Descubra como o inbound de marketing pode afetar no crescimento de seu negócio

A transformação digital e uma nova geração de consumidores revolucionaram a dinâmica do marketing. Nesse sentido, o inbound marketing se tornou uma ferramenta inestimável para qualquer empresa.

Agora, é preciso de uma estratégia para atrair aquelas pessoas que estão mais interessadas em comprar produtos e serviços.

Com cada vez mais mudanças no segmento e avanços no mercado, o marketing de conteúdo tornou-se um dos principais pilares para demonstrar o conhecimento de uma empresa sobre o domínio em que atua.

Isso permite que a empresa atraia os consumidores certos de closet feminino planejado, por exemplo, pela qualidade apresentada por esses materiais, resultando em maiores taxas de conversão e fidelização.

Além de captar os consumidores certos e mais qualificados, o inbound marketing garante que as ações realizadas nas plataformas de busca ou nas redes sociais sejam executadas pelos prospectos certos, o que ajuda a gerar engajamento e awareness.

Essa forma de marketing tornou-se mais utilizada à medida que a internet ganhou espaço em diferentes mercados, desde etiquetas adesivas metálicas até a fabricação de brinquedos para animais de estimação.

À medida que a tecnologia avança, métricas virtuais são desenvolvidas para ajudar empresas de maternal 1 e 2 a aumentar o engajamento e tornar as iniciativas de entrada de uma empresa mais decisivas.

Devido à crescente concorrência no mercado, busca-se cada vez mais formas de ganhar popularidade e prestígio entre os clientes, principalmente se agregar valor às empresas desse segmento.

Por isso, para que o inbound marketing esteja presente no dia a dia, é fundamental entender as diversas etapas, sua importância e as vantagens que trazem para a empresa.

A importância do inbound marketing?

Os avanços na tecnologia de comunicação deram às empresas de corrimão articulado mais espaço para anunciar seus produtos, enquanto os clientes se tornaram mais exigentes.

No entanto, com a abertura deste espaço, a concorrência tornou-se mais intensa, pelo que as empresas são obrigadas a competir com outros produtos no mercado e manter os clientes satisfeitos com os serviços prestados.

Os avanços na tecnologia de comunicação dão às empresas mais espaço para anunciar seus produtos, e os clientes estão se tornando mais exigentes.

No entanto, a abertura desse espaço aumentou a concorrência, obrigando empresas de, por exemplo, aso exame laboratorial a competir com outros produtos no mercado e manter seus clientes satisfeitos com os serviços prestados.

Outra vantagem dessa estratégia é a possibilidade de adequá-la ao seu negócio e às suas necessidades, fornecendo conteúdos divertidos aos seus potenciais clientes com base no nicho que você foca.

O Inbound Marketing torna-se um hub de investimentos onde todas as ações desenvolvidas podem ser mensuradas com dados precisos sobre visualização de conteúdo, conversão em leads e compras de produtos por meio de ferramentas como web analytics.

Com essas medições, fica mais fácil entender o que funciona e o que precisa ser modificado na sua estratégia.

4 benefícios do inbound marketing

O inbound marketing se tornou uma realidade para empresas de forro drywall com sanca e também de todos os portes e tem ajudado essas empresas a atingir diversos objetivos. 

Desde como aumentar a penetração da marca, atrair novos clientes, posicionar-se como autoridade em seu setor e até mesmo mudar a percepção de seus clientes.

Não importa quais sejam seus objetivos, com certeza haverá uma estratégia certa de inbound marketing que pode ajudá-lo a chegar lá.

1. Estratégia com bom custo-benefício

Uma das principais vantagens do inbound marketing é o maior retorno do investimento (ROI) em comparação com as estratégias tradicionais. Isso se deve principalmente ao alto poder de medição.

Ao contrário da publicidade tradicional em rádio, jornais e revistas ou na TV, com uma estratégia digital você consegue ver exatamente quanto do seu investimento foi recuperado em novos clientes ou aumento de tráfego no site, por exemplo.

Isso facilita o acompanhamento de todas as fases da estratégia, permitindo a rápida modificação de qualquer ação quando os resultados desejados não são alcançados, reduzindo perdas e maximizando ganhos.

2. Ajuda a educar e informar os clientes

Com o inbound marketing, todo o processo de captação e preparação dos clientes fica a cargo do departamento de marketing, e a equipe de vendas geralmente já possui leads qualificados e só precisa se preocupar em fechar o negócio.

