Aprenda a fazer uma análise de resultados de tráfego orgânico

O tráfego orgânico é aquele gratuito, onde os visitantes acessam seu site apenas pesquisando por palavras-chave específicas. A melhor maneira de aumentar o tráfego orgânico é melhorando a otimização e atualizando-o regularmente. Ao mesmo tempo, faça esta análise por meio de ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console.

Atualmente, marcas de vários setores, como os de avental de chumbo ou moda, conseguem compreender o que está dando mais ou menos resultado por lá. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Gerar tráfego orgânico demanda tempo 

Para ver os resultados do tráfego orgânico, você precisa ter paciência e garantir que seu site apareça nos principais mecanismos de busca. Acertar em cheio uma palavra-chave não é tarefa simples, ainda mais nos dias de hoje. 

Você pode ir publicando conteúdo informativo e de alto valor, não se esquecendo de inserir dentro dele a meta descrição, a tag alt, links internos e externos e etc. Com as práticas corretas, provavelmente verá um aumento nos visitantes do site, leads e vendas. Isso é tão imprescindível quanto a realização do descarte de lixo eletrônico em locais adequados.

Como fazer uma análise de resultados de tráfego orgânico

Pelo Número de visitantes

A principal métrica para rastrear o tráfego é o número de visitantes. Ele pode dar uma ideia de quanto interesse existe em seu site e em seu conteúdo. Ou seja, se perceber que essa quantidade está muito baixa, pense em mudar a estratégia. 

Para aumentá-lo, você pode garantir a criação de conteúdo envolvente que terá uma classificação alta em vários mecanismos de pesquisa. Portanto, se avaliou que um texto sobre compressor de ar industrial rendeu mais que outros, foque nesta vertente cada vez mais.

Taxa de rejeição

O número de visitantes que saem sem olhar outras páginas compõem a taxa de rejeição. Na maioria dos casos, as pessoas saem de um e-commerce, por exemplo, porque não encontraram os produtos que procuravam.

Uma alta taxa de rejeição prejudicará a classificação do seu site, bem como, fará com que ele apareça mais baixo nos resultados. Acesse o Google Analytics e com apenas alguns cliques verá quais páginas têm a maior taxa de rejeição.

Depois de identificar as páginas, você pode aprimorar o conteúdo para envolver os visitantes e levá-los até uma landing page, por exemplo. Melhorar a segmentação do público para atrair novos visitantes interessados ​​em seus serviços e produtos, isso também pode ajudar a reduzir a taxa de rejeição.

Média de visualizações de página

Vamos imaginar que seja dono de uma marca de armário de aço 2 portas. Se acessar o Analytics e verificar a média de visualizações de página por sessão, além de quantas páginas um visitante navegou, terá uma boa ideia do desempenho do seu site.

Ou seja, ela será útil para avaliar a chamada experiência do usuário. Eles entram e ficam em apenas uma ou duas páginas antes de sair? Isso pode ser uma indicação de que há dificuldade na navegação ou ainda que o conteúdo contenha palavras complexas demais.

Por outro lado, se as pessoas interessadas seguem por outras sessões, mantenha-se focado nesta fórmula que vem usando (com textos simples, imagens e vídeos e links internos e externos). De qualquer forma, essa métrica pode fornecer informações valiosas sobre o desempenho do seu site.

Duração da Sessão

A duração da sessão é uma métrica que você pode usar para medir o tráfego de pesquisa orgânica. Ele tem a ver, como o próprio nome sugere, com o tempo que um visitante esteve ativo dentro de seu endereço eletrônico. 

Embora isso possa fornecer algumas informações sobre o engajamento, não é baseado em interações, portanto, é menos confiável que as outras. Se quiser ter uma ideia melhor do engajamento, verifique o tempo na página ou páginas por sessão. 

No entanto, a duração da sessão ainda pode ser útil para rastreamento, pois gera uma ideia do envolvimento em seu site e desta forma você conseguirá analisar quais páginas e menus devem ser otimizados para a melhor experiência do usuário.

Gostou do conteúdo que ensina como fazer uma análise de resultados de tráfego orgânico? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.