O TikTok é uma rede social popular no mundo inteiro

Entenda como o tiktok pode ser uma ferramenta pontual para as estratégias de marketing

O TikTok é uma rede social popular no mundo inteiro, e apenas no primeiro trimestre de 2022, foi considerado o aplicativo mais baixado, com 175 milhões de downloads. Também faz muito sucesso no Brasil e possui quase 75 milhões de usuários ativos.

Os anúncios veiculados na plataforma chegam a atingir quase 46% dos adultos no Brasil, portanto, o alcance do TikTok é equivalente a 44,8% dos internautas de diversas idades.

Por meio dele, é possível criar, editar e compartilhar vídeos, que no início tinham duração entre 15 e 60 segundos, mas atualmente, é possível criar vídeos de até 5 minutos.

Ele promove interação rápida e divertida, fazendo muito sucesso entre o público jovem. Além disso, possui recursos de edição que permitem juntar clipes e mudar o final do vídeo original, bem como interagir com clipes gravados.

Muitas publicações são focadas em músicas oferecidas dentro de um catálogo com diversos efeitos sonoros, além de trazer vídeos tutoriais sobre diversos temas.

As organizações já perceberam o potencial do TikTok, por isso, este artigo vai mostrar a importância da plataforma para os negócios, quais são os benefícios do marketing no TikTok e como o marketing pode aproveitar as plataformas digitais.

Importância do TikTok para os negócios

O algoritmo do TikTok é diferente das outras redes sociais, por isso, facilita muito a promoção da marca na plataforma. Ele prioriza a entrega dos vídeos para pessoas e empresas que a organização não segue.

Por conta disso, os materiais criados têm muitas chances de se tornarem virais, visto que a plataforma entrega todos os materiais e não apenas aqueles que são considerados populares.

Por exemplo, uma pessoa pode ver um vídeo sobre inspeção de peças automotivas porque ele é entregue a partir de alguns critérios, como:

  • Contas que o usuário segue;
  • Hashtags;
  • Efeitos sonoros;
  • Tendências pesquisadas.

Além disso, o engajamento não é fator determinante como acontece no Instagram e no Facebook. Isso faz com que muitas marcas invistam no TikTok e elas se tornam mais conhecidas, ao passo em que personalidades digitais divulgam seus produtos e conteúdos.

Benefícios do marketing no TikTok

Investir em marketing no TikTok traz muitos benefícios para a marca e um deles é a possibilidade de criar e seguir tendências.

Muitos empreendedores e gestores não sabem, mas o slogan da plataforma é “Não faça anúncios. Faça TikTok”. Em outras palavras, essa rede social está dizendo que vale mais a pena investir em vídeos criativos e usar a linguagem para se conectar com o público.

Qualquer negócio consegue gerar engajamento dessa forma, por isso, para uma empresa de internet veloz, uma grande vantagem de usar esse espaço é desenvolver conteúdos cativantes, seguir as tendências e ser mais relevante.

Mais do que reproduzir vídeos de campanhas que são desenvolvidos em outras redes sociais, a proposta do TikTok para os negócios é desenvolver materiais originais que façam sentido para a organização e agreguem valor ao público.

O canal entende que as pessoas não entram nas redes sociais para assistir propagandas, mas se a organização souber criar um conteúdo com um desafio de dança ou lançar um áudio divertido, vai se popularizar e ter bons resultados.

Outra vantagem indiscutível é o custo-benefício, visto que se trata de um canal em que os custos por clique ainda são muito mais baixos do que no Facebook ou no Google.

Muitos negócios enxergam as vantagens financeiras de anunciar no TikTok, visto que com pouco investimento é possível alcançar um público bem amplo.

Lembrando que se trata de uma plataforma muito versátil e que oferece 6 diferentes objetivos de campanhas, como consciência, consideração e conversão.

Na opção de consciência, a organização consegue mostrar seu anúncio para o máximo de pessoas, agora se o propósito for a consideração, é possível direcionar os usuários para qualquer destino do site ou aplicativo da marca.

Mas se um fabricante de portão automático correr tiver como propósito as conversões, ele consegue incentivar as pessoas a realizarem uma ação específica no site, como se inscrever em uma newsletter.

Portanto, o TikTok é muito benéfico porque as marcas podem aproveitar para se destacar em meio aos concorrentes e alcançar o canal antes de seus competidores.

É cada vez maior o número de companhias que apostam nesse formato, mas a concorrência nessa rede social é muito menor do que em outros canais, como o Instagram e o Facebook.

Vale a pena criar uma conta e experimentar as opções de formato para descobrir qual delas funciona melhor com o público.

Como o marketing aproveita as plataformas digitais

Hoje em dia, existe uma polarização em relação às redes sociais, pois enquanto algumas empresas direcionam seus esforços de marketing para elas, como uma marca de freezer horizontal para cozinha industrial, outros empreendimentos as menosprezam.

O que acontece é que assim como todas as ferramentas de marketing digital, as redes sociais apoiam esforços e estratégias voltadas para o marketing de conteúdo.

Isso porque de nada adianta um conteúdo excelente, capaz de aumentar as vendas e o tráfego no site, se os usuários não se interessam pelo material, tampouco pelo produto.

As redes sociais são maneiras promissoras de promover os materiais criados e é exatamente por isso que, hoje em dia, elas influenciam a decisão de compra das pessoas e já é possível vender por meio delas.

Mas cada ferramenta precisa estar em seu devido lugar, sendo usada para o propósito correto, para que a estratégia de marketing digital funcione.

Por exemplo, as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são focadas em aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca de maneira orgânica, e as redes sociais também funcionam como motores de busca.

Isso significa que existe uma relação que um fabricante de teclado MacBook pro touch bar precisa pensar. Assim sendo, dá para entender que não existe uma estratégia de redes sociais sem otimização.

O Facebook, por exemplo, é a maior rede social do mundo, com cerca de 130 milhões de usuários ativos só no Brasil. Isso mostra que possui um alcance muito grande e por isso precisa ser aproveitado nas estratégias de marketing.

Outra rede social de destaque é o Instagram, que no mundo todo possui 1 bilhão de usuários, e mesmo que tenha menos perfis ativos do que o Facebook, o engajamento nas publicações é 15 vezes maior.

Qualquer negócio que não tenha um perfil ativo no Instagram, está perdendo muitas oportunidades. Quanto ao YouTube, fez com que as pessoas pegarem gosto pelos vídeos, que aliás é um dos principais formatos hoje em dia.

Uma empresa alimentação coletiva pode criar seu próprio canal nessa plataforma que atualmente possui 1 bilhão de usuários conectados, para compartilhar vídeos sobre seus produtos.

Além disso, existem as famosas propagandas que são exibidas antes do vídeo que o usuário pretende assistir. Além do mais, vale a pena fazer o investimento porque as pessoas passam muitas horas consumindo os conteúdos do YouTube.

Agora, para os negócios B2B, a melhor opção em rede social é o LinkedIn. O foco dessa plataforma são os contatos profissionais entre os usuários, e atualmente possui 562 milhões de contas ativas em 200 países.

Trata-se de uma excelente ferramenta para aumentar o networking, conquistar leads e expandir a marca no universo corporativo.

Uma empresa especializada em projeto estrutural de muro de arrimo também pode fazer marketing no Twitter porque este canal funciona como um microblog, que proporciona comunicação prática entre os usuários.

O Twitter passou por alguns problemas, mas começou a reprimir publicações maliciosas, excluir contas falsas e se esforça continuamente para ser uma plataforma mais conversacional.

Isso fez aumentar o número de usuários, e atualmente possui 330 milhões de contas ativas no mundo todo.

Toda e qualquer rede social utilizada pelas empresas pode ser trabalhada por meio do marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia que tem como objetivo atrair os usuários de maneira natural e oferecer conteúdos de seu interesse.

Quando uma pessoa pesquisa informações na internet, por exemplo, sobre quanto custa um aquecedor solar, vai encontrar os materiais produzidos pelas marcas e saber muito mais do que aquilo que estava procurando.

As empresas publicam esses conteúdos em um blog institucional, mas usam as redes sociais para compartilhá-los e fazer com que cheguem a uma quantidade maior de pessoas.

Considerações finais

O TikTok é uma rede social promissora para diversos tipos de empresas e oferece uma maneira diferente de divulgar produtos e serviços. Tem crescido muito dentro do marketing digital por conta de sua proposta diferenciada.

De modo geral, investir nas redes sociais é fundamental para que as organizações possam interagir com seu público, promover seus produtos e serviços, aumentar as vendas e se tornarem mais conhecidas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.