Como saber em qual parte do funil de vendas está o seu cliente?

Como saber em qual parte do funil de vendas está o seu cliente?

Pense no caminho que o cliente percorre até fechar uma compra. Isso é chamado de funil de vendas e essas etapas, geralmente, são conhecidas como topo, meio e fundo do funil, mas também podem variar, dependendo do modelo e da empresa, ou seja, é importante sair de trás de sua mesa rustica de madeira e olhar todos os detalhes com atenção.

Qualquer gestor de empresas já perdeu uma venda e ficou frustrado. Infelizmente, é algo que ocorre com todos, principalmente com aqueles que não sabem em qual parte do funil a pessoa interessada está. Para que isso não ocorra, continue com a gente.

A ajuda certa para o funil de vendas

Tais episódios acontecem com menos frequência quando você tem a ajuda certa neste gerenciamento. Portanto, imagine uma marca de imã de ferrite que, primeiramente, tem muitos blocos soltos, compromissos perdidos e acompanhamentos esquecidos. Ela não irá vender bem e nem se atentar aos clientes.

Mas e se a mesma fizer uma reviravolta, trazer profissionais capacitados ou um software de automação de vendas e marketing para que não ocorram mais ‘acidentes em vendas’ ao longo do tempo? Será algo valioso.

Saber as etapas do funil de vendas o ajudará a entender onde o cliente está

Desde o momento em que os possíveis interessados ouvem sobre seu produto ou serviço até o momento da compra, eles passam por diferentes estágios do seu funil de vendas. Essa jornada pode se modificar, mas no final, eles a avaliam com base em seu nível de desejo.

Primeiramente, irão se atentar ao problema que querem resolver. em seguida, farão pesquisas que confirmarão que aquele preço é o melhor. Em geral, existem quatro etapas principais:

  • Conscientização: Se o seu cliente ainda está tomando conhecimento de seu produto ou serviço e buscam saber mais a respeito da marca em comerciais de tv, redes sociais ou no boca a boca, está se conscientizando daquilo que está sendo proposto.  ao gostarem do que viram, certamente pularão para a etapa seguinte;
  • Interesse: Imagine que você seja o gestor de uma empresa de mesa inox industrial. Quando o possível comprador sente um interesse maior na aquisição do material, certamente já se encaminharam para a segunda parte do funil;
  • Decisão: Armados com informações sobre sua empresa, os clientes em potencial se aprofundarão em suas opções de preços, embalagens e etc. Landing Pages, webinars e ligações para maiores esclarecimentos são úteis nesta fase, pois ajudam a influenciar a compra;
  • Ação: aqui, o gestor precisará ser tão milimétrico quanto uma máquina de usinagem de precisão. Todo o seu trabalho se resume a este estágio: se a pessoa faz uma compra ou não. Se não o fizeram, o negócio não está perdido para sempre. Você pode criar campanhas de nutrição, porém, pense no caso de conquistar a confiança e atenção e fazer com que a compra seja fechada. Isso economizaria tempo e outros gastos.

Encontre as brechas nos estágios do seu funil de vendas

Agora que aprendeu sobre como construir um funil de vendas, começamos a entender porque ele é importante. Mesmo perspectivas muito boas podem vazar ao longo do caminho se não forem nutridas com cuidado. 

A melhor maneira de evitar isso é ter uma ideia clara das etapas do seu processo de vendas e ajudar a fazer essas etapas acontecerem.Como dizemos logo no início, existem várias marcas que não se atentam a isso que perdem lucros consideráveis.

Prospecção e marketing são todas as coisas que você faz para levar as pessoas ao primeiro estágio do seu funil de vendas. Observe que são divididos em duas ou mais etapas sempre que possível. 

Uma demonstração pode ser chamada de estágio único, mas, na vida real, envolve muitas coisas: entrar em contato com o cliente, enviar lembretes, fazer a demonstração e depois acompanhar. Seja qual for a aparência dos estágios do seu funil de vendas, o suporte necessário para gerenciá-los será o mesmo.

Mesmo que pareça complexo no início, o funil de venda se torna mais natural com a passagem do tempo e o acúmulo de experiência.

Gostou do conteúdo sobre como saber em qual parte do funil seu cliente está? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.