O que é Benchmarking

O que é Benchmarking e qual sua importância para um negócio?

O benchmarking é uma estratégia que tem o intuito de analisar as melhores práticas usadas por empresas que pertencem a um mesmo setor.

O nome dessa prática se origina de “banchmark”, que em português pode ser traduzido como referência, e atua como uma ferramenta de gestão que aprimora os processos, produtos e serviços, além de gerar lucro e aumentar a produtividade.

A comparação é uma maneira de compreender o valor daquilo que estamos fazendo, portanto, podemos dizer que se trata de algo natural.

No que diz respeito à concorrência entre empresas, o benchmarking mostra como uma organização está se saindo em seu mercado, comparando-a com seus concorrentes.

Essa prática não é importante apenas para os grandes negócios, mas para organizações de qualquer tamanho e segmento.

Com base no feedback recebido em relação ao que funciona ou não, os gestores tomam boas decisões, melhoram os resultados e desenvolvem as empresas.

Se o seu objetivo é fazer com que o seu negócio seja uma referência no que faz o que é que ele melhore os rendimentos, aplicar o benchmarking é fundamental.

Neste artigo, vamos explicar o seu conceito, como colocá-lo em prática e quais são as suas vantagens. Acompanhe!

Entendendo o conceito de benchmarking

Como explicamos no início, a tradução de benchmarking é “ponto de referência”. Para as organizações, é um processo de pesquisa entre aquelas que fazem parte de um mesmo setor, para saber como os seus produtos, serviços e processos estão se desempenhando.

Para isso, é realizado um monitoramento do mercado, considerando a análise, interpretação, avaliação e mensuração das informações.

O objetivo é criar uma inteligência de mercado, entendendo o significado dos dados e de que maneira eles podem beneficiar a companhia.

Cada empresa, como fabricante de rede de proteção para janelas, vai identificar os fatores que podem impactar a sua performance, e depois definir as métricas para os seus KPIs (Key Performance Indicators).

Eles servirão como a referência que deve ser usada pela equipe de marketing, com a intenção de desenvolver iniciativas que melhorem a posição da empresa e aumentem a participação dela no mercado.

Existem diferentes tipos de benchmarking, e entender cada um deles ajuda a empresa de uma forma, e dentre os mais comuns estão:

  • De cooperação;
  • Interno;
  • Funcional;
  • Genérico;
  • Competitivo.

O benchmarking de cooperação acontece quando duas empresas estabelecem uma parceria para trocar experiências.

Por exemplo, se uma delas tem um ótimo desempenho no atendimento e a outra com vendas, ambas fazem um levantamento de casos e estratégias, para que possam crescer juntas.

O tipo interno, por sua vez, analisa todos os setores da organização, comparando áreas de desenvolvimento e atendimento, para saber quais são os seus níveis de produtividade, dentre outros resultados.

Já no benchmarking funcional existe uma busca por etapas que podem ser utilizadas em qualquer tipo de empresa, mesmo que elas não sejam semelhantes ou não atuem no mesmo setor.

Um exemplo disso é a gestão financeira, que precisa ser trabalhada da melhor maneira possível, em qualquer tipo de organização, desde uma escola de aula de música até uma empresa da indústria automotiva.

No caso do benchmarking genérico, ele é aplicado quando ocorrem processos semelhantes, inclusive aqueles que não disputam o mesmo mercado. Mesmo assim é uma comparação válida para encontrar pontos de melhoria.

Por fim, no modelo competitivo, o objetivo principal é usar os concorrentes como parâmetro. Com isso, é possível medir como o produto se posiciona em relação às empresas que disputam os clientes.

Como o benchmarking pode ser trabalhado?

Agora que você já sabe o que é benchmarking, neste tópico, vamos mostrar como ele pode ser executado.

Portanto, para trabalhar esse processo, um fabricante de papel de parede instalado deve investir nas seguintes práticas:

Estudar a própria empresa

É importante identificar os processos ou práticas que seu negócio precisa melhorar e contratar profissionais que possam elevar a qualidade dos setores.

O gestor deve definir uma pessoa ou equipe que pode fazer uma correta interpretação dos dados. É necessário que o profissional (ou profissionais) tenha um perfil analítico e conheça cada processo.

Ademais, acompanhe o desenvolvimento da equipe, no que diz respeito ao entrosamento e se os colaboradores sabem quais metas devem ser atingidas.

Entre as opções que podem ser trabalhadas temos o pós-venda, marketing digital, logística, gestão de pessoas, design, prazo de entrega, tecnologia, entre outras.

Fazer pesquisas com os clientes

Uma empresa de protocolo de qualificação de instalação pode fazer perguntas para os seus clientes, uma vez que os feedbacks sinceros desses indivíduos ajudam a decidir novos rumos.

Lembre-se de que quem está fora do processo consegue ter uma visão mais exata do que aqueles que estão diretamente envolvidos.

Pergunte às pessoas o que elas acham que poderia melhorar ou solicite que elas identifiquem os pontos negativos que precisam de melhorias.

Priorizar os processos mais essenciais

Se o gestor e a equipe já conhecem as necessidades da companhia, podem focar nas informações que não possuem e que precisam ser coletadas com mais urgência.

No que diz respeito ao marketing digital, por exemplo, pode-se analisar o engajamento por meio de plataformas como as redes sociais, saber como está o sucesso das campanhas, a qualidade do material, além da experiência dos usuários no site.

Uma companhia de locação de iluminação também pode analisar as palavras-chave utilizadas, autoridade da marca, sua presença nas redes sociais, páginas indexadas nos motores de busca, velocidade do carregamento, dentre outras possibilidades.

Independentemente do que você estiver analisando, o objetivo deve ser sempre igualar ou superar os resultados dos concorrentes.

Analisar uma empresa de cada vez

Dependendo da complexidade do trabalho o que você vai fazer, analise uma companhia por vez. Prefira as organizações que tenham semelhança com o seu negócio, no que diz respeito à estrutura, metas e objetivos.

Selecionar os concorrentes que quer monitorar

Essa escolha é particular e depende dos interesses e objetivos de cada corporação. O importante é selecionar de uma a três empresas que você considera mais importantes para o desenvolvimento do seu negócio.

Elas não precisam ser do mesmo mercado que o seu, e você pode implementar técnicas de outros setores para o seu, caso isso seja possível.

O que queremos dizer é que não existem regras em relação a isso, mas não é recomendável analisar mais do que três companhias, uma vez que isso pode prejudicar o foco, por conta da quantidade de informações.

Ao seguir esse passo a passo uma empresa de balão personalizado pode ter acesso à uma série de vantagens, que vamos mostrar no próximo tópico.

Vantagens dessa análise estratégica

Ao trabalhar essa estratégia, seu negócio terá acesso a uma série de vantagens, e dentre as que mais se destacam estão:

1 - Melhorar a qualidade do produto

Algumas vezes, vemos o gerente comprar os produtos de um de seus concorrentes para testá-los. Eles podem ser separados e estudados para saber o quanto esses produtos duram mais do que os demais no setor.

Por exemplo, no caso de um fabricante de máquina de café automática, ele pode analisar componentes semelhantes nos produtos de um concorrente e melhorar a sua própria linha.

2 - Obter crescimento nas vendas e lucros

Uma vez que você utiliza o benchmarking para melhorar suas operações, funções e produtos, consequentemente consegue aumentar as suas vendas e lucros.

Isso acontece porque os clientes vão perceber as melhorias e a empresa pode divulgar as alterações por meio de canais da web e nos pontos de venda.

O benchmarking também é uma forma de fazer com que as empresas se concentrem em seus recursos essenciais para criar vantagens estratégicas.

3 - Aumentar as oportunidades

Ao fazer uma comparação entre os pontos-chave com as metas do seu negócio, isso pode se tornar um incentivo para impulsionar a produtividade e investir em inovações necessárias para superar a média do mercado.

É um progresso que traz novos desafios, ao mesmo tempo em que conduz um plano de ação ao invés de simplesmente destacar as áreas problemáticas, realizando revisões rigorosas dos processos e métricas.

Conclusão

O benchmarking pode ser realizado por diversas empresas, desde um fabricante de embalagem para comida delivery a uma multinacional.

Portanto, independentemente de qual seja o seu mercado de atuação, o benchmarking é uma estratégia específica, que permite que o seu negócio se equipare e se una a outras organizações, em um melhoramento contínuo.

Prova disso é que muitas empresas estão criando parcerias para que seus produtos e serviços se complementam e ambas possam melhorar a experiência do usuário.

Por exemplo, um aplicativo de entrega pode fazer uma parceria com um pet shop, para oferecer aos clientes passeios com os cachorros.

O benchmarking vai expandir o potencial do seu negócio e mostrar todas as ações e estratégias que fazem mais sentido para ele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.