Um resumo sobre o que é marketing

Por que o marketing deixou de ser uma opção e se tornou uma obrigação?

O marketing se tornou uma das ferramentas mais importantes para o sucesso de uma empresa nos dias de hoje, sejam elas do ramo de confeitaria ou de camiseta uniforme empresa

Ele não é mais uma opção, mas sim uma obrigação, tudo porque, os consumidores estão cada vez mais informados, exigentes e conectados e, por isso, é essencial que os gestores saibam como se comunicar de forma eficiente e eficaz. 

Se ficou curioso sobre o tema, saiba que nesta matéria vamos entender melhor o que é este conceito e por que o marketing tende a se fortalecer ano a ano, principalmente com a chegada da internet.

Um resumo sobre o que é marketing

Resumidamente, marketing é um conjunto de estratégias e ações que visam entender, criar, promover e entregar valor aos consumidores de produtos ou serviços. É uma atividade fundamental àquelas marcas que anseiam por sucesso nos negócios. 

Dentre os principais detalhes, temos o envolvimento com a análise do mercado, a definição do público-alvo, a criação de produtos ou serviços que atendam a essas demandas, a promoção, a divulgação desses produtos ou serviços e a venda e distribuição aos consumidores finais. 

Comparativamente, assim como uma botoeira ponte rolante gera autonomia para um operador, pois conduzirá os comandos e limitará as movimentações da ponte rolante, o marketing tende a economizar tempo e custos.

Vale lembrar que ele está presente em todas as etapas da jornada do consumidor, desde a identificação da necessidade até a fidelização do cliente, ou seja, o objetivo aqui é criar uma relação de confiança e satisfação entre a empresa e o consumidor.

A importância do marketing para a sobrevivência das empresas

Esse subtítulo é excelente, já que o marketing atual é responsável por atrair e fidelizar clientes, aumentar as vendas, promover a imagem da marca e posicionar a empresa de forma estratégica no mercado. 

Sem ele, as empresas ficariam perdidas, sem saber como se comunicar ou se destacar da concorrência. Quando bem feito, uma marca de compressor de ar industrial, por exemplo, conquistará muitos frutos, sem sombra de dúvidas.

O impacto da tecnologia no marketing

A tecnologia tem sido uma das principais responsáveis pela transformação do marketing nos últimos anos. Com o avanço da internet e das redes sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok e etc), o comportamento dos consumidores mudou drasticamente. 

Eles estão cada vez mais conectados e informados, e por isso, todos os colaboradores precisam estar preparados para se comunicar com eles de forma eficiente e eficaz (em maior ou menor grau de interação).

Esses exemplos que demos, são as principais ferramentas de marketing utilizadas pelas empresas atualmente, pois permitem que sejam mais diretas, entendam melhor as necessidades daqueles que têm a intenção de compra e criam relacionamentos duradouros com eles.

A necessidade de se destacar da concorrência

Com a concorrência cada vez maior, é essencial que as empresas saibam como se destacar e se posicionar de forma estratégica no mercado. E o marketing é uma das principais ferramentas para isso.

Ele permite que uma marca crie uma imagem forte e positiva, além de produtos e serviços inovadores e que atendam às necessidades dos clientes de forma eficiente. E não para por aí, já que pode ser responsável por uma diferenciação clara entre bom atendimento e etc.

Outro detalhe para diferenciar-se tem a ver com os mecanismos de busca. Quando se tem um post de qualidade utilizando o termo ‘carrinho de supermercado preço’, com palavras chave e de transição bem colocadas, meta descrição e etc., certamente você ficará no topo.

A importância do marketing digital

Há diferenciações entre marketing tradicional e marketing digital. O segundo é responsável por atrair e fidelizar clientes, promover a imagem da marca e posicionar a empresa de forma estratégica no mercado. 

E o melhor de tudo é que ele pode ser medido de forma precisa, permitindo que as empresas entendam melhor o comportamento dos seus clientes e tomem decisões estratégicas com base nesses dados.

O marketing digital é composto por diversas ferramentas (e algumas delas até já comentamos aqui), como o SEO (Search Engine Optimization), o marketing de conteúdo, o e-mail marketing, as redes sociais e o marketing de busca. 

Agora é hora de tirar tudo isso do papel e colocar em prática sua estratégia para que lucre, retenha clientes e se torne autoridade em seu meio.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.