O que são 4Cs?

O que são 4Cs?

Os 4C’s do marketing são tão conhecidos quanto os 4 Ps, e são tão fundamentais quanto. Mas, antes de saber mais sobre eles, é preciso que você entenda que o Marketing é uma disciplina que se desenvolve constantemente.

Por essa razão, ele está suscetível a diversas mudanças, uma vez que seu paradigma evolui e as perspectivas alcançam novos rumos.

Os 4C’s são um exemplo desses paradigmas e foram desenvolvidos por Robert Lauterborn na década de 1990, com o objetivo de melhorar os 4 Ps de McCarthy.

Estes possuem características muito marcantes, mas a que mais se destaca é o fato de que essa metodologia considera o consumidor.

Em outras palavras, ao passo que os 4 Ps têm foco no produto e quase não dizem respeito ao cliente, os 4C’s vieram para mudar essa situação.

Toda empresa que deseja fazer um bom trabalho em marketing, seja online ou offline, precisa conhecer essas metodologias. Tendo em mente que os 4 Ps são mais populares, neste artigo, vamos falar dos 4C’s.

Vamos explicar seu conceito, como podem ser utilizados e as vantagens trazidas por eles. Portanto, confira o artigo até o final para saber mais.

Afinal, o que são os 4C’s?

Robert Lauterborn criou, em 1993, os 4C’s como uma estratégia totalmente orientada ao cliente, integrando-os aos 4 Ps que, como você já deve saber, são:

  • Preço;
  • Produto;
  • Praça;
  • Promoção.

A diferença entre eles está na abordagem, visto que nos 4 Ps o foco é o produto e nos 4C’s, a atenção está no consumidor.

A partir disso, o plano de marketing de um fabricante de bateria automotiva max é concebido de uma maneira diferenciada do que costuma ser feito, tendo seu planejamento totalmente focado no cliente. Para entender um pouco, veja quais são os 4C’s:

1 - Cliente

O foco são os desejos e necessidades dos consumidores, algo muito importante para as organizações que queiram compreender um pouco mais sobre seus clientes. 

Quando isso acontece, fica mais fácil criar um produto compatível com os interesses deles.

Ou seja, o consumidor escolhe a marca sem se sentir obrigado, o que é muito positivo. Por essa razão, podemos dizer que investir na experiência do cliente é a melhor forma de aumentar as vendas.

2 - Custo

Aqui, a empresa determina o custo global de seu produto ou serviço. Isso quer dizer que deve-se considerar não apenas o preço do que é vendido, mas também o tempo de produção e o tempo que o cliente leva para chegar ao local de compra.

Também é importante que o custo inclua outros benefícios do produto para os clientes ou a falta dessas características.

3 - Conveniência

Um fabricante de rodapés de madeira vai analisar alguns hábitos do cliente para saber se ele prefere fazer suas compras online ou em lojas físicas. Do mesmo modo, descobre o que essas pessoas estão dispostas a fazer para comprar a solução.

É a etapa de custo global que vai determinar, de certa forma, a conveniência da solução para o público. O objetivo é fazer com que a solução seja simples e tenha bom custo-benefício, possibilitando que o consumidor adquira sem maiores dificuldades.

4 - Comunicação

A comunicação é um tópico essencial, uma vez que ela embasa as estratégias de marketing de qualquer empresa e pode ser manipulativa e ineficaz.

Dentro desta metodologia, tudo é orientado ao cliente para ajudar a vender os produtos e serviços. É necessário que exista uma interação entre o vendedor e o comprador, portanto, é uma estratégia que pode ser facilmente implementada nas redes sociais.

Trata-se de uma ação que permite aos clientes interagirem com as empresas de maneira mais pessoal, promovendo até mesmo a fidelização.

Como trabalhar os 4C’s do Marketing?

Para trabalhar adequadamente os 4C’s do Marketing, é necessário muito mais do que um artigo. No entanto, um fabricante de escova motor de arranque pode investir em algumas estratégias.

Uma delas é compreender bem o cliente, o que pode ser feito por meio da base de dados atual. Dessa forma, é possível estabelecer a persona do seu negócio de maneira precisa e identificar aquilo que seu cliente deseja e é importante para ele.

Outro ponto fundamental é investir em melhorias no produto ou serviço para que ele atenda às necessidades do seu público.

Procure melhorar seus canais e os pontos de vendas para reduzir o esforço que o cliente precisa fazer para ter acesso aos seus produtos e serviços.

O ideal é estabelecer uma boa presença nos canais que ele utiliza e não se esquecer que a internet faz parte do dia a dia das pessoas, de crianças a idosos.

Uma empresa de entrega de medicamentos também deve investir em marketing de conteúdo, pois por meio de materiais de valor, é possível instituir uma comunicação transparente.

É dessa maneira que o cliente vai entender seu problema, além de que forma o que sua empresa vende pode ajudá-lo a solucionar os seus problemas.

Não se esqueça de investir em novos padrões de comunicação. Nesse sentido, interaja com as pessoas nas redes sociais, sempre respondendo suas perguntas e descobrindo maneiras de ajudar sua audiência.

Isso pode ser feito por meio dos produtos e serviços que você vende, mas também ao melhorar e ampliar seus canais de atendimento.

A partir dessas ações, sua empresa pode ter acesso a todas as vantagens trazidas pelos 4C’s do marketing, que ficarão claros no próximo tópico.

Vantagens dos 4C’s do Marketing

Trabalhar suas estratégias de marketing com foco no cliente pode trazer muitas vantagens para um negócio, como um especializado em abertura de empresas, e dentre as principais estão:

Melhorar o posicionamento perante o público-alvo

Os 4C’s do marketing ajudam a companhia a criar estratégias totalmente focadas nos consumidores, levando em conta o posicionamento que ela deseja alcançar.

Seus elementos mostram para o público o posicionamento da empresa e consolida a companhia na mente dos consumidores. A preocupação com as necessidades deles também fica clara em todos os pontos de contato da empresa.

Integra as estratégias

Colocar a marca no mercado é muito mais do que divulgar o nome dela e vender suas soluções. Um fabricante de ar condicionado, por exemplo, precisa planejar suas estratégias de marketing, integrando e alinhando todas elas.

O alinhamento depende do quanto a corporação entende o seu público-alvo e de um posicionamento bem definido. O foco deve ser o cliente e o tipo de imagem que seu negócio quer transmitir.

É desse modo que todas as definições serão mais coerentes em relação à percepção do mercado sobre a organização.

Melhora todos os pontos de contato

Um dos pilares dos C’s é a Comunicação e, por essa razão, investir nessa metodologia é uma forma de melhorar todos os pontos de contato com o cliente.

Isso é importante porque, quando falamos em estratégias de marketing, a primeira coisa que vem à mente são as propagandas, promoções e estratégias de divulgação.

No entanto, a percepção acerca de um fabricante de cozinha planejada com bancada e sua decisão de compra dependem de inúmeros fatores.

O consumidor precisa pesquisar o preço, testar os produtos, visitar o ponto de venda, ver postagens nas redes sociais, entre outras necessidades, e todas elas dizem respeito à experiência do cliente com a marca.

Mais destaque para a marca

Ao trabalhar os 4C’s de marketing e consolidar o seu posicionamento no mercado, seu negócio consegue se diferenciar dos concorrentes.

Isso acontece porque o posicionamento está sempre em busca de espaço, que precisa ser único e relevante na mente dos consumidores, e para tal, nada melhor do que consolidar a marca com base nos interesses e necessidades deles.

É assim que um fabricante de guia de concreto garante que não será substituído por um concorrente na mente do cliente.

Ademais, os 4C’s devem ser trabalhados de modo a consolidar a imagem do seu negócio, transmitindo a essência dele, mostrando quais são seus diferenciais e a proposta de valor que ele traz para os clientes.

Conclusão

Os 4C’s de marketing podem trazer muitos benefícios para a empresa, visto que ele faz com que os profissionais da área compreendam melhor o público da marca, previamente a qualquer estratégia, inclusive, antes de desenvolver a solução.

É necessário trabalhar muito bem a comunicação, do começo ao fim, compreendendo os anseios do cliente e como ele se sente em relação aos produtos e serviços que você vende.

No entanto, para contemplar todos os benefícios trazidos por essa prática, é fundamental sempre pensar no cliente em primeiro lugar, procurando estabelecer uma comunicação eficiente durante todo o processo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.