campanha do ponto de venda

Como promover uma campanha no PDV?

 

Uma campanha no PDV é uma ação realizada dentro do ponto de vendas, sendo importante para garantir a interação entre o cliente e a marca. Aliás, esse tipo de estratégia costuma promover o primeiro contato entre uma pessoa e uma empresa.

O ponto de vendas permite que diferentes ações promocionais sejam realizadas, mas é necessário escolher aquela que mais combina com o negócio, o que depende de pesquisa e muita prudência.

Essa ação precisa ser bem planejada e criativa, uma vez que pequenos erros podem comprometer o orçamento da empresa e seu cronograma.

Em um primeiro momento, criar promoções parece algo simples, mas, na prática, não é bem assim, pois as estratégias de vendas precisam ser bem elaboradas, de modo a favorecer o consumidor e trazer lucros para o negócio.

Para isso, é necessário ter alguns critérios em mente que vão garantir resultados positivos. A loja precisa criar uma ponte entre ela e o comprador em potencial e ampliar a percepção de valor da marca.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que são ações no ponto de venda, porque elas atraem o consumidor, além de algumas dicas para executar uma boa estratégia de marketing para campanha no PDV.

Marketing no PDV: do que se trata?

PDV é uma sigla para “ponto de venda”, ou seja, o local onde os produtos e serviços são vendidos, e as ações realizadas nos estabelecimentos são divididas em dois grupos: com promotores e sem promotores.

São fundamentais para fidelizar o comprador, atrair novos clientes e aumentar as vendas do estabelecimento. A loja também consegue alcançar outros objetivos, como:

  • Gerar conhecimento no público;
  • Lançar novos produtos;
  • Aumentar o alcance da marca;
  • Trazer novas soluções.

Independentemente do tipo de ação que uma loja de pin metálico personalizado fizer, ela precisa ser bem executada e gerar sentimentos positivos nos consumidores, afinal, isso aumenta o engajamento e faz com que ele se lembre da marca no dia a dia.

Por que as ações atraem os clientes?

O consumidor se sente atraído por esse tipo de ação por diversas razões, pois ela sempre traz algum tipo de benefício para os clientes. Alguns exemplos de benefícios gerados por uma campanha no PDV são:

Sorteios e concursos

Sorteios e concursos são ótimas opções para fidelizar os clientes e ações promocionais de muito sucesso. As pessoas gostam de ganhar algo, principalmente se forem úteis e de valor.

Outro exemplo muito atraente são os descontos e cartões fidelidade, benefícios que facilitam a compra e agradam a clientela.

Para fazer esse tipo de ação em seu ponto de venda, a marca só precisa montar um balcão no estabelecimento para que os consumidores preencham cupons.

Brindes promocionais

Um chaveiro personalizado logo, camisetas, mochilas e outros tipos de brindes atraem os clientes porque são produtos úteis e que não geram custos para os consumidores.

Estes podem ser distribuídos por promotores ou apenas entregues pelos vendedores a clientes que compraram alguma coisa. Muitas pessoas compram produtos e serviços porque desejam receber um brinde exclusivo.

Convites para eventos

A empresa pode convidar os potenciais clientes e clientes para eventos onde possam conhecer um pouco mais sobre a marca.

As pessoas se sentem muito interessadas por isso, principalmente se houver a participação de músicos ou qualquer outro tipo de entretenimento.

Muitas marcas, inclusive as famosas, investem nesse tipo de ação, mas dentro do ponto de venda, uma maneira interessante de atrair as pessoas é por meio de vídeos, experiências sensoriais, entre outros.

Só que, para realmente atrair os consumidores, é necessário saber desenvolver ações assertivas de campanha no PDV, e existem muitas maneiras de obter sucesso.

Como fazer campanhas no ponto de vendas?

Para aproveitar todos os benefícios desse tipo de campanha, é necessário saber organizá-la. Algumas dicas são:

1. Aproveitar as datas especiais

Ao longo do ano, um posto de gasolina pode distribuir adesivos personalizados para motos em vários momentos. Existem muitas datas especiais que precisam ser aproveitadas diretamente no ponto de vendas.

Mas a empresa precisa estar atenta às tendências para que possa competir com os concorrentes, pois eles também vão aproveitar:

  • Carnaval;
  • Dia das mulheres;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães ou Dia dos Pais;
  • Natal.

Nessas épocas, as pessoas estão inclinadas a consumirem produtos e serviços, e além de datas comemorativas famosas, as ações no ponto de vendas também podem acontecer durante a Black Friday, dia dos professores, entre outros.

