O que é marketing sensorial e como trabalhar?

O marketing sensorial engloba estratégias que têm como missão estimular os 5 sentidos do corpo humano, e assim atrair a atenção e o interesse dos consumidores. 

Isso cria o ambiente perfeito para trabalhar a subjetividade e a personalização da marca.

Hoje em dia, as organizações podem contar com diferentes estratégias de marketing para tornar o processo de compra mais natural e levar mais autonomia para o cliente, como no caso do marketing de conteúdo.

Por meio dessas ações, fica muito mais fácil fechar negócio e gerar resultados. 

As organizações precisam entender que o processo de compra do cliente é extenso, pois vai desde o primeiro contato com a marca até o fechamento do negócio.

Mas, enquanto o cliente passa por todo esse processo, muitas coisas precisam ser trabalhadas, indo além da maneira como arrumamos a gôndola ou o tipo de anúncio que será veiculado na internet.

É exatamente sobre isso que fala o marketing sensorial e é em cima de estratégias inteligentes e próximas do consumidor que ele quer trabalhar.

Neste artigo, vamos explicar o conceito desse tipo de marketing, a importância de utilizá-lo e quais são as vantagens trazidas por ele. 

Entenda o que é marketing sensorial

O marketing sensorial é um conjunto de estratégias que influenciam a decisão de compra do consumidor ao estimular seus 5 sentidos, que são:

  • Visão;
  • Audição;
  • Paladar;
  • Tato;
  • Olfato.

Todos eles ajudam a criar a atmosfera perfeita para vender qualquer tipo de produto ou serviço e trabalhar o senso de subjetividade da marca.

Um fabricante de cantoneiras de ferro sabe que o olfato, o paladar e a audição não se relacionam com o produto que vende, mas mesmo assim, é possível trabalhá-los.

Por exemplo, quando o cliente chega na loja, ouvir uma música ambiente agradável, ser recebido com um cafezinho e sentir um perfume agradável no ar faz com que ele se sinta bem e se conecte imediatamente com a marca.

Quando nos identificamos com uma empresa a necessidade de comprar alguma coisa com ela surge naturalmente, e é justamente aqui que algumas pessoas compram por impulso.

Os sentidos podem ser trabalhados em conjunto, de maneira harmoniosa, ou mantendo o foco naqueles que fazem mais sentido para o negócio. 

Para entender um pouco mais como tudo isso funciona, vamos exemplificar cada um deles.

O olfato é um sentido poderoso e que pode ser trabalhado para construir a personalidade sensorial de uma marca. Você já reparou que os cheiros trazem lembranças?

Pois bem, quando os aromas são bem trabalhados passam a ser associados a uma empresa automaticamente.

Alguns empreendedores acreditam que o olfato só pode ser trabalhado por empresas do ramo alimentício, como no caso dos restaurantes, mas isso não é verdade. 

Uma prova disso são as lojas de shopping que costumam ter um aroma característico.

O paladar, muitas vezes, é trabalhado pelas empresas, como uma de manutenção de ar condicionado central, sem nem mesmo perceberem.

Por exemplo, quando um estabelecimento serve água, café ou um lanchinho para o quente, está automaticamente trabalhando o paladar dele, e fazendo com que sua experiência seja mais agradável.

A visão pode ser considerada o sentido mais poderoso porque, por meio dela, as marcas trabalham sua identidade visual, criando assim uma unidade única para a empresa.

Só que além da identidade visual, outros aspectos se relacionam ao sentido visual, como a aparência do ponto de venda, o modo como ele é organizado, a disposição dos produtos na vitrine e assim por diante.

Agora temos o tato, que pode ser trabalhado quando o cliente tem contato com o produto. Poder experimentar uma roupa, testar uma maquiagem, fazer um teste drive em um veículo, entre outros exemplos, constituem as estratégias focadas no tato.

Quanto à audição, pode ser usada por uma empresa de areia lavada média por meio de uma playlist que toca no ponto de venda, com músicas compatíveis com as características do público-alvo.

Por que investir em marketing sensorial?

Investir em marketing sensorial é muito importante porque gera impactos notáveis nas pessoas. O cheiro, sabor, toque e outros sentidos conseguem aguçar a curiosidade e despertar o desejo de compra.

Os clientes se sentem bem dentro do estabelecimento e quanto mais agradável for o ambiente, mas tem uma pessoa permanece lá dentro.

