Aprenda a inserir as palavras-chave de forma sutil em sua estratégia de marketing de conteúdo

Atualmente, não adianta apenas escrever um artigo em seu site e deixá-lo para trás. Com toda a otimização referente ao Google, esses links necessitam de atualizações e alterações constantes e aqueles que conseguirem isso irão melhorar o alcance.

Isso vale para endereços eletrônicos que falem sobre notícias diárias, avental de chumbo ou qualquer outro tema. Adicionar palavras chave dará vida ao novo conteúdo. Na verdade, elas podem alterar-se com o passar do tempo, refletindo as mudanças de paradigmas e do próprio produto. Ficou curioso e deseja entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

Prática recomendada de palavras-chave para mecanismos de pesquisa

O caminho mais comum que o Internauta usa para pesquisa é o seguinte: acessa mecanismo de busca, verifica os links disponíveis e clica naquele que mais chamou atenção. 

Então, se for falar sobre algo como luvas de alta tensão, que tal sugerir ao Google o seguinte termo: “o que são luvas de alta tensão?”. Considere adicionar palavras-chave a essas visualizações de conteúdo nos seguintes tópicos:

  • Título: O título da sua página é o local mais importante para o posicionamento da palavra-chave. Até porque, é ali onde os mecanismos de pesquisa e os internautas prestarão mais atenção. São ‘apenas’ 100 caracteres para usar por aqui e o Google exibirá apenas os primeiros 65;
  • Meta Descrições: As meta descrições não são importantes para o ranking, mas fazem com que os leitores compreendam sobre o que o texto irá falar. Esses são os trechos que as pessoas veem quando seu link aparece e todos querem ter certeza de que essas descrições estejam concisamente escritas e contenham as palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo. Desta forma, podemos dizer que a meta descrição funciona como um imã de ferrite que atrai o público.

Como colocar palavras-chave em um artigo

Existem muitas áreas importantes para adicionar palavras-chave ao longo do texto do seu conteúdo e de forma sutil. Portanto, siga com a gente para descobrir alguns lugares para inseri-las:

  • Subtítulos: O H1 deve ser usado apenas no título principal. Isso é bom não apenas para resultados de pesquisa, mas geralmente para legibilidade. Tudo porque, desta forma, todos terão uma melhor noção do escopo de seu artigo. Além disso, considere usar palavras-chave de cauda longa. Elas contêm informações adicionais e são muito mais específicas. Sendo assim, prefira: “quais os melhores tipos de tubo flexível” do que apenas “tubo flexível”. A densidade de palavras-chave é um tópico debatido há tempos entre os profissionais de marketing focados em SEO, mas uma boa regra geral é ter uma palavra chave a cada 100 ou 200 palavras. Isso moldará uma forma sutil e natural que ela seja inserida;
  • Texto do link: As palavras que entram em um hiperlink são muito importantes para os rankings de SEO. É exatamente por isso que ter um link indicando “clique aqui” não é muito valioso. Em vez disso, certifique-se de que as palavras-chave mais relevantes estejam incluídas na frase com link;
  • Use as palavras chave em seus gráficos: Os gráficos podem melhorar o entendimento do leitor em relação ao texto. O Google, sabendo disso, inseriu um rastreamento nas imagens e gráficos para calcular a classificação de sua página. Embora possa ser fácil esquecer, use algum lembrete para tal mecânica;
  • Tag Alt: Foram criadas para fins de usabilidade, mas também podem ser benéficas para melhorar sua classificação. Em resumo, notamos que todas as partes de um texto precisam, necessariamente, da palavra chave e a tag alt é uma delas. Trabalhe com atenção e cuidado, pois muitas buscas são feitas e direcionadas para as imagens. Desta forma, um cliente pode encontrar seu site neste meio tempo;
  • Nome do arquivo: Novamente, essa é outra área em que precisa evitar o excesso de palavras chave. Apenas certifique-se de que a que você está usando corresponda à imagem real e faça disso o nome do arquivo. As pessoas verão esse nome de arquivo quando passarem o mouse sobre seu link. Não seja vago ou impreciso.

Ao inserir as palavras-chave neste modelo, conquistará novos adeptos e, consequentemente, maiores lucros para sua marca. Tire todas essas ideias do papel e coloque-as em prática a partir de agora. 

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.