Ruídos na comunicação: 4 dicas de como evitá-los

Ruídos na comunicação: 4 dicas de como evitá-los

Dentro de uma dinâmica social qualificada, há uma série de mecanismos que precisam ser levados em consideração na hora de estruturar um contato. Desta forma, não há como ignorar o papel dos ruídos na comunicação.

Antes de qualquer coisa, é fundamental entender que a comunicação é uma das bases mais importantes para a elaboração das mais diversas perspectivas no reino animal, criando soluções importantes dentro de alguns problemas que podem surgir.

O uivo do lobo, a retração de um filhote ou outros aspectos de interação natural dos animais pode demonstrar uma orientação de comunicação para os entes de uma mesma espécie ou, até mesmo, de outra.

Por exemplo, quando o gato está com fome e mia do lado do seu pote de ração, essa é uma forma dele comunicar que ele quer comer, mesmo que não haja uma interação verbal nesse sentido.

Desta forma, é possível entender esses padrões, também, dentro de uma lógica humana, uma vez que, mesmo antes de falar, é possível encontrar uma série de elementos de linguagens que tornam a comunicação mais dinâmica.

A comunicação, nesse caso, pode ser percebida como um choro, uma dança, um sorriso ou um grito, seja como for, esses são pontos que podem fazer com que um bebê tenha uma relação comunicacional bastante objetiva com seus pais.

Outra forma importante de perceber como a comunicação lida com aspectos não verbais é, justamente, quando uma pessoa está em um país estrangeiro e não domina o idioma, o que faz com que ela apele para gestos.

No mercado, por exemplo, é possível perceber a adoção de símbolos para comunicar uma marca, o que pode levar a uma impressão de etiqueta kraft personalizada a ser um elemento comunicacional tão importante quanto a venda verbal.

Isso tudo consegue representar o caráter complexo que uma comunicação pode ter e, portanto, dentro das mais diversas concepções é possível pensar em estruturas que podem lidar dessa forma de forma bastante sutil.

Como é o caso de uma clínica de internação veterinária semi e UTI que, via de regra, precisa passar uma lógica de calma para o tutor do pet que está ali esperando a recuperação do animal.

Como se dá o processo comunicacional?

A comunicação é um elemento central para a transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor a partir de uma série de parâmetros que podem ser considerados na hora de analisá-la.

Ela é a base de uma construção simbólica, cultural e social, sendo o elemento de complexidade humana que consegue se distinguir de outros animais dentro de todos esses contextos.

Desta forma, é possível perceber todo um sistema de compreensão que pode ser percebido a partir de um breve exercício, como o da aparição de uma logo que pode indicar que aqueles pneus certificados pelo inmetro preço são seguros.

Nesse caso, o selo do Inmetro sem nenhuma palavra já demonstra uma certa credibilidade, o que pode ser um fator comunicacional determinante dentro de todos esses padrões de interações.

Diante de tudo isso, é preciso entender a respeito a respeito de como se dá o processo de comunicação.

Emissor

Sendo o elemento inicial de uma comunicação, o emissor tem a tarefa de utilizar todos os recursos posteriores para criar uma transmissão de mensagem de forma clara e objetiva para o receptor.

Nesse caso, um anúncio de locação de cadeirinha suspensa pode demonstrar quem é o emissor de uma mensagem e como ela lida com cada desafio da codificação.

Meios ou mídia

Seja qual for a denominação, o meio ou mídia consiste em um agente que irá dar suporte e médias a transmissão de uma mensagem, seja de um ponto de vista mais estruturado, como uma televisão, ou do dia a dia, como o ar que propaga ondas sonoras.

Independente de qual seja a orientação midiática estabelecida, é importante que o emissor e o receptor esteja com pleno acesso a esses contextos para que não haja nenhum tipo de prejuízo à compreensão.

Mensagem

A mensagem é o conteúdo do que se está querendo passar, podendo ser uma informação, um sentimento, uma sensação ou qualquer outro elemento de comunicação.

Desta forma, uma empresa que faz troca de vidro de carro pode elaborar alguns símbolos de segurança para que haja uma perspectiva bem sustentada nesse sentido.

Código ou linguagem

Esses são elementos que lidam com a codificação de uma mensagem, podendo ter ou não uma influência na língua, nas arte ou nas expressões dentro das mais variadas possibilidades simbólicas.

