A cada ano que passa, as redes sociais aumentam sua relevância ao redor do mundo, seja por meio do entretenimento ou do mercado de trabalho em si. Enquanto empresa, o seu alcance na internet pode aumentar dependendo da forma como utiliza alguma rede social.
Nos últimos anos, essas plataformas evoluíram bastante e tem oferecido ótimas formas e serviços para empresas que queiram vender na plataforma, se divulgar por meio de postagens ou até mesmo apenas inserir alguns anúncios.
Seja qual for o foco, hoje é extremamente possível e recomendado a todas as empresas que pretendem se expandir criarem suas páginas nas redes sociais… ou seria melhor criar um perfil?
Pensando nisso, seja vendendo móveis para casa ou ensinando aula de dança forró, no artigo de hoje entenderemos qual a diferença entre um perfil e uma página do Facebook, bem como apresentar qual é mais indicada para a expansão do seu negócio. Acompanhe!
Mas, qual é a diferença?
Em primeiro lugar, é preciso entender as suas necessidades, pois uma empresa tem uma abordagem diferente de um vendedor autônomo que não tem o mesmo alcance.
Pensando nisso, antes de criar uma página ou um perfil, faça perguntas a si mesmo sobre qual é o seu objetivo como empreendedor:
- O uso das redes sociais será pessoal ou comercial?;
- Tem um limite de pessoas que queira alcançar?;
- Servirá para estudar o público que interage com a empresa?;
- Administrará tudo sozinho ou pretende criar uma equipe especializada?
Se já tem a resposta para essas perguntas, o que irá ler agora pode confirmar a sua ideia, mas caso ainda tenha dúvidas, entenda agora a diferença entre perfil e página.
O perfil é algo mais pessoal e utilizado por uma pessoa física, característica essa que todas as redes sociais possuem já que seu público é, em sua maioria, composto por usuários que querem interagir uns com os outros.
É uma espécie de ficha técnica pessoal parecida com sistemas de entrega de documentos, porém mais simplificada.
Possui funcionalidades únicas para o usuário padrão, como saber a data de aniversário de amigos e jogar games na plataforma.
Já o objetivo de uma página é transmitir postagens e conteúdo de forma mais comprometida e profissional, buscando divulgar seu trabalho e produtos, além de ter funcionalidades diferentes pois seu foco é diferente.
Quando se fala de página, a ficha técnica descrita no perfil também muda. Aqui não é necessário ter o nome do autor, é possível inserir o local físico da loja, e mais de um administrador pode cuidar da página, diferente de um perfil.
Por exemplo, se você tem um negócio que oferece serviços e produtos para gestão patrimonial de outras empresas, é muito mais interessante criar uma página e aumentar seu alcance ao invés de criar o perfil do dono.
Em um consenso geral, essas são as maiores diferenças entre perfil e página, porém, existem outras que também valem a pena serem citadas. Usaremos o Facebook para esse exemplo em específico.
Um perfil você pode adicionar amigos (embora tenha um limite), pode personalizar sua foto de capa e de perfil, suas mensagens podem ser enviadas de forma individual, e o alcance é limitado.
Uma página pode ser curtida (número de seguidores ilimitado), possui mais opções de personalização, pode ser administrada por uma ou mais pessoas, contém ferramentas de estatística e para anúncios (como o Facebook Insights e Facebook Ads).
A importância de entender seu público-alvo
Agora que sabemos da importância de criar uma página ao invés de um perfil nas redes sociais, vamos entender como utilizar bem os dados coletados, sejam eles voltados para serviços de entrega como empresa de motoboy ou qualquer ramo.
Toda rede social possui alguma ferramenta para entender melhor qual conteúdo os seus seguidores preferem, qual gerou mais visualizações, os mais comentados, o alcance de sua página, novos seguidores, seguidores que deixaram a página, etc.
Esses dados são de extrema importância pois permitirão realizar uma análise fria e direta sobre o conteúdo que é postado, aumentando assim a sua percepção sobre o que está fluindo e sobre o que não está.
Para que a expansão de sua empresa seja de forma natural e saudável, é de extrema importância que entenda o seu público-alvo, visto que são eles que manterão a sua empresa, tanto no quesito de relevância quanto no econômico.
Por exemplo, uma companhia responsável por oferecer serviços como instalação fechadura eletrônica deve adotar um estilo de comunicação, linguajar e postagens que conversem e atraiam o público que pode adquirir esse produto.
Usar dessa estratégia, além de gerar uma espécie de identificação para empresas que se interessem pelo seu trabalho, gera engajamento. Até mesmo pessoas que não comprariam esse produto, podem ter interesse e divulgar para outras.
Divulgue e sincronize todas as suas redes sociais
Sabendo qual é o seu público-alvo, tão importante quanto entender o que eles querem, onde melhorar, como melhorar e o que tem feito de errado, é saber divulgar o seu trabalho através das redes sociais.
Seja a sua empresa uma transportadora ou prestadora de serviços para algum sistema de distribuição de energia elétrica, todos devem buscar o melhor método de divulgação e que não depende inteiramente de você: a divulgação boca a boca.
Uma dica é ter uma boa equipe de marketing e que esteja em sincronia, pois eles podem usar da própria rede social para entender as vontades do seu público, gerando um engajamento ainda maior deles.
Publicações com enquetes, perguntando qual a opinião referente a alguns produtos e o que pode ser melhorado é sua maior ferramenta para ter um feedback rápido de seus clientes.
Lembre-se: não há divulgação melhor do que o trabalho feito com qualidade. Se o seu produto for bom e tiver uma qualidade a altura, as pessoas começarão a comentar e a indicar, mesmo que de forma inconsciente.
Sempre que postar algo, coloque o link de suas outras redes sociais para que o público conheça todas, pois é comum que as pessoas tenham mais de uma rede social. Adapte seu conteúdo para cada uma delas, aumentando o engajamento.
Em outras palavras, treine o seu público para consumir o seu conteúdo como se fossem atividades de estimulação sensorial: quanto mais consumirem, mais por dentro do que você posta ficarão.
Patrocine o seu conteúdo
Parte do seu trabalho como empreendedor é procurar por patrocinadores que se interessem pelo que você tem a oferecer e que faça sentido para o negócio, aumentando o alcance do trabalho e gerando mais confiança aos consumidores.
Isso pode ser feito de diversas formas, sejam elas em postagens, anúncios no início de vídeos ou até mesmo com influenciadores digitais. Quanto mais o seu serviço for conhecido, mais pessoas podem ser atraídas por ele, elevando o valor da marca.
Um bom exemplo são empresas que oferecem serviços eletrônicos, como catraca para academia ou segurança de dados. Após um serviço realizado, usuários podem marcar a página em stories ou postagens, mostrando apreço pelo trabalho.
Então, há grandes chances de patrocinadores que tenham como público-alvo possíveis leads que utilizem estes serviços podem entrar em contato com seu negócio e pedir uma parceria, aumentando seus lucros e expansão tanto da sua marca quanto do patrocinador.
Em outros casos, você pode patrocinar algum influenciador que é muito querido por determinado público, fazendo com que aumente o número de pessoas a se interessarem pelo seu serviço. Tudo depende da estratégia e abordagem utilizadas.
Considerações finais
Por último mas não menos importante, algumas considerações finais referentes ao assunto. Independentemente do tipo da sua empresa ou serviço oferecido, utilize as redes sociais como um catalisador de oportunidades para seu crescimento.
Empresas que não se adaptam ao novo estilo de mercado estão cada dia mais fadadas ao fracasso, pois as pessoas mudaram, as vontades mudaram e a tecnologia é uma realidade.
O acesso à informação está a um clique de distância, uma vez que a internet facilitou muito a vida de todos. Tudo agora é mais rápido, mais automático e mais dinâmico. O seu negócio não tem motivos para ser diferente.
Tendo isso em mente, é importante também não se acomodar, mesmo que seu negócio esteja em crescimento no meio digital, sendo muito comum empresas caírem no esquecimento caso não se tornem relevantes o suficiente.
Tenha o hábito da melhoria contínua e analise seus resultados constantemente. Veja o que é o melhor para o negócio, faça brainstormings (ou “tempestade de ideias”, que pode ser em grupo ou individual) e decida junto de outros da empresa qual a melhor decisão.
O acesso fácil e rápido à informação permitiu que qualquer um possa criar uma página para começar a trabalhar e criar sua própria empresa, aumentando a competitividade a níveis altíssimos.
No entanto, na mesma velocidade em que alguém pode se interessar pelo seu conteúdo, pode perder o interesse também. Use a criatividade e seja dinâmico na tomada de decisões.
Por fim, esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender a importância de se criar uma página e não um perfil para seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.