Atualmente já estamos em um nível em que é indiscutível o quanto é indispensável ficar em dia com os recursos mais novos, como os reels do Instagram.
De fato, essa é uma das redes sociais que mais crescem no mundo, segundo pesquisa da Companhia Statista, que revelou vários dados fundamentais para compreender melhor esse cenário. O primeiro é que a plataforma já conta com quase 2 bilhões de usuários.
Só no Brasil temos mais de 100 milhões de contas ativas, seja como uso pessoal para postar fotos entre familiares e amigos, seja como uso profissional de um pet shop ou qualquer outro tipo de empresa, estabelecimento ou e-commerce.
Outro dado fundamental mostra que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais utiliza essa rede, além de que mais de 30% das empresas nacionais já têm uma conta ali (nos EUA esse número é de 70%), ou seja, aqui uma a cada três marcas está no Instagram.
Isso cria uma situação tal que as empresas que não souberam marcar presença ali, simplesmente vão acabar ficando para trás.
Ademais, certamente nenhum negócio quer perder essa chance de estar onde a maioria de seus clientes está.
Basta imaginar uma firma da área de troca óleo câmbio automático, ela precisa conhecer muito bem sua concorrência, tanto a mais imediata quanto as afastadas e até as remotas, para posicionar-se no mundo offline e sobretudo no online.
Aí é que surge a necessidade urgente de compreender melhor os reels, que estão entre as últimas criações do Instagram.
Lembrando que eles já emplacaram tendências matadoras como a das hashtags e dos stories, o que é mais um motivo para ficar de olho.
Por isso que vamos aprofundar este tema aqui, com um artigo completo sobre qual é a importância desse recurso para um perfil comercial.
O que implica detalhar também alguns conceitos e dicas práticas de como implementar a estratégia.
O mais bacana é que nos últimos anos o Instagram se tornou tão versátil, que hoje ele pode ajudar no crescimento de firmas de quaisquer segmentos, especialmente quando falamos em vendas e serviços como os de uma empresa de motoboy.
Mas, para isso, realmente é preciso dominar algumas regras da comunidade, entender a proposta das redes sociais como um todo e saber posicionar-se, conseguindo ser criativo e inovador sem cair no mau gosto ou na falta de assertividade.
Deste modo, se você deseja dominar de uma vez por todas o papel dos reels na realidade de um perfil comercial do Instagram, com isso fortalecendo sua marca e aumentando suas curtidas, compartilhamentos e vendas, basta ficar com a gente até o fim.
Por dentro do Instagram
Essa plataforma foi criada em 2010, logo atingindo um grande crescimento. Tanto que dois anos depois, ainda em 2012, o Grupo Facebook comprou a empresa e passou a ser dono das duas mídias sociais, aumentando incrivelmente seu poder de influência.
Mas, a compra e a fusão só foram possíveis, pois realmente existe uma sinergia entre as duas plataformas ou propostas, que é justamente o ponto que os usuários comerciais precisam entender para poder tirar dali o melhor resultado possível.
Como já referido, é preciso dominar algumas regras da comunidade, entre elas o perfil das novas gerações, que estão sempre em busca de conteúdos originais, gratuitos e que sejam capazes de agregar valor, para só depois comprarem algo com a empresa.
Assim, uma firma que presta serviços de festa aniversário infantil vai precisar criar materiais que eduquem o público, como modo de engajá-lo e fazê-lo crescer na jornada de compra.
Com o tempo, quando a pessoa ou lead estiver preparada para comprar, aí sim ela mesma tomará a iniciativa. Hoje o formato que esses conteúdos podem assumir inclui:
- Posts;
- Stories;
- Carrosséis;
- Lives;
- Reels.
Enfim, esses são os modelos tradicionais, que também podem ser ampliados em outras iniciativas, como dar miniaulas e postá-las no IGTV, que é a aba onde ficam os vídeos.
Além de compreender o perfil e o comportamento das novas gerações, também é preciso lembrar que, no Instagram, nem sempre obter muitas curtidas, comentários e compartilhamentos é sinônimo de que a empresa está indo bem,
O que importa mesmo são as vendas, então é preciso evitar esse tipo de métrica de vaidade.
Daí a importância de aprofundar em novidades como o reels, que podem aumentar o engajamento real e trazer resultados bem mais concretos.
Afinal, o que são os reels?
Também vimos que o Instagram trouxe à internet algumas febres mundiais da esfera digital, como a das hashtags e das lives.
Não que eles tenham inventado necessariamente, mas logo acabou se tornando uma marca deles.
Aliás, a proposta do reels é até mais ousada, uma vez que assim que ele surgiu o mundo digital logo identificou como sendo um concorrente de outra gigante das mídias sociais: o TikTok, marca chinesa especializada em interação por meio de vídeos curtos.
Por isso mesmo, ele só permitia vídeos de 30 segundos, depois aumentando para 1 minuto.
O que permanece, independentemente disso, é a proposta de criar uma multimídia de tipo audiovisual, que permita um engajamento dinâmico com o público.
Para isso, uma firma da área de tratamento flacidez barriga também precisa compreender a fundo o comportamento do seu público-alvo, bem como dos perfis da sua persona.
Sendo assim, além de saber qual a profissão, faixa etária ou poder aquisitivo do seu cliente ideal, é preciso entender a fundo as motivações, expectativas e até os sonhos dele.
Só assim uma marca consegue realmente impactar as pessoas certas, do jeito certo e na hora certa.
Sendo que este é o segredo para um crescimento sólido e sustentável, amparado pelo poder que as mídias sociais desenvolveram nos últimos anos.
Sobre as funcionalidades
Além de permitir a criação de multimídias compactas em formato audiovisual, há várias outras características que servem para exaltar a funcionalidade dos reels no Instagram. Isso também já serve como dica prática para a realização desse recurso.
Uma delas é o fato de poder gravar vídeos, editá-los e subi-los só depois, coisa que outras frentes não permitem, por exigirem a interação ao vivo, como no caso das lives.
Outro diferencial bacana que também serve como dica de aplicação, é o fato de que você pode subir seus reels na aba própria deles, mas também nos stories e até no feed.
Assim, você impacta muito mais gente, podendo inclusive aparecer na lupa de explorar.
Do mesmo modo, uma assistência técnica de conserto parachoque pode usar o recurso como maneira de se comunicar com seus clientes ou leads pelo DM (Direct Message).
Isso garante um tipo de interação mais dinâmica e enxuta, que certamente agradará o cliente que está do outro lado, talvez na correria do dia a dia.
O poder das edições
Outras dicas sobre como produzir reels com qualidade passam necessariamente pelas ferramentas e plugins de edição que o próprio Instagram dispõe aos seus usuários.
O principal são os filtros, que hoje também são uma marca do Instagram (embora tenham sido criados pelo Snapchat, que depois acabou perdendo mercado).
Com isso uma empresa de tapete sala de janta pode fazer interações bem criativas e descoladas, mudando a aparência do rosto de uma pessoa ou de móveis do espaço.
As edições também incluem aplicação de música e de temporizador, que permite criar uma ampulheta para o caso de promoções e demais eventos com hora marcada.
Outro ponto bacana dos reels, que você precisa dominar, é o da função remix. Ela permite fazer um aparelhamento com publicações de outros usuários, como modo de comentar em vídeo o que a outra pessoa postou, criando uma dinâmica incrível.
Turbine ainda mais seus reels
Por fim, depois de dominar as tendências de público que obrigam uma marca a criar reels memoráveis, bem como as funcionalidades principais da ferramenta, é possível turbinar ainda mais esses diferenciais, superando a concorrência.
Um exemplo é que muitos criam o vídeo e, ao subir ele, deixam a imagem de capa em algum segundo do vídeo, o que nem sempre é tão atraente.
Para fazer a diferença, crie uma capa em outro programa, à parte, como um editor de fotos.
Assim, uma autoescola que faz transferência de veículo com multar pode gerar uma capa com os dizeres “Super promoção por tempo limitado”, coisa que os seguidores conseguem ler antes mesmo de clicar ou de precisar ir para a legenda.
Outra dica peculiar é estudar bem as hashtags, pois marcar as certas pode ser a diferença entre ser encontrado pela pessoa certa ou simplesmente ter poucas visualizações.
Considerações finais
Assim sendo, sobre os reels e a importância do Instagram é o mesmo que tratar do papel das redes sociais no mundo atual, o que revolucionou nosso estilo de vida.
Para isso, é preciso entender alguns conceitos antes, e depois colocar em prática estratégias diferenciadas, como as que mencionamos acima.
Deste modo, com os nossos apontamentos fica bem mais fácil entender a importância desse recurso, assim como as boas práticas que trazem resultados sólidos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.