Contexto

O contexto nem sempre é apontado como um elemento comunicacional, mas ele acaba sendo um ponto importante que diz respeito à percepção do emissor de uma mensagem.

Desta forma, a venda de equipamentos para sushi bar pode fazer sentido dentro do mercado, mas, fora dele, não tem um impacto tão grande por falta de contexto.

Receptor

O receptor é a pessoa que irá receber uma mensagem e decodificá-la a partir de seu contexto, o que pode ter ou não uma exatidão de percepção a respeito daquilo que o emissor quis transmitir.

O que é ruído na comunicação?

Diante de todos esses pontos, há um fator que pode ser bastante complexo dentro dessas estruturas, o ruído.

Esse é um aspecto que acaba interagindo dentro dessas orientações de comunicação, uma vez que ele lida com a quebra de alguns dos padrões estabelecidos, gerando uma impossibilidade parcial ou completa de se receber ou transmitir uma mensagem.

Por exemplo, uma impressão ribbon mono bem-feita pode passar uma mensagem bem estruturada, mas, a um simples amasso da folha, esses elementos podem ficar mais ruidosos.

Desta forma, a ruptura do processo comunicacional pode ser um elemento importante na hora de gerar algum tipo de ruído, inibindo a transmissão de uma mensagem.

Por isso, é importante entender quais são os tipos mais comuns de ruídos que podem ser apresentados dentro de uma dinâmica de comunicação:

  • Ruídos físicos;
  • De linguagem.
  • Técnicos;
  • Cultural;
  • Fisiológicos;
  • Organizacional.

Esses são tipos de ruídos que podem ser detectados dentro de uma dinâmica de comunicação, podendo fazer parte de cada uma das etapas.

Assim, por exemplo, quando uma auto escola perto de mim elabora algum tipo de comunicação com o seu público, é preciso que ela consiga considerar todos esses aspectos.

Um ruído cultural, por exemplo, pode fazer com que uma mensagem que em determinada região possui um aspecto positivo, em outra, modifique o seu caráter.

Dica para evitar ruídos

Com base em todos esses elementos, é importante entender a respeito de algumas dicas que podem, de fato, reduzir as perspectivas de ruído, elevando as dinâmicas de contato.

Analisar o público-alvo

Seja em lógica empresarial ou do dia a dia, saber como analisar o público-alvo pode ser um fator determinante para a clareza de ideias, uma vez que não há como garantir uma compreensão sem saber o mínimo a respeito de quem está recebendo a mensagem.

Adaptar a mensagem

Saber com quem se está falando pode ser bastante importante, garantindo, assim, que haja uma adaptação a respeito da mensagem, uma vez que uma perspectiva técnica para um leigo pode deixar as coisas ainda mais confusas.

É importante saber adotar um datismo e, também, uma orientação de linguagem que consiga facilitar a compreensão do receptor.

Contextualizar

Para entender se há ou não o contexto necessário para uma mensagem, é importante saber como contextualizar esses elementos, garantindo que todos irão estar participando de uma mesma orientação.

Desta forma, torna-se mais fácil a compreensão das dinâmicas de comunicação sem ruídos aparentes.

Solicitar feedback

O feedback aparece, também, como um dos elementos fundamentais da comunicação, uma vez que ele representa a reação do ouvinte.

A solicitação desses aspectos pode ser importante para garantir a compreensão de ambas as partes a respeito do que está sendo dito.

Considerações finais

Com o passar do tempo, a comunicação foi ganhando uma série de agentes que conseguiram qualificar essas dinâmicas de forma cada vez mais intensa.

No entanto, o ruído continua sendo um dos fatores mais desagradáveis dentro desses contextos.

Portanto, é essencial que haja uma consideração que consiga reduzir os seus impactos, criando uma dinâmica de mensagem cada vez mais clara.

Desta forma, seja de um ponto de vista pessoal ou empresarial, esses recursos podem ser levados em consideração de forma mais objetiva.

A busca por uma redução de ruído é, também, a elaboração de dinâmicas técnicas, pessoais e de linguagens que podem lidar com os mais diversos contextos de receptores diferentes.

Por isso, hoje em dia, há uma diversidade bastante grande de conteúdos que acabam impactando certos públicos, mas não fazendo sentido para outros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.