O ano de 2022 foi cheio de mudanças e de criação de novos horizontes para o marketing digital. Algumas estratégias aplicadas neste ano continuarão valendo para 2023, outras nem tanto. E ainda vem surgindo muita novidade por aí, impactando diretamente as estratégias de marketing de todos os setores. Por isso, é importante ficar atento às tendências de marketing digital para 2023.
É bom lembrar que antes de embarcar nas tendências, as estratégias de marketing digital precisam ter constância. Aplique aquilo que fizer sentido para a sua empresa e sempre meça os resultados. Assim é possível entender o que está funcionando e o que deve ser alterado. Nós temos em nosso blog um texto explicando como mensurar os resultados no marketing digital digital pra você conferir.
Veja neste texto o que pode ser implementado no seu planejamento de marketing digital para 2023.
1. Eduque sua audiência com webinars
Atualmente, o público se preocupa em consumir produtos de quem conhece e confia. Por outro lado, o consumo de vídeos online vem aumentando. Assim, os webinars podem ser uma ótima alternativa para educar a sua audiência e gerar credibilidade para a sua marca.
Os eventos híbridos e online ainda estarão em alta em 2023. Um ótimo meio de aplicar isso na sua estratégia de marketing digital é com a criação de webinars para educar o seu público sobre o seu produto. Neles você pode apresentar novos produtos e criar um vínculo com os sua audiência, tornando-os futuros clientes. Além disso, você gera conteúdos úteis para outras plataformas.
E os webinars não servem apenas como meio de divulgar os seus produtos! Eles também podem ser úteis para treinar e contratar mão de obra qualificada para a sua empresa, além de amplificar o seu networking e abrir espaço para novas parcerias.
Com a criação de webinars você também se destaca como um especialista em sua área e traz maior credibilidade para a sua empresa.
2. Automação e personalização
A automação por meio de chatbots vem com tudo em 2023, porém essa ferramenta deve ser utilizada com cuidado. Isso porque, ao mesmo tempo em que o consumidor está a procura de um atendimento mais ágil, ele também procura ter atenção específica para a sua necessidade.
Aqui é preciso se preocupar com uma comunicação rápida e simples. Por isso, um bom conhecimento sobre o seu público pode ajudá-lo na criação de chatbots mais eficientes, com uma jornada de compra que condiz com a necessidade do seu cliente.
Mas não é só nos chatbots que veremos a automação aplicada em 2023. Ela, na verdade, estará presente em toda a jornada de compra, ajudando a sua equipe de marketing e vendas a conduzir e selecionar melhor os seus leads.
A tecnologia está cada vez mais preparada para lidar com quem precisa implementar a inteligência artificial em sua empresa por meio de softwares e ferramentas específicas. Vale a pena investir!
3. Invista em uma equipe de vendas
Mesmo com a tecnologia avançada na área de automação, não é recomendável deixar a equipe de vendas de lado. A preparação de leads qualificados de nada adiantam se a sua empresa não possui uma equipe de vendas experiente.
Alinhe a sua equipe de vendas com o marketing, repassando toda a jornada de compras e a estratégia do funil de venda. Há diversas plataformas que fazem essa integração de maneira automatizada, mostrando todo o caminho que o cliente percorreu antes de chegar no setor de vendas. Isso ajudará a sua equipe e facilitará a conversão de leads.
4. Melhoria de SEO para pesquisa por voz
O SEO sempre foi uma ferramenta muito importante para o tráfego orgânico e agora ele estará em maior evidência. Isso graças à pesquisa por voz!
Os softwares de busca por voz estão cada vez mais presentes na rotina do seu público e a tendência é que isso aumente em 2023. A aquisição de assistentes virtuais, como a Alexa da Amazon, ou o uso desses assistentes através dos smartphones, como a Assistente Google e a Siri, vem aumentando e serão a nova realidade de muitos consumidores. Com esses dispositivos as pessoas criam listas de tarefas, recebem as notícias diárias e fazem compras online.
Ou seja, se você possui um SEO de qualidade e cria conteúdo relevante em seu site, terá vantagens quando o assunto é pesquisa por voz. E não são apenas os conteúdos em texto que entram nessa, os vídeos no Youtube também estão com entrada mais fácil nos mecanismos de busca. Para utilizá-los com mais eficácia, separe seu conteúdo em capítulos, não deixe de utilizar as tags e defina bem as palavras-chave relacionadas.
5. Terceirização do marketing digital
Já está claro que o marketing digital pode aumentar, e muito, as vendas da sua empresa. Porém, trabalhar com estratégias de marketing digital pode exigir uma equipe especializada que muitas empresas não podem bancar.
Assim, a melhor solução é investir em uma agência especializada em marketing digital. Como a Formigueiro Criativo, que é especialista em marketing digital e possui profissionais qualificados para elaborar estratégias que dialogam diretamente com o seu público.
Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços.