Portanto, assim como é possível customizar a campanha e definir detalhes como região, horários e afins, também é possível entender melhor não apenas o seu desempenho na internet, mas até mesmo o comportamento do cliente.

Deste modo, uma empresa que trabalha com cabine primária consegue detalhar quais campanhas funcionam melhor, quais tiveram mais cliques, o tempo de permanência do leitor na página, os traços do público realmente impactado e daí em diante.

Com isso, também é possível definir quais ações valem mais a pena e da próxima vez alocar todo seu orçamento nela, descontinuando as que não foram tão bem.

Considerações finais

Sendo assim, não é possível falar em marketing digital sem aprofundar-se nos links patrocinados, já que eles se relacionam com os buscadores, que hoje representam a maior vitrine do mundo.

Acima explicamos melhor os conceitos que fazem parte desse universo, além de dicas práticas sobre como anunciar e por que motivo fazê-lo. 

Assim fica bem mais fácil e até mais seguro para você dar os primeiros passos, seguindo as boas práticas da área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.