O marketing digital é sem dúvidas, uma das áreas mais faladas na atualidade, e não é para menos, é justamente através dele, que as pessoas conseguem vender e realizar a divulgação de sua marca através da internet, de forma totalmente eficiente.
É cada vez maior, o número de consumidores que estão presentes dentro da web, e procurem suas soluções de forma totalmente digital, isso abre um leque enorme para o crescimento deste segmento, que consegue ajudar tanto áreas mais genéricas como as que vendem artigos para pets, e até mesmo algum nicho muito específico, como alguém que procura por estruturas metálicas.
Mas ao mesmo tempo que o marketing digital pode ajudar e muito qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande, é necessário que as pessoas conheçam sobre esta área, afinal, a concorrência tem sido cada vez maior, e quanto mais você conhece, maior a probabilidade de ter sucesso.
E é exatamente neste ponto, que acabam entrando os quatro pilares do marketing digital: planejar, atrair, converter e fidelizar. Eles são cruciais e se você quer ter sucesso, é obrigatório que conheça cada um deles!
No texto de hoje, nós vamos abordá-los de forma detalhada para que você compreenda e entenda como funciona cada um, bora conferir mais sobre eles? Então vamos lá!
Planejar
O primeiro pilar do marketing digital é o chamado planejar, como o próprio nome já indica, nele temos justamente o planejamento, que na teoria, não deve ficar concentrada apenas nesta etapa, e sim em todas que virão adiante.
Essa acaba sendo a base de toda a estratégia de marketing digital, já que antes de executar qualquer ação, divulgar qualquer produto ou falar mais sobre a sua usinagem de precisão, é necessário ter um bom planejamento.
Conhecer o seu público-alvo, entender a sua empresa, qual o seu tipo de produto, o modelo de negócio, quais serão as suas campanhas, qual o seu objetivo, seus recursos financeiros a serem investidos, e por aí vai.
O planejamento deve ser completo, intenso e extremamente detalhado, foque principalmente no conhecimento do seu público-alvo, e do perfil ideal do seu consumidor, e faça um estudo geral sobre todas as suas atuações com o marketing digital, quanto melhor construir essa sua base, mais eficiente será a sua estratégia como um todo.
Atrair
O segundo pilar é o da atração, com um modelo de negócios totalmente montado e principalmente, com seu público-alvo definido, é hora de atrair essas pessoas para conhecerem mais sobre a sua empresa e dar início a execução do marketing digital.
Aqui você vai começar a colocar a mão na massa, mostrando ao seu público que a sua empresa existe, seus benefícios, diferenciais e fazer com que ela apareça para as pessoas mostrando principalmente como ela pode ajudar os clientes.
Nesta etapa, são definidos alguns fatores que provavelmente foram até debatidos durante o planejamento, como canais de comunicação, estratégia para alcançar o público, objetivos mensuráveis e verba de investimento.
Seu objetivo é criar um público adequado e começar a adicionar as pessoas dentro do seu funil de vendas, para que você possa se aprofundar um pouco mais nos pilares subsequentes.
Converter
O terceiro pilar é justamente a conversão, a pessoa já conhece e nutre um certo interesse pelo seu armário de aço 2 portas, então o momento agora é de convencê-lo a consumir o produto e finalizar a sua compra.
Para isso, é necessário começar a produzir conteúdos, iscas digitais e trabalhar principalmente o seu relacionamento com ele, essa é uma etapa que está presente praticamente em todo meio e fundo de funil, sendo um dos pilares mais longos do marketing digital.
Aqui você deve começar nutrindo esses leads, mostrando sobre a sua empresa, seu produto, suas qualidades, mantendo um contato constante com uma certa frequência, depois de conhecer melhor, é hora de ser mais direto, fazer ofertas e convencê-lo a comprar da sua marca.
Serão utilizados diferentes canais de comunicação e formas diferentes de alcançar cada pessoa, seu intuito é converter, então seja cauteloso, vá com calma e administre essa relação entre sua marca e seus futuros consumidores, para que no final, eles finalmente possam se tornar seus clientes.
Fidelizar
O quarto e último pilar é o da fidelização, após efetuar uma compra e transformar um usuário em cliente, é o momento de fidelizá-lo. Muitas empresas acham que, após a conversão, a jornada do consumidor chegou ao fim, quando na verdade ainda temos mais uma etapa crucial para ter sucesso.
Conquistar um novo cliente custa cerca de 7 vezes mais do que manter um atual, então a fidelização pode trazer resultados muito mais positivos e concretos do que simplesmente recomeçar todo o ciclo, concorda?
Então aqui você vai manter um contato constante com seu consumidor, enviando e-mails, produzindo conteúdos específicos, e até fazendo o envio de ofertas personalizadas de acordo com o seu perfil.
Foque principalmente em fornecer uma experiência premium, e faça com que a compra da sua cantoneira de alumínio seja algo prazeroso para aquele usuário, quanto mais consumidores conseguir fidelizar, mais as suas estratégias rodarão no automático e os seus resultados tendem a crescer exponencialmente.
O que achou do texto de hoje? Já conhecia os pilares do marketing digital? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.