Likes no Instagram

Pontos positivos e negativos do desaparecimento dos likes no Instagram

 

Em 2019, o Instagram parou de exibir o número dos tão cobiçados likes. A ação foi tomada com o objetivo dos usuários focarem mais nos conteúdos do que na quantidade de curtidas. 

Na época, a medida dividiu opiniões, agradando a alguns e desagradando a outros. Porém, os dados não desapareceram totalmente, uma vez que você continuava a ver quantas curtidas suas publicações recebiam, embora não pudesse ver os números de que você seguia. 

Separamos algumas vantagens e desvantagens do desaparecimento desses números, conheça-as. 

Descubra como melhorar o perfil da sua empresa no Instagram.

Pontos positivos

1. Aqui jaz a vaidade

Segundo a plataforma, a medida de retirar a contagem pública de likes dos posts foi uma questão de saúde mental. O número de likes costumava indicar a popularidade de algo ou alguém e ser uma forma de avaliar se um conteúdo é relevante ou não. Com o fim do aparecimento dos valores as pessoas começaram a focar mais em produzir bons conteúdos sem visar tanto as curtidas. 

2. Comprar likes já não é tão importante

A prática de comprar curtidas acabaram perdendo sentido com a medida adotada pela rede social. Como já avisamos por aqui, os likes não representam nada e não valem de nada em uma estratégia de marketing digital, são somente uma métrica de vaidade. Quantidade de curtidas não representa sucesso ou fracasso de um produto ou serviço.

3. Foco no conteúdo

Com o fim do número de likes, o conteúdo ganhou mais destaque dentro da rede. Este deve ser o seu foco. Concentre-se no conteúdo, engajamento e resultados reais que a sua marca está tendo. Esses são os números que importam. Conteúdos de qualidade com bom número de alcance, compartilhamentos e que entregam conversões são muito mais importantes para suas estratégias. 

Aprenda como aplicar estratégias de marketing de conteúdo no seu negócio. 

Pontos negativos

1. Fim do efeito manada 

Métricas de vaidade não "vendem" produtos. Mas uma coisa é preciso admitir: o efeito manada é real. Ou seja, muitas vezes quando uma postagem de conteúdo passava pelo feed muita gente julgava a relevância daquele conteúdo pela quantidade de curtidas que possuía. O desaparecimento do número de likes pode parecer para algumas marcas como algo que dificulta o engajamento de suas postagens.

2. Menos posts vistos por pessoa

Sem o crivo dos likes para decidir que conteúdo consumir ou não, tende-se a prestar mais atenção ao conteúdo. E isso é ótimo. Mas será que este excesso de atenção não vai levar as pessoas a passarem por menos postagens, uma vez que ficam mais tempo em uma única postagem?

3. Golpe no coração da plataforma?

Toda a rede social tem sua entrega de valor. Dependendo da entrega de valor, as pessoas decidem se desejam estar ali ou não. E precisamos admitir que parte da "graça" para muitos geradores de conteúdo era exibir seu número de likes. Quando as curtidas desapareceram o questionamento se a ação seria prejudicial a plataforma foi super válido, mas hoje temos a resposta negativa a essa pergunta. O Instagram segue firme em suas entregas e não foi abalado pelo fim dos likes. 

Os likes não desapareceram

Em 2021, o Instagram começou a testar uma nova funcionalidade: a de ocultar os likes. Com ela é possível escolher se você deseja deixar o número de curtidas das suas publicações visível para outras pessoas. 

Hoje, através das configurações é possível ocultar o número de curtidas de todas as suas publicações ou de posts específicos. Ou seja, os likes não desapareceram totalmente. 

Contudo, atualmente, a quantidade de curtidas não é um parâmetro tão grande de sucesso quanto era antigamente, antes das decisões de não mostrar mais os números. 

Aprenda a usar hashtags no Instagram.

Quais métricas do Instagram realmente importam?

Se os likes e o número de seguidores não são parâmetro de sucesso, o que entra na conta? Acompanhar as métricas é importante para vários aspectos como avaliação das estratégias, análise de presença digital e KPIs

1. Alcance

O alcance é referente ao número de pessoas/contas que viram seu post. Essa é uma das métricas mais importantes de se avaliar, pois mostra a quantidade de pessoas que as publicações estão atingindo.

2. Impressões

Já as impressões contam o número de vezes que seus conteúdos foram acessados. Ou seja, ela contabiliza quantas vezes um post foi exibido para os usuários. Se um perfil acessa a mesma publicação três vezes, por exemplo, você terá três impressões e um alcance. 

3. Engajamento

A taxa de engajamento avalia a interação dos usuários com seus posts. Ela avalia se seus seguidores estão interagindo com suas publicações, curtindo, comentando, salvando, compartilhando. O cálculo é feito a partir do total de seguidores. 

4. Visualizações

Como o próprio nome já sinaliza, as visualizações contam o número de vezes que um vídeo, como um reels, ou story foi visto. Porém, essa é uma métrica que precisa ser analisada com cuidado para não cair no esfera da vaidade.

5. Salvamentos

Os salvamentos indicam a quantidade de pessoas que salvaram seu post. Essa métrica é muito boa, principalmente para negócios B2B, pois indicam que você está produzindo um conteúdo relevante, que as pessoas querem acessar novamente. 

6. Compartilhamentos

O número de vezes que um conteúdo é compartilhado por mensagem no direct ou nos stories de outras pessoas é uma taxa muito interessante, pois mostra que seu conteúdo foi relevante para aquele usuário e gerou identificação fazendo com que ele compartilhasse com outras pessoas. A métrica de compartilhamento ainda ajuda a melhorar outras como a de alcance, impressões e engajamento. 

7. Comentários

Os comentários são uma forma de interação do público com a marca e também é um indicador de relevância do seu conteúdo. Eles têm impacto no engajamento. 

8. Visitas ao perfil

O número de visitas ao perfil é uma forma de entender quantas pessoas estão chegando até sua marca por meio dos conteúdos que você produz e tiveram a curiosidade de visitar seu perfil. Além da passagem rápida alguns dos visitantes podem vir a se tornar seguidores, o que é outra métrica que pode ser calculada, mas com cuidado. 

9. Cliques no link da bio

Essa métrica está alinhada com a anterior, uma vez que o usuário só vai clicar no link para acessar seu site ou outros conteúdos disponibilizados no link da bio se acha-los de fato interessantes e quiser se aprofundar neles. 

Gostou de entender mais sobre o que analisar no Instagram? Aprofunde seu conhecimento e melhore sua estratégia de marketing com a ajuda do nosso Guia Completo de Gestão de Redes Sociais. Baixe grátis.