2. Melhorar o layout do PDV

As pessoas gostam de visitar lugares novos, e por essa razão, sempre atualize a comunicação visual da loja por meio de um logo, fachada diferente, interior modificado, entre outras mudanças que atraem os clientes.

Para saber o tipo de layout mais adequado, o ideal é estudar o público-alvo para conhecer seu comportamento e interesses.

3. Sinalizar o ponto de vendas

Em um hotel pousada com café da manhã incluso, as promoções chamam a atenção por si só, mas é necessário divulgá-las no PDV.

Sinalize-o de acordo com os objetivos da ação para que o consumidor se sinta atraído pelos itens e entre para conferi-los.

4. Usar infláveis promocionais

Muitas lojas utilizam infláveis personalizados durante suas ações promocionais no ponto de vendas. Eles são montados bem em frente à porta da loja para expor a marca.

Outra estratégia do tipo que funciona muito são as tendas, que podem ser usadas como um mini showroom para expor os produtos, enquanto o promotor esclarece as dúvidas e aproveita para cadastrar novos clientes.

5. Estabelecer um prazo para a promoção

Um dos maiores erros que uma empresa pode cometer é fazer uma promoção sem prazo para acabar ou não respeitar a data limite da campanha.

Quando uma empresa de lavagem epi cria uma promoção, seu objetivo é criar um senso de urgência, ou seja, fazer o cliente entender que as condições estão disponíveis por tempo limitado.

Isso motiva as pessoas a comprarem rapidamente para aproveitar o preço baixo ou uma quantidade limitada de produtos em estoque.

Em contrapartida, se a data não for respeitada, transmite a ideia de enganação ou que a empresa não tem palavra, sem falar no fato de que pode esfriar e se tornar ultrapassada.

6. Comemorar o aniversário da marca

Muitas ações promocionais e campanha no PDV são voltadas para o aniversário da empresa, da unidade ou até de um produto. É uma excelente maneira de aproveitar oportunidades e atrair novos clientes.

No entanto, para trazer excelentes resultados é necessário convidar os passantes e outras pessoas para celebrar o momento no ponto de vendas, afinal, trata-se de algo muito importante para a marca e a clientela.

Para despertar ainda mais o interesse dos potenciais compradores e compradores fiéis, uma loja de bateria tracionárias de 24v pode oferecer comes e bebes, cupons de desconto, dentre outras estratégias, além de investir na comunicação externa da loja.

7. Divulgar as campanhas

De nada adianta criar a campanha perfeita se poucas pessoas vão saber sobre ela. Nesse sentido, além de customizar o PDV, divulgue as campanhas em diferentes canais, tanto online quanto offline.

Uma boa opção são as redes sociais, pois elas impactam muitas pessoas ao mesmo tempo e são ótimas para divulgar imagens do estabelecimento durante a campanha.

8. Usar Wind banner

O wind banner é um tipo de mídia portátil, fácil de montar, com baixo custo e muito impacto visual. Uma empresa de lavagem de estofados de carros a seco pode personalizá-lo e imprimir em uma ou ambas as faces.

O recurso pode ser usado dentro e fora do estabelecimento, ajudando a promover o ponto de venda, seus produtos e serviços.

9. Contratar promoters

Os promotores de vendas, ou promoters, são profissionais que ficam dentro ou fora do estabelecimento, podendo abordar os consumidores ou recebê-los para esclarecer dúvidas e prestar atendimento.

Eles geram grande impacto visual na campanha porque utilizam uniformes personalizados e são treinados para falar tudo sobre a ação.

Os promoters costumam ser usados em degustações, distribuição de brindes e em showrooms, mas nada impede contratá-los para participar de eventos dentro da loja, ajudando a compor o layout da estratégia.

Considerações finais

O objetivo de toda empresa é vender, como uma de automação de portão basculante, portanto, é preciso investir em ações e estratégias que despertem o interesse do consumidor em relação aos produtos e serviços.

Embora as estratégias de marketing na internet e em outros canais sejam importantes, é no PDV que o cliente vai interagir pessoalmente com a marca, por isso, ele não pode ficar de fora das campanhas.

O estabelecimento precisa atrair a atenção dos compradores e mostrar que a marca se preocupa em favorecê-los e beneficiá-los, por meio de promoções, distribuição de brindes, degustações e outras estratégias que vimos ao longo deste conteúdo.

Assim, uma campanha no PDV é capaz de transformar o local em um chamariz e aumentar as vendas consideravelmente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.