como um blog pode ajudar uma empresa

Entenda como um blog pode ajudar uma empresa

 

O blog é um dos canais mais utilizados pelas empresas hoje em dia. A explicação para isso está na necessidade de veiculação de conteúdos de valor.

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital. Por meio dele, uma marca aborda assuntos do interesse do público-alvo de maneira completa, de modo a atrair mais pessoas para o negócio.

Esses materiais podem ser publicados no site ou enviados por e-mail, mas o blog possui uma estrutura mais adequada para essa estratégia.

O site reúne outros tipos de publicações e funciona como plataforma de vendas. Mas é no blog que a empresa pode oferecer materiais completos sobre todos os assuntos que envolvem seu mercado e que correspondam ao interesse da persona.

As pessoas também podem criar um blog particular para falar sobre os mais diversos assuntos. Inclusive, atualmente, muitas pessoas (conhecidas como blogueiros) ganham dinheiro com esse canal, falando sobre temas variados, como moda, turismo, cinema, etc.

Se você tem um negócio e quer investir em marketing de conteúdo ou está pensando em criar seu próprio blog, este artigo é para você. Vamos explicar o que é, como desenvolver e listar suas vantagens. Acompanhe!

Afinal, o que é um blog?

O blog é um tipo de site, porém, com uma estrutura diferenciada de um site convencional. Ele pode funcionar como um endereço particular, afinal, inicialmente, ele foi desenvolvido com o intuito de funcionar como um diário pessoal.

Além disso, ele é atualizado constantemente com conteúdos, e também pode atender aos interesses das organizações, com materiais que abordam assuntos de determinado nicho, de modo a impactar o público-alvo dessas companhias.

É o caso das estratégias de marketing de conteúdo que mencionamos anteriormente, em que, por exemplo, uma empresa de instalacao eletrica de alta tensao elabora pautas que esclareçam as pessoas interessadas em seus serviços.

Agora que você já sabe o que é um blog, no próximo tópico, vamos mostrar como você pode desenvolver essa ferramenta.

Como desenvolver uma página para seu negócio

A criação de um blog para uma empresa envolve alguns aspectos importantes. É muito fácil escolher uma plataforma e seguir o passo a passo para inscrição.

Existem várias opções, e uma das mais usadas é o WordPress ou Blogger. Inclusive, ele serve de suporte para muitos sites institucionais e até de pessoas influentes, como celebridades.

Mas, antes de fazer isso, primeiro é interessante escolher o segmento do seu blog. Se tratando de uma empresa, fica mais fácil fazer isso, mas se for um blog pessoal, as possibilidades são muitas. Você pode falar sobre assuntos, como:

  • Viagens e gastronomia;
  • Maquiagem;
  • Cinema;
  • Moda;
  • Literatura;
  • Automóveis;
  • Tecnologia;
  • Decoração.

Essas são apenas algumas das alternativas de segmentos para quem está criando um blog. Uma gráfica de banner com foto não tem dúvidas sobre o que vai falar, mas se este não é o seu caso, tire um tempo para pensar.

Feito isso, agora sim você pode escolher uma plataforma para hospedar o seu blog. Lembre-se de que a função dele é reunir conteúdos, por isso, é interessante usar um sistema de gerenciamento de conteúdo.

Assim, você pode configurar as páginas sem precisar de conhecimentos específicos em programação. A criação e publicação dos materiais são simples e você só vai precisar se concentrar em escrever conteúdos informativos e relevantes.

Além disso, essas ferramentas permitem que você adicione recursos de maneira muito mais fácil, por meio de plugins. Elas são ótimas para selecionar um design criativo, que cative a atenção do visitante.

Depois de escolher a plataforma, é hora de pensar em uma boa hospedagem, mas para isso, você precisa considerar alguns aspectos.

Por exemplo, qual intensidade de tráfego você espera ter? Veja se a instalação e configuração são rápidas, se você poderá contar com suporte, os recursos que precisa para um blog de sucesso e, claro, os custos envolvidos.

Tanto uma empresa de Locação de andaime quanto um usuário pessoal precisam procurar uma hospedagem com calma, para que ela suporte a quantidade de profissionais.

Depois de pensar na estrutura do blog, chegou o momento de criar a sua primeira postagem. No caso de uma empresa, o ideal é planejar essas publicações, e uma das melhores formas de fazer isso é por meio de um calendário editorial.

Além disso, é recomendável usar um sistema de gerenciamento de conteúdo que ajude a criar as postagens sem muito esforço. Assim, é possível lançar uma boa quantidade de artigos, mantendo a qualidade deles.

Geralmente, blogs novos demoram um tempo para atrair visitantes, por isso, é importante que, ao criar os seus conteúdos, você invista nas práticas de SEO.

Search Engine Optimization é um conjunto de ações que têm o intuito de fazer com que suas páginas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa nos buscadores.

Ele envolve o uso de palavras-chave, que são os termos mais usados pelo seu público-alvo na hora de pesquisar alguma coisa relacionada aos assuntos publicados.

Por exemplo, uma empresa de automação pode usar a palavra-chave “automacao de maquina” ao longo de conteúdos relacionados a esse assunto.

Outra estratégia fundamental de SEO é ter um blog com design responsivo. A maior das plataformas de hoje já usa esse tipo de layout, mas é sempre bom confirmar.

O design responsivo é importante porque ele permite que o seu blog seja acessado tanto pelo celular quanto por outros tipos de dispositivos, como tablets, notebooks e desktops.

As pessoas, atualmente, acessam a internet quase que em tempo integral por meio de seus dispositivos móveis, como o smartphone. Se você quer garantir um tráfego intenso para o seu blog, então ele precisa ser responsivo.

Por fim, preze pela qualidade de tudo o que você publica. Uma das premissas do Google é garantir a melhor experiência para os usuários, e um de seus critérios é a qualidade de tudo o que é publicado na internet.

Para garantir a riqueza de seus materiais, uma empresa de conserto cambio dualogic estuda o seu público-alvo e procura esclarecer todas as dúvidas dessas pessoas a cada nova postagem.

Mesmo que seu blog seja pessoal, é interessante pesquisar e se aprofundar nos temas de seu segmento para oferecer um conteúdo completo para a audiência.

Vantagens de ter um blog

Ter um blog traz muitos benefícios para um profissional, uma pessoa e, principalmente, para uma empresa. Independentemente de qual seja o seu segmento, esse canal é a forma mais eficaz de se transformar em uma autoridade em determinado assunto.

As pessoas que vão consumir o seu conteúdo vão consultar o seu canal toda vez que tiverem uma dúvida sobre o assunto.

Um nutricionista pode criar uma postagem sobre dieta casal e, com isso, conquistar a confiança de pessoas que estão buscando informações sobre esse assunto. É uma chance a mais de atrair novos pacientes.

Para as empresas, desenvolver uma posição de autoridade em seu mercado ajuda a aumentar as vendas. Mas, veja bem: o foco do blog não é vender, mas elas acontecem como uma consequência da imagem positiva que a companhia cria.

Outra vantagem desse canal é que ele possibilita que você comece a criar relacionamentos com pessoas interessadas em seu segmento.

Logo, para as organizações, essa plataforma é o pontapé inicial para conquistar leads e incluí-los em sua jornada de compra. Interagir com os visitantes é uma forma de se comunicar com eles e se aproximar de sua rotina.

Uma empresa entrega encomendas pode incluir uma chamada ao final de suas publicações para que os visitantes preencham um formulário de contato.

Em troca, a companhia oferece outros materiais mais aprofundados, que vai usar os dados de contato desses visitantes para começar uma relação comercial promissora.

Para os blogueiros, é a chance de ganhar dinheiro fazendo aquilo que gosta. Muitos deles disponibilizam um espaço em suas páginas para que os anunciantes possam veicular suas campanhas.

No entanto, para chegar lá, você precisa de um tráfego considerável. Por fim, outra vantagem que não pode ser ignorada é que o blog é um canal de baixo custo.

Ele pertence às estratégias orgânicas de marketing digital, e dessa maneira, traz resultados muito positivos, sem que para isso a empresa, como uma escola de curso de automacao industrial completo, precise fazer altos investimentos.

Conclusão

O blog é uma ferramenta essencial para qualquer empresa, mas também pode se transformar em uma fonte de renda. Tudo vai depender da maneira como você conduzir esse canal.

Aqui, nós mostramos algumas dicas importantes para a sua criação e quais são as vantagens de investir nessa ferramenta.

Independentemente de qual seja o seu segmento, ter um blog é a melhor forma de provar que você é autoridade em um assunto e tem muito a oferecer para a sua audiência na internet. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.