Para aproveitar todos os seus benefícios, é muito importante adaptar essa estratégia ao tipo de negócio, visto que se a marca usar uma fragrância muito doce ou muito forte, pode causar enjoos e uma sensação desagradável.

Assim como uma transportadora de cargas pequenas, é necessário ter bom senso e escolher elementos que combinam com a marca e causam uma boa impressão nos clientes.

A música é algo que pode potencializar as vendas, por essa razão, é muito comum entrarmos em um estabelecimento e ouvir um som ambiente.

Para acertar na escolha da playlist, é necessário levar em conta as características do público, pois isso pode atrair ou afastar os consumidores.

Além disso, o volume precisa estar adequado porque é muito desagradável tentar fazer compras em um lugar com música muito alta.

O trabalho com o marketing sensorial também ajuda a construir a marca, tanto é que muitas vezes, quando sentimos um aroma, automaticamente nos lembramos do logotipo de uma marca.

Saber fazer uso do marketing sensorial faz com que as pessoas associem o som, sabor e o cheiro com determinada empresa. 

É assim que a companhia consegue criar identificação entre ela e o consumidor e facilitar suas vendas.

Vantagens do marketing sensorial

Todo tipo de negócio, como uma empresa de aluguel de lavadora, pode investir em marketing sensorial, e a partir disso ter acesso a uma série de vantagens, tais como:

Influência positiva na decisão de compra

Já é do conhecimento comum que pressionar o cliente para comprar um produto ou serviço é uma estratégia nada eficaz. 

Tentar fazer com que ele tome uma decisão rapidamente pode trazer sensação de pressão e abandono do estabelecimento.

Infelizmente, ainda é comum ver vendedores e estabelecimentos agirem dessa forma, e o consumidor sai do local com um sentimento negativo.

Por outro lado, ao apostar no marketing sensorial, é possível influenciar de maneira positiva a decisão de compra, de modo totalmente sutil. Ao provocar os 5 sentidos, a marca desperta sensações agradáveis em seu público.

O cliente de um fabricante de disco de desbaste 7 polegadas se sente mais confiante e isso faz com que ele queira comprar por si mesmo.

Fideliza os clientes

Fazer uma boa apresentação do produto ou serviço, possibilitando que a pessoa experimente e mostrando seus benefícios por meio dos 5 sentidos é a melhor forma de fidelizar o cliente.

Todas as estratégias voltadas para o marketing sensorial fazem com que o consumidor se sinta bem tratado e cortejado no ponto de venda.

Além de comprar pela primeira vez, toda vez que precisar de um produto ou serviço que seu negócio vende, vai voltar só para ter uma boa experiência mais uma vez.

Você mesmo, como consumidor, prefere comprar com marcas e lojas que oferecem um tratamento de acordo com as suas expectativas.

Isso é característica de qualquer pessoa, desde alguém que procura por tratamentos com acupuntura até aquele cliente que quer trocar de carro.

Ajuda a explorar os produtos

O consumidor moderno tem como principal característica a necessidade de conhecer um pouco mais sobre os produtos e serviços, antes de comprá-los.

Por meio do marketing sensorial, é possível deixar a pessoa experimentar a solução, para assim compreender seus benefícios e o valor que ela traz.

Não importa qual é a necessidade de compra do indivíduo, como um sapato, uma televisão, um celular, entre outras. 

Se ele puder analisar de perto a mercadoria, vai perceber se é exatamente aquilo que ele precisa.

Cria uma relação próxima com o consumidor

Por meio dessa estratégia, um fabricante de isolador para barramento cria um vínculo mais próximo com o consumidor.

Por exemplo, se uma concessionária oferece um café bem preparado em alguns biscoitos para seus clientes enquanto eles conhecem um pouco mais sobre os veículos, certamente eles vão se lembrar desse tratamento.

Quando chegar o momento de trocar de carro, provavelmente vão procurar a mesma concessionária, uma vez que a experiência positiva que tiveram com ela criou e fortaleceu um vínculo especial.

Conclusão

Resumindo, o marketing sensorial trabalha os sentidos naturais do ser humano, e quando a pessoa pode sentir a marca, é natural que compreenda um pouco mais sobre ela e o quanto suas soluções se encaixam às suas necessidades.

Existem várias maneiras de trabalhar essa prática, o que ajuda a escolher aquela que mais combina com as características do estabelecimento e de seu público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.