Melhores formas de atrair o público-alvo para o seu blog

Melhores formas de atrair o público-alvo para o seu blog

Ter um blog é sempre algo empolgante para muitas pessoas, ter ali ao seu lado uma página na qual você conta histórias, escreve sobre seus conteúdos, e transmite informações para o público sempre é uma tarefa bem-vinda, ainda mais se é praticado o já famoso marketing de conteúdo, o blog não é somente um cantinho para abordar tópicos aleatórios, mas sim uma arma poderosa que funciona como um verdadeiro ímã de ferrite para atrair pessoas a conhecerem melhor sobre a sua marca. 

Porém, para que o blog seja de fato efetivo, é necessário acima de tudo atrair o seu público-alvo, mesmo que o conteúdo seja bom e de alta qualidade, ele tem que acima de tudo, ser visto pelas pessoas que necessitam serem atraídas até ele para que ele de fato funcione, além da visibilidade, também é preciso alcançar as pessoas certas. 

É claro que essa é uma ferramenta eficiente por si só, mas para aproveitar o máximo potencial dela, é preciso que as pessoas certas acessem sua página, apresentar o conteúdo correto para usuários interessados tem um poder de conversão muito maior. 

Não adianta abordar temas sobre geladeira para vacinas na sua página e apresentá-la para usuários que não tem nenhum interesse no assunto, o conteúdo deve ser bom e além disso, deve ser algo atrativo para as pessoas certas serem atingidas da maneira correta. 

Mas como fazer isso? Quais as formas de atrair o público-alvo até o seu blog? No texto de hoje, nós iremos te dar algumas dicas de como executar essa ação com maestria, bora conferir? Então vamos lá!

Saiba quem é o seu público-alvo

A primeira forma de atrair o público-alvo até o seu blog é justamente conhecendo mais sobre ele, procure definir com precisão, quem são as pessoas mais interessadas no conteúdo que você apresenta, quais são as suas características, preferências, e outros pontos individuais. 

Quanto mais conhecer seu público-alvo, mais fácil fica a sua criação de conteúdos e o seu direcionamento do blog sempre mirando o perfil de pessoas que quer atingir de maneira bem mais eficiente. 

Aborda as pautas que mais geram interesse a eles

Com o público definido, é possível começar a criar conteúdos de blog voltados para eles, e cá entre nós, se o usuário quer consumir algo então a chance dele acessar é muito maior, para isso, recomendamos que comece abordando pautas que geram mais interesse a essas pessoas. 

Procure temas que elas gostariam de conhecer mais sobre, saiba o que elas querem saber e o que está em alta no momento, por mais que você queira abordar no seu blog uma determinada pauta, se ela estiver em baixa, dificilmente será atrativa para o seu público-alvo. 

Veja o que gera interesse, se eles quiserem saber mais sobre junta rotativa, forneça esse tipo de conteúdo até os usuários, coloque suas prioridades acima de tudo e busque sempre sanar suas dúvidas e responder seus questionamentos. 

Escolha as palavras-chave da forma certa

As palavras-chave são essenciais dentro de qualquer blog, elas guiarão o usuário até a sua página, então é preciso escolhê-las com maestria, verifique aquelas que são mais usadas pelo seu público-alvo. 

Confira as pesquisas mais comuns que estão sendo feitas e os termos utilizados, isso te ajuda a ter uma base sólida de palavras-chave que podem ser vinculadas ao seu blog, melhorando e ampliando a sua visibilidade. 

Faça link buildings e guests posts

Que tal fechar algumas parcerias para ampliar o seu alcance? Existem duas técnicas que ajudam bastante a sua página a se popularizar dentro da web, a primeira é o chamado link building, ela consiste em adicionar o link do seu blog em páginas parceiras, fazendo com que o usuário que consome outro conteúdo, seja direcionado para a sua página. 

Para que o link building seja efetivo, recomendamos a adição dele em sites que abordem tópicos parecidos com o seu, e em momentos complementares de conteúdo, agregando valor e trazendo uma boa informação ao usuário. 

Já os guest posts são postagens feitas por convidados, aqui você publica uma matéria do seu blog em uma outra página podendo ser um conteúdo exclusivo ou já existente, isso ajuda a ter visibilidade e conquistar uma audiência totalmente nova. 

Em ambos os casos, a recomendação é sempre fechar parcerias com sites parceiros e que atuem na mesma segmentação que a sua, isso permite alcançar o público-alvo e ampliar sua base de visitantes. 

Veja os formatos que mais agradam seu público

As questões técnicas também devem ser priorizadas dentro do seu blog, o primeiro ponto é se atentar ao seu design, distribuição de elementos, e outros fatores que interferem na navegação do usuário, tenha uma boa comunicação visual e se adapte de acordo com as preferências do público-alvo.

O segundo ponto é se atentar com os diferentes formatos existentes, um blog não precisa se limitar apenas a parte escrita, é possível usar imagens, vídeos, áudio e até mesmo conteúdos interativos como infográficos. 

Adicione formatos diferentes que agradam o seu público-alvo e que possam ser chamativos dentro da web, quanto mais diferente for o seu blog, mais atrativo ele será, então não apenas fale sobre suas luvas de alta tensão, mas procure mostrá-las de forma eficaz. 

Utilize outros canais de comunicação a seu favor e não se esqueça dos anúncios

Por fim, para atrair mais usuários você não deve se limitar apenas aos seus textos de blog, é preciso buscar alçar vôos mais altos e para isso, comece utilizando outros canais de comunicação ao seu favor. 

Faça postagens nas redes sociais, envie e-mail marketing, esteja presente também no Youtube, faça com que seu blog seja conhecido e envie o link em diferentes redes para ampliar o seu alcance, e é claro, não esqueça de aplicar o SEO e o marketing de conteúdo para se manter no topo das pesquisas. 

Também vale a pena fazer uso dos chamados anúncios pagos, esses vão te ajudar a divulgar ainda mais seu conteúdo para um público específico, trabalhando bem a sua segmentação, é possível divulgar seu blog de maneira totalmente efetiva. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.