Pontos positivos e negativos de utilizar o marketing de vendas incisivo

Pontos positivos e negativos de utilizar o marketing de vendas incisivo

O setor comercial de uma empresa é uma das peças mais importantes para definir o êxito de um negócio, quanto melhor ele for desenvolvido, maior será sua chance de alcançar o sucesso, mas para que ele funcione bem é preciso de um ponto principal: vender de forma incisiva. 

Nenhuma corporação sobrevive sem conseguir vender seus produtos, e por melhor que seja a qualidade da sua linda mesa elevatória e mais funcional ela seja, dificilmente irá conseguir vendê-la sem trabalhar a sua divulgação da forma correta, e é exatamente aí que entra o chamado marketing de vendas.

Essa é uma modalidade do marketing que tem como foco único a venda de produtos ou serviços, aqui não estamos falando da construção do relacionamento com o cliente, do desenvolvimento da marca ou da sua consolidação dentro do mercado, o foco aqui são as vendas e os resultados de maneira incisiva. 

É claro que mirar essa estratégia significa ampliar seus resultados e focar em vender mais, e quem não quer isso? Mas em contrapartida, essa também é uma ação que sofre com alguns riscos, no texto de hoje, iremos citar os pontos positivos e negativos de utilizar o marketing de vendas incisivo dentro da sua empresa, confira!

Foco total nos resultados

O principal ponto positivo do chamado marketing de vendas incisivo é justamente os resultados que são gerados através dele, como o seu foco é totalmente direcionado para obter resultados, a tendência é que todas as suas estratégias se direcionam nessa mesma direção. 

Isso cria um fluxo único de funcionamento com foco em aperfeiçoar seus resultados e vender seus produtos, sem enrolações e de forma direta. Isso significa que o retorno do seu investimento em marketing tende a ser reembolsado de forma quase que instantânea, sem contar os resultados cada vez mais presentes na sua rotina.

Aumento da receita e efetividade

Com os resultados chegando de forma mais frequente, é uma consequência que você comece a aumentar a receita da sua empresa e é claro, sua efetividade, é possível lucrar muito mais e render muito mais dinheiro até mesmo em espaços curtos de tempo. 

Essa dinâmica mais incisiva, auxilia a aumentar a efetividade já que o seu marketing atua indo direto ao ponto, no final das contas, o dinheiro chega em cima da sua mesa inox industrial com maior facilidade, movimentando mais o seu fluxo de caixa e sendo cada vez mais eficiente. 

Estratégias escalonáveis e replicáveis

A partir do momento que você começa a aplicar o marketing de vendas incisivo, basicamente é criado um modelo de negócios que se torna totalmente escalonável e também replicável. É possível usufruir dessa ferramenta não só uma única vez, mas sim criar campanhas que perduram de forma quase que vitalícia. 

As vendas sempre ocorrem para diferentes usuários, e com o foco de aumentar sua carteira de clientes, as mesmas estratégias podem ser aplicadas de forma padronizada, é possível testar o que está dando certo e atuar de forma totalmente escalável e replicável, forçando o máximo de efetividade da sua ação. 

Investimento alto

Mas é claro que não existem só pontos positivos nessa estratégia, o primeiro ponto que deve ser preocupante é o investimento alto. Aplicar um conceito incisivo e buscar fechar uma venda a qualquer custo não é uma tarefa barata, é preciso investir em anúncios e em uma boa publicidade para ser visto pelo público, ganhando destaque e por consequência, cumprindo seus objetivos. 

Além do investimento considerado alto, os números podem decepcionar, por ser uma ação direta, é bem capaz de você perder dinheiro com clientes que não foram fisgados ou até mesmo testes que não trouxeram resultados. 

Diferente dos portões basculantes que são simples de serem colocados, aqui temos uma certa dificuldade para trazer retornos, e por mais que seu fluxo de caixa se movimente, demora um tempo até você conseguir acertar o tom da sua empreitada. 

Preocupação unilateral

Quando o marketing de vendas incisivo é aplicado, essa acaba sendo uma ação praticamente unilateral, todos os esforços da sua equipe comercial estarão em ampliar as vendas, isso faz com que a preocupação funcione de forma unilateral, deixando de lado o investimento em outros pontos importantes do marketing. 

É claro que todo bom profissional de marketing também quer vender, mas existem outras preocupações como a fortificação do branding da empresa, o reconhecimento da marca, a construção de relação com o consumidor, a fidelização e outros fatores imprescindíveis. 

Dessa forma, é como se você estivesse pulando etapas e indo direto para a parte final de uma transação, o que em alguns pontos pode ser positivo mas na maioria, é bem negativo, com chances menores de conversão e o enfraquecimento em fatores cruciais da sua corporação. 

Nem toda pessoa se torna cliente de primeira

Se você é um consumidor já sabe que nem todo mundo tem aquela paixão à primeira vista e compra um produto logo de cara, lógico que existem algumas exceções como a atração por aquela maravilhosa mesa rustica de madeira que acabou de encontrar na web, mas na grande parte dos casos, o usuário demora para se tornar cliente e só toma uma decisão após uma análise completa sobre o cenário em sua totalidade. 

Sendo assim, é preciso compreender que nem sempre sua estratégia de marketing de vendas incisivo trará resultados, por mais direto que seja nem todo mundo gosta dessa abordagem, o que pode acabar mais prejudicando do que te ajudando. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.