Como aplicar marketing digital para o setor hoteleiro

Como aplicar marketing digital para o setor hoteleiro

O Marketing Digital Hoteleiro é um conjunto de estratégias e ferramentas de marketing digital desenvolvidas para ajudar hotéis, pousadas e motéis a aumentar as vendas, seu relacionamento com o mercado e seus resultados.

Muito se fala sobre marketing digital hoje em dia. Existem vários "experts", artigos e cursos nesta área. E ter uma estratégia de marketing digital é fundamental e decisivo para determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio.

Se você é estudante ou profissional do mercado hoteleiro e quer conhecer diferentes estratégias e ferramentas de marketing digital para aumentar as vendas de diárias e outros serviços para hotéis e pousadas, continue lendo.

Marketing digital para o setor hoteleiro

De acordo com os dados do sócio-gerente da Mapie, aproximadamente 100% dos viajantes acessam primeiro a internet quando planejam viajar, mesmo que a compra seja feita offline. Para reforçar ainda mais o quadro, o Grupo Expedia pesquisou os hábitos dos viajantes ao redor do mundo.

Para os brasileiros, as ferramentas de pesquisa online (como o Google) e os buscadores de hotéis (como Expedia, Decolar.com, Booking.com) são as maneiras preferidas para encontrar um hotel.

Os números e dados são suficientes para convencer até o profissional de hospitalidade mais cético de que a presença online é fundamental para ter sucesso e sobreviver no mercado. Ao escolher as estratégias e ferramentas certas para o seu negócio, o seu hotel pode não só “sobreviver” como também aumentar os seus resultados!

Rede social

Enquanto você pensa em uma postagem "muito legal" de um hotel no Instagram e sonha em receber muitos "likes", o nosso objetivo é pensar estrategicamente no uso das redes sociais.

Vamos falar primeiro sobre a parte orgânica, abordaremos a publicidade nas redes sociais mais adiante neste post.

O primeiro erro é querer entrar em todas as redes sociais de uma vez só, ou entrar em toda e qualquer nova rede que aparecer no mercado. Escolha quais redes sociais são relevantes para o seu negócio e, mais importante, quais você pode seguir e gerar conteúdo relevante e de alta qualidade regularmente.

7 dicas para seu hotel ou pousada nas redes sociais:

  1. Selecione as redes sociais utilizadas pelo público-alvo;
  2. Comece com 1 ou 2 e use outros se achar relevante;
  3. Atualmente, o Instagram é o “queridinho” dos hotéis e viajantes. Esta é uma boa escolha;
  4. O Tik Tok merece atenção especial devido ao forte crescimento no Brasil;
  5. Defina sua estratégia de uso (linguagem, método, ciclo). Lembre-se de ser consistente com seu posicionamento de mercado;
  6. Desenvolver pós-plano/calendário;
  7. Mensure os resultados - veja que tipo de post, hora do dia e outras variáveis ​​dão mais resultado;

Anúncios na internet – Anúncios no Google e Redes Sociais

Uma das formas de se investir em anúncios na internet é através dos links patrocinados.

Links patrocinados são formatos de anúncios de marketing digital que tem, na grande maioria, o objetivo final de gerar tráfego para alguma página específica.

Essa é uma estratégia de marketing digital para hotelaria que seu hotel, pousada ou hostel não pode ficar de fora. Os mais comuns são os anúncios em buscadores como o Google e também anúncios em redes sociais como Facebook e Instagram. Se seu orçamento não for alto, você pode fazer anúncios mesmo assim. Nesse caso, aposte bastante numa segmentação bem apurada. 

E não esqueça, nada de deixar o “sobrinho” ou “filho do seu amigo” para cuidar dos anúncios do seu negócio. Invista em agências especializadas, como a Formigueiro Criativo.

Uma das formas de investir em publicidade na internet é por meio de links patrocinados. Os links patrocinados são um formato de anúncio de marketing digital onde, na maioria dos casos, o objetivo final é gerar tráfego para uma página específica. Os mais comuns são anúncios em buscadores como Google, e em redes sociais como Facebook e Instagram.

Aqui estão as estratégias de marketing digital da indústria hoteleira que seu hotel, pousada ou hostel não pode perder:

  • Se seu orçamento for modesto, você ainda poderá exibir seu anúncio. Nesse caso, invista bastante em uma segmentação precisa.
  • Tente pesquisar as melhores técnicas e estratégias para links patrocinados de hotéis e pousadas ou procure a ajuda de um especialista.

 

SEO

SEO é um acrônimo para a palavra em inglês Search Engine Optimization.

Em outras palavras, SEO é uma estratégia de marketing digital que usa técnicas para otimizar seu site para que ele seja encontrado e classificado nos mecanismos de busca da Internet, como o Google.

Lembre-se, geralmente, ao pesquisar no Google, a primeira posição é ocupada pelos links patrocinados (anúncios), conforme mencionado anteriormente. Depois de um tempo, os resultados orgânicos, aqueles links que o Google considera mais relevantes para uma determinada pesquisa, serão exibidos.

A otimização para mecanismos de busca busca exatamente isso, fazendo com que o site do seu hotel ou pousada apareça no Google quando alguém fizer uma busca por palavras-chave relacionadas à sua acomodação.

Deve-se notar que o Google considera muitos critérios para classificar um site para uma determinada palavra-chave.

  • Palavras-chave no título da página; 
  •  Palavras-chave na URL da página; 
  •  URLs amigáveis; 
  •  Textos escaneáveis; 
  •  Palavras-chave e sinônimos em todo o conteúdo; velocidade de carregamento de página 
  •  Conteúdo relevante (Escreva o conteúdo da página pensando nos seus leitores, não no Google); 

Youtube

Em primeiro lugar, devemos lembrar que o Youtube é o segundo mecanismo de busca na Internet depois do Google e o Youtube também é propriedade do Google. 

 Quais são os tipos de mídia do YouTube? Vídeo! 

Isso é o suficiente para seu hotel ou hotel explorar ainda mais a produção de vídeos. Mas não para por aí.  Agora não falta conteúdo na internet, qualquer tipo de vídeo não basta, tem que produzir conteúdo diferenciado e bom para compartilhar. 

Isso significa conteúdo criativo, dinâmico e relevante.  

Como resultado, o número de usuários da Internet que consomem conteúdo de vídeo está aumentando. De acordo com o State of Video Marketing, quase 95% das pessoas assistem a vídeos para saber mais sobre um determinado serviço ou produto, e 68% desses usuários são convencidos a fazer uma compra depois de assistir a um vídeo. 

Estes são apenas alguns fatos sobre o uso de vídeo. Em outras palavras, há muitas razões. É por isso que a produção de vídeos faz parte de uma boa estratégia de marketing digital para hotéis. 

Algumas dicas sobre como começar a fazer vídeos de hotéis e pousadas. 

  1.  A duração e o formato do vídeo dependerão da plataforma e do uso; 
  2.  A qualidade da imagem e do som é importante; 
  3.  Uso de vídeo (produzido com celulares) em redes sociais para mostrar atrações, infraestrutura hoteleira e serviços da região; 

Analytics (análise de dados) 

Talvez esta palavra seja um pouco assustadora, soa muito profissional. Mas esse não é o caso, como você descobrirá em breve. 

Acontece que uma das principais vantagens do marketing digital sobre “marketing tradicional” é  a medição precisa e a capacidade de medir resultados de forma mais decisiva. 

Como você sabe, "Se você não pode medir, não pode gerenciar". 

Por exemplo, até agora discutimos diferentes estratégias e técnicas de marketing digital, mas todas requerem medição e ajuste de seus resultados. Mas essas medições e ajustes devem ser feitos no final de cada movimento.

Digamos que você seja um gerente de hotel e crie uma campanha publicitária no Google para a palavra-chave "hotéis no Rio de Janeiro". Depois de alguns dias você vai medir os resultados de sua campanha, verá que não há muitos cliques, as taxas de conversão e CTR são muito baixas, afinal você está competindo com grandes organizações como Booking, Decolar, etc. 

Com essa capacidade de medir os resultados durante a campanha e não no final, você pode fazer ajustes como aumentar seu orçamento, escolher palavras-chave com menos concorrência ou até mesmo alterar o título do anúncio. 

Da mesma forma, você deve analisar os resultados de seu desempenho de mídia social, seus vídeos e os resultados de suas otimizações de mecanismo de pesquisa. 

Quando se trata de analisar dados no setor hoteleiro, temos que falar de uma ferramenta especial, o Google Analytics.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta para capturar e analisar dados de sites e aplicativos. 

Possui uma versão gratuita e é indiscutivelmente a ferramenta de análise de sites mais usada e popular que existe. Com ele, você pode saber a origem do tráfego do seu site, por exemplo: a região (país, estado, cidade), quais os canais que mais trafegam para o seu site (links orgânicos, links patrocinados, e-mail, sites afiliados, redes sociais etc.), o número de visitas ao seu site, tempo gasto nas páginas, páginas mais visitadas, conversões e muito mais. 

Nota importante: Google Analytics fornece uma grande quantidade de dados e informações. O que parece bom também pode ser uma armadilha. 

Com tantas opções de filtragem, muitas vezes você acaba ignorando as métricas mais relevantes. Então comece filtrando as informações mais importantes sobre o seu hotel ou pousada, como número de visitas, origem geográfica e quais os canais que mais trafegam, por exemplo. 

Para a primeira análise, pode-se buscar ajuda de especialistas.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é a ferramenta gratuita do Google para empresas locais. Quando você  pesquisa no Google um tipo específico de empresa local, como um restaurante, alguns dos resultados exibidos são do Google Meu Negócio.  Além disso, o GMN permite que você se comunique com os clientes usando a Pesquisa do Google e o Google Maps gratuitamente. 

Mas não para por aí. Quando pesquisamos no Google um tipo de acomodação, parte da busca vem da ferramenta Google Hotels. A maioria das informações de acomodação exibidas no Google Hotels vem do Google Meu Negócio. 

Inbound Marketing hoteleiro

O inbound marketing é uma estratégia de marketing atraente pela qual os consumidores são atraídos para uma empresa ou negócio. 

No caso da hotelaria, trata-se justamente de utilizar estratégias para que o viajante encontre seu hotel, hotel ou pousada quando precisar de hospedagem ou outros serviços prestados pela empresa. Para que  essa atração aconteça, nada melhor que um conteúdo de qualidade. Então, muitas vezes há essa confusão de pensar que é a mesma coisa. 

Por exemplo, o que os viajantes fazem ao planejar uma viagem? Muitas vezes, eles fazem suas pesquisas na Internet. 

Depois de decidir o destino, eles pesquisam onde ficar, onde comer, quais viagens fazer e outras informações importantes para aprimorar ainda mais a experiência de viagem. 

Pense no que é importante para os viajantes que escolhem seu destino e crie conteúdo sobre esses tópicos (as dores e necessidades do seu público-alvo). Este conteúdo pode ser em forma de mensagem, vídeo, áudio ou artigo.

Lembre-se sempre de usar técnicas de SEO para classificar artigos no Google e vídeos no YouTube.

Público-alvo

Defina e documente o público-alvo do seu provedor de hospedagem. É fundamental saber quem irá desenvolver e dirigir todas as estratégias e comunicações. 

Todo conteúdo, independentemente da plataforma ou formato, deve ser adaptado às pessoas, suas dores, aspirações e expectativas.

Posicionamento de mercado

Explica claramente qual o seu posicionamento. Afinal, que impressão você deseja que seu público-alvo tenha de seu hotel, pousada ou hospedagem? O maior erro é tentar agradar a todos. Portanto, coloque sua marca no mercado.

Vantagens competitivas

Vantagem competitiva é a característica que distingue um hotel de seus concorrentes. São os diferenciais que o meio de hospedagem tem em relação aos outros da região. Essas vantagens competitivas devem ser exploradas em todo o processo de comunicação e vendas. 

Se você sente que não consegue consegue gerenciar essas mídias pagas, contrate um profissional da área e integre ao seu time ou opte por uma agência, nós da Formigueiro Criativo podemos te ajudar nessa missão.