Para uma nova empresa de portaria em um setor ou aquelas que precisam obter mais conhecimento do setor de seus clientes, o inbound ainda pode ajudar bastante na educação dos clientes, para que eles comecem a ver valor no produto ou serviço que você oferece.

Digamos que se tenha uma empresa iniciante de tecnologia que fornece software altamente inovador em seu campo.

Seria interessante se os consumidores soubessem o suficiente sobre a área de atuação para poder perceber o quanto o produto é inovador agregando mais valor a ele.

Tudo isso pode ser alcançado com uma estratégia que divulgue conteúdos informativos e forneça aos prospectos meios para qualificá-los e fechar mais negócios.

Uma das principais diferenças entre o inbound marketing e o outbound marketing (marketing tradicional) é que o primeiro não incomoda o consumidor, mas tenta atraí-lo com conteúdos interessantes para encontrar sua empresa.

É uma mudança de mentalidade de marketing, que está exatamente de acordo com as mudanças pelas quais nossa sociedade está passando. Com a Internet, os consumidores se tornaram mais ativos e tendem a buscar informações antes de decidir pela compra.

3. Ajuda a fidelizar os clientes

Se a estratégia for bem executada, com o tempo os potenciais clientes mudaram a percepção que têm da empresa - e sua marca tem potencial para se tornar uma referência no setor.

Com isso, os consumidores vão naturalmente se fidelizar à empresa, se tornar fãs fiéis do negócio e até mesmo ajudar a marca a conquistar novos consumidores, seja por meio de indicações ou pelo compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. .

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter uma clientela fiel que ainda ama a marca de adesivo parede inteira personalizado e os valores que ela representa não é uma má ideia.

4. Gera mais oportunidades de venda

Com todas essas vantagens, fica claro que o inbound marketing também pode ajudar a vender mais produtos. Isso porque funciona em vários níveis:

  • Ajudar a marca a criar raízes na mente dos consumidores;
  • Aumentar a fidelidade do cliente;
  • Distinguir o negócio da concorrência;
  • Atrair novos clientes;
  • Expanda a influência da marca;
  • Comunicar-se melhor com o público-alvo.

Todos esses benefícios se refletem, em última análise, em maiores vendas e maiores margens de lucro.

Isso porque os clientes não chegam até o negócio em busca de preços mais baixos, mas sim de uma marca que se destaca no mercado e é referência em seu setor - permitindo que a empresa continue vendendo mais, mesmo com preços menores.

Como aplicar o inbound marketing?

Se se deseja implementar uma estratégia de inbound marketing de sucesso em 2022, precisa de um bom planejamento e de uma equipe eficiente para definir as melhores ações para o seu negócio.

Esses fatores são importantes para que se consiga direcionar adequadamente os investimentos para as campanhas.

1. Compreenda a jornada de compra

Um dos pontos mais relevantes de força do marketing de inbound é, definitivamente, a sua capacidade de segmentar o público-alvo de acordo com os objetivos de campanha.

Determinar o estágio em que o consumidor se encontra é fundamental para formular ações que ajudarão a tomar uma decisão pela empresa.

2. Fazer um blog otimizado para SEO

Ter um blog com conteúdo relevante e otimizado para SEO é uma ótima maneira de dar a seus clientes em potencial de uma empresa de envelopamento automotivo personalizado uma melhor compreensão de seus produtos ou serviços.

Investir em conteúdo de qualidade otimizado com regras de SEO fará com que as páginas sejam facilmente encontradas pelo Google.

3. Usar o e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma ótima ferramenta que deve ser utilizada para maximizar os resultados de ações de inbound.

Isso porque se um cliente informar a empresa sobre o e-mail, significa que ele está interessado no produto oferecido.

4. Criar conteúdos de valor

É preciso criar conteúdos relevantes e úteis que eduquem as personas e que os façam se engajar com a marca. Conteúdo rico e otimizado com disciplina de SEO tende a alcançar melhores resultados nas páginas do Google.

Desse modo, o negócio poderá ganhar mais visibilidade na internet, gerar mais leads e também mais vendas.

Considerações finais

A Internet tornou-se uma ferramenta que tem um impacto significativo nas decisões de compra. Por meio dele, o consumidor pode pesquisar, encontrar informações e tomar decisões de compra de forma mais assertiva e dinâmica.

Então, se uma marca deseja alcançar um público-alvo maior e mais qualificado, deve investir em inbound marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.