As estratégias de conteúdo são um tópico que tem sido muito falado na atualidade, principalmente com a ascensão do Inbound Marketing, área que tem como objetivo criar conexão com o público-alvo da marca de forma que eles a procurem de forma orgânica.
Sendo um vasto campo que vai muito além de postagens nas redes sociais, a produção de conteúdos pode ser utilizada por qualquer segmento, desde aqueles que realizam manutenção de prédios até clínicas médicas, por exemplo.
O seu intuito é não apenas preencher as mídias digitais dos empreendimentos, mas tornar a marca conhecida dentro do mercado, de maneira que ela seja referência no seu campo de atuação, além de se tornar mais próxima do seu público.
O que é estratégia de conteúdo?
Por muito tempo, as empresas e profissionais da comunicação pensaram que era apenas dever deles irem à procura dos seus possíveis clientes. Porém, com o passar do tempo e avanço tecnológico esse pensamento passou por uma grande mudança.
Com o desenvolvimento de um nicho chamado Inbound Marketing, os empresários perceberam que poderiam estimular o seu público-alvo a buscar pelos serviços e produtos da sua empresa, ação que pode ser colocada em prática por meio de diversas ferramentas.
E um dos meios utilizados pelo Inbound Marketing, que tem esse objetivo de aproximar e converter consumidores, é a produção de conteúdo, estratégia que trabalha o máximo possível com os canais de comunicação digital posicionando a marca de forma inteligente.
É como se uma escola estivesse tentando aumentar o número de inscrições para o curso de pizzaiolo básico que abriu. Para isso, os responsáveis pela comunicação do empreendimento podem pensar em diversas estratégias de comunicação para divulgação.
Entretanto, a difusão precisa ocorrer de forma humanizada, ou seja, tem que entregar algo de valor para os potenciais clientes, os fazendo se interessar pelo conteúdo e, com isso, procurar pela escola para ter mais informações sobre o curso recém lançado por eles.
Algumas ferramentas que podem ser utilizadas por eles são: postagem em blogs, e-mail marketing, vídeos no Youtube, e-book gratuito com alguns tópicos que serão abordados durante o curso e muitos outros que casem com a audiência do empreendimento.
O marketing de conteúdo tem que ser obrigatoriamente relevante, fugindo de materiais superficiais que deixem claro apenas a intenção de vender o produto, não agregando valor à pesquisa do futuro consumidor.
Ele tem que ser interessante, de fácil acesso e com uma linguagem acessível, mesmo que aborde temas mais complexos, como sonda nasoenteral fio guia, por exemplo.
Colocar em prática as estratégias de conteúdo é um trabalho contínuo, que vai dando resultados a médio e longo prazo, principalmente quando bem aplicado, mas que tem um grande impacto no posicionamento do empreendimento no mercado, atraindo clientes.
Qual a importância das estratégias de conteúdo
Tendo um grande poder no subconsciente do público-alvo, as estratégias de conteúdo são uma forma inteligente, natural e menos invasiva de atrair o público para o empreendimento, os convertendo em consumidores.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Marketing Charts com os clientes B2B, 52% dos entrevistados afirmaram que antes de comprar um produto, consomem o conteúdo do empreendimento.
Ou seja, os dados apontam a grande importância dessa ferramenta de atração que pode ser colocada em prática para B2C, quando o intuito é vender para o consumidor final, ou B2B, na qual a empresa vende para outra.
Nesse segundo caso, muitas vezes a produção de conteúdo ocorre por meio de conteúdos mais complexos. Por exemplo, uma empresa de perícia trabalhista que deseja vender os seus serviços para outros empreendimentos pode produzir infográficos e pesquisas.
Qualquer conteúdo é válido dentro do Inbound Marketing, desde que seja de fato um bom material para ser atrativo.
As vantagens das estratégias de conteúdo
Repleta de benefícios para os empreendimentos que passam a colocá-las em prática, as estratégias de conteúdo promovem uma verdadeira transformação do negócio dentro do mercado, principalmente o digital. As principais vantagens dessa ferramenta são:
- Maior brand awareness;
- Gera leads;
- Gera vendas;
- Reduz o CAC.
Os quatros benefícios acima são o que levam as empresas a começarem a colocar em prática a produção de conteúdo para o meio digital.
1. Maior brand awareness
Quando se fala sobre reconhecimento e construção da autoridade da marca dentro do mercado está se falando sobre band awareness, termo em inglês que, quando traduzido significa reconhecimento de marca, situação promovida pela estratégia de conteúdo.
Ter diversos materiais disponíveis nas mídias digitais, seja nas redes sociais, blogs, e-mail marketing e plataformas de anúncio faz com que o potencial consumidor saiba mais sobre o empreendimento, guardando o seu nome na mente para quando precisar.
É como se uma empresa de limpeza colchão mofo criasse diversos conteúdos sobre limpeza, dicas de como lidar com o mofo, como prevenir as crises alérgica e outros temas de interesse que façam o cliente sempre estar consumindo a sua marca.
2. Gera leads
Como o público sempre estará em contato com a marca por meio dos seus conteúdos, ela pode captar informações sobre eles por meio de formulários ou landing pages que oferecem algo em troca, tendo em mãos o contato direto com esses potenciais clientes.
Ter leads é muito importante porque torna mais fácil o processo de conversão do público em clientes da marca, agilizando o funil de vendas para a empresa.
Por isso, muitos negócios, como conserto de portão de alumínio, por exemplo, criam formulários pedindo o e-mail do usuário para que ele possa ter acesso a algum material, como um e-book.
3. Gera vendas
E se há leads, há grandes chances de realizar vendas. Isso porque esses consumidores estão mais propensos a comprarem o produto e quando a empresa consegue os dados de contato desses clientes, elas podem executar o processo de conversão.
A venda é o maior objetivo do marketing de conteúdo, apesar dos seus primeiros passos serem a atração. Assim, uma loja de conserto motor de piscina, por exemplo, pode apostar nessa ferramenta para aumentar o seu faturamento.
4. Reduz o CAC
Por fim, as estratégias promovem um outro grande benefício, a redução do CAC, que é a redução do custo de aquisição dos clientes. Ou seja, muitas vezes a empresa precisa utilizar outros meios de divulgação para adquirir clientes, precisando investir grande quantia.
Já com a estratégia de conteúdo esse cliente é conquistado por meio de ferramentas que são mais acessíveis e que não comprometem o orçamento do empreendimento.
Como aplicar a estratégia de conteúdo?
Há diversas formas de aplicar a estratégia de conteúdo dentro do plano de divulgação do negócio. Para saber quais são as melhores ferramentas, o primeiro passo é analisar o público que deverá ser atingido pelo material.
Essa análise de mercado leva em consideração a idade, gênero, sexo, meios mais utilizados para pesquisa e sites mais acessados.
Depois do estudo de persona, cabe ao empreendimento criar um calendário de publicação, de forma que tenha controle do que será feito e de que as plataformas digitais estarão em constante atualização, evitando ficar abandonada.
Esse calendário precisa ter as datas das postagens das redes sociais, blog, e-mail marketing, e-book e o que for mais necessário.
Depois, é hora de criar o conteúdo em si. Muitas empresas apostam em blogs, pois é uma forma orgânica de conseguir tráfego para o site e redes sociais; em imagens e vídeos para o Instagram, que é bastante utilizado atualmente; e vídeos para o Youtube.
Quando há dados dos potenciais clientes, essa lista se estende para o e-mail marketing, que é enviado para divulgar o conteúdo do blog, promoções e outras postagens.
Para deixar esses materiais em maior evidência, alguns empreendimentos também apostam no Google Ads, plataforma que faz anúncios nos sites diretamente para o nicho especificado pelo empreendimento.
Para finalizar, é essencial que a equipe responsável pela produção de conteúdo faça uso de ferramentas de mensuração, que irão indicar se o trabalho precisa de melhorias, se está dando certo e quais são os outros públicos cativados pelos conteúdos.
Algumas dessas métricas são: retorno sobre o investimento (ROI), custo por clique (CPC), taxa de clique (CTR) e número de leads.
Considerações finais
As estratégias de conteúdo são ferramentas extremamente ricas, que geram grandes benefícios para os empreendimentos que as colocam em prática.
Independentemente do nicho de atuação, se é voltado para papel de parede adulto ou não, esse campo do marketing tem grande poder dentro da internet, ajudando a atrair usuários e convertê-los em consumidores fiéis da marca.
Assim, é essencial que ele faça parte do plano de estratégia das empresas, pois promove um melhor posicionamento da mesma dentro do mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.