Ideias criativas que só poderiam surgir de uma agência de publicidade

Ideias criativas que só poderiam surgir de uma agência de publicidade

As agências de publicidade são conhecidas por sua criatividade e capacidade de inovação em campanhas publicitárias. E com o advento da internet, é possível conferir diversas propagandas que enchem os olhos, seja para o setor de automóveis ou de envelopes personalizados.

E, apesar de muitas ideias geniais terem sido criadas por elas, existem algumas que só poderiam ter surgido de mentes realmente criativas e ousadas. Aqui, veremos diversas delas, mas também como surgiram. Ficou curioso e deseja compreender melhor a respeito? Então, vem com a gente!

Como surgiram as agências de publicidade?

As agências de publicidade surgiram a partir do final do século XIX, com o aumento da urbanização e do comércio nos grandes centros urbanos. Assim como um flow rack, que  aumenta a produtividade logística, ela também economiza tempo, gerando boas tendências de divulgação dos produtos e serviços.

Uma das primeiras foi a Volney Palmer Advertising Agency, fundada em 1841 em Boston, nos Estados Unidos. E foi responsável por criar uma nova forma de publicidade, baseada em anúncios impressos em jornais e revistas. 

Com a disseminação desses veículos de comunicação, ocorreu a consolidação do setor como uma ferramenta fundamental para essas propagandas. No Brasil, a primeira agência chegou em 1914, tendo como dono o empresário José Olympio da Veiga Pereira. 

A agência, chamada de Casa Publicadora Brasileira, divulgava várias marcas famosas, como a Nestlé e a General Electric. Com o crescimento da economia brasileira, outras chegaram e se tornaram importantes agentes do mercado. E agora vamos ver quais as ideias criativas que só poderiam surgir de uma agência de publicidade.

Campanha da Dove sobre a beleza das mulheres

Em 2013, a marca de produtos de beleza Dove lançou a campanha “Real Beauty Sketches”, que tinha como objetivo reforçar a ideia de que todas as mulheres são bonitas, independentemente do que a sociedade julga como padrão de beleza.

Consistia em um esboço feito por um artista forense, com base nas descrições dadas pelas próprias mulheres e, em seguida, outro feito com base nas descrições de outras pessoas. O resultado mostrou que as mulheres eram muito mais críticas em relação à sua aparência do que as outras pessoas.

O sucesso gerou muita discussão nas redes sociais, com milhares de compartilhamento de outras histórias e experiências em relação à autoimagem e autoestima. Esse é um exemplo que deve ser pontuado com etiquetas adesivas personalizadas, para que os profissionais da área jamais se esqueçam.

Campanha da Volkswagen sobre divertir-se

A Volkswagen criou uma campanha chamada A Teoria da Diversão, com o objetivo de mudar o comportamento das pessoas por meio de iniciativas divertidas e criativas. Em uma delas, transformaram uma escada rolante em um piano gigante, que tocava notas musicais conforme as pessoas subiam ou desciam. 

O resultado foi que mais pessoas optaram por usar aquele caminho, ao invés da escada rolante convencional, pois era mais divertido. Outra iniciativa foi a “garrafa de lixo”, que recompensava as pessoas que jogavam lixo na lixeira com uma música divertida. 

Campanha da Coca-Cola para personalizar as garrafas com nomes

Essa campanha da Coca-Cola foi um sucesso mundial em 2011 e tinha como objetivo, personalizar as latas e garrafas da Coca-Cola com nomes populares de pessoas. O intuito era incentivar as pessoas a compartilhar a Coca-Cola com amigos e familiares e, assim, aumentar as vendas da marca.

Isso gerou milhões de postagens nas redes sociais de pessoas compartilhando fotos das latas e garrafas com seus nomes ou de conhecidos. Pense como essa iniciativa não seria propaganda nos dias de hoje, com as redes sociais em maior evidência do que há 12 anos atrás.

Campanha da State Street Global Advisors sobre a falta de mulheres em cargos de liderança

Em 2017, a State Street Global Advisors, empresa pouco conhecida por aqui, lançou uma campanha para chamar a atenção para a falta de mulheres em cargos de liderança em empresas. 

Começava com a estátua de uma menina corajosa em frente à icônica estátua do touro de Wall Street, em Nova York. A estátua, chamada de “Fearless Girl”, se tornou um símbolo da luta pela igualdade de gênero no ambiente corporativo.

Tudo isso, no fim das contas, é tão imprescindível de ser feito quanto a utilização de uma fita para acabamento em mdf para o setor de montagem de móveis. Então, que tal tentar fazer o mesmo dentro de sua empresa